Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 125 :: Novembro/2008 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

UM BALANÇO DAS PREVISÕES PARA 2008

Dimitri: a fragilidade do Estado vem à tona no final de 2008

Dimitri Camiloto e Equipe de Constelar

Compare aqui o resumo das previsões de Carlos Hollanda no evento Presságios 2008, em dezembro de 2007, com os fatos que efetivamente aconteceram. A gravação integral em áudio e a apresentação em Flash desta palestra já podem ser acessados gratuitamente. Basta criar um nome de usuário e uma senha.

Palestra Dimitri Camiloto - Parte I - 8 de dezembro de 2007

Recapitulando previsões para 2007

Dimitri iniciou sua participação no Presságios 2008 recapitulando as previsões que fizera um ano antes, no evento Presságios 2007 (realizado em 8 de dezembro de 2006). Esquematicamente, teríamos o seguinte quadro:

PREVISTO EM 2006 (PARA 2007) SITUAÇÃO EM DEZEMBRO DE 2007
Piora da crise ambiental planetária Confirmado, pois 2007 já foi considerado o ano mais crítico em termos ambientais em todos os tempos. No caso do Rio de Janeiro, 2007 foi um ano muito seco.
Bom ano, em termos econômicos, para o Brasil Confirmado, especialmente pelo desempenho das exportações (commodities).
Aumento da violência no Brasil Confirmado, especialmente no Rio de Janeiro, com a "guerra do complexo do Alemão", envolvimento de jovens de classe média no crime organizado e o caso do menino João Hélio.
Petróleo em destaque Confirmado, com a elevação estratosférica do preço do petróleo.

Previsões para 2008: tônica geral

A questão ambiental vem-se afirmando como uma das grandes preocupações da Astrologia Mundana. É preciso separar o enfoque econômico do enfoque ambiental.

2007-2008 é o momento do finalzinho de um ciclo de crescimento, que só vai se alterar por volta do final de 2008.

No último trânsito de Plutão em Capricórnio houve a ascensão da Inglaterra, que superou a França como potência econômica. Agora, poderemos ter o fechamento de um ciclo do capitalismo, com os Estados Unidos sendo superados pela China. Plutão em Capricórnio é decisivo para os Estados Nacionais, para o sistema financeiro e para a geopolítica mundial. Além disso, planetas lentos, como Plutão, no início de signos cardinais, como Capricórnio, sempre promovem grandes mudanças, e imediatas.

O trígono Júpiter-Saturno, presente em boa parte de 2007 e 2008, é favorável e benéfico para a economia. Em 2007, com ambos os planetas em signos de Fogo, Júpiter esteve mais forte, mas em 2008, com ambos em signos de Terra, Saturno passa a ser mais forte, sinalizando um uso egoísta e não generoso dos recursos. Pelo lado bom, Saturno em Virgem ajuda a dar consciência sobre questões ambientais.

Palestra Dimitri Camiloto - Parte II - 8 de dezembro de 2007

Em abril e outubro de 2008 o posicionamento de Marte vai ser muito favorável. Em outubro e novembro temos um lado mais positivo da oposição Saturno-Urano, já que Marte em Escorpião estará formando aspectos fluentes com ambos (trígono a Urano e sextil a Saturno).

Em dezembro de 2008 haverá um clima mais dramático em termos políticos e sociais, já que Marte estará em Sagitário, em quadratura com Saturno e Urano: neste período, “a bruxa estará solta”.

Um ano depois (comentários de novembro/2008):

Dimitri acerta de forma inequívoca ao indicar que 2008 seria, em grande parte, um ano de fechamento de um ciclo favorável e benéfico para a economia. A crise surgiria apenas nos últimos meses do ano, com a oposição Saturno-Urano e o definitivo ingresso de Plutão em Capricórnio.

O Brasil em 2008

Dimitri CamilotoAspecto positivo Júpiter-Saturno ativando casas 7 e 11 do mapa da Independência: favorece as relações externas, com uma atuação madura, cautelosa e produtiva.

Saturno conjunto ao Sol do Brasil - Indica as limitações do próprio Estado. Em 1979, esta mesma conjunção colocou a nu a fragilidade do Estado (início do governo de João Figueiredo), levando-o a conceder a lei da Anistia. Em 1920 e também em 1979 o aspecto esteve relacionado a grandes greves de trabalhadores.

Com a oposição Saturno-Urano, especialmente a partir de setembro e outubro, as coisas começam a escapar de controle.

Urano chegando à casa 2 do Brasil favorece a economia, mas a oposição a Saturno fará com que se perceba de maneira mais crítica e mais aguda o desgaste dos recursos naturais.

Do ponto de vista econômico, Urano na casa 2 do Brasil e Netuno perto do Ascendente não são ruins. O país está num bom momento econômico, restando saber até que ponto esta melhora não está sendo predatória para o meio ambiente.

De 2007 a 2009 Saturno transita na 7 do Brasil, indicando cuidados nas relações internacionais.

Com a Oposição Saturno-Urano, a partir do final de 2008, todas as fraquezas do Estado Brasileiro estarão expostas (e o Congresso não fez as reformas que deveria).

O problema do Brasil (no final de 2007) é gastar muito e viver um fim de ciclo econômico.

O trânsito de Plutão sobre a conjunção Urano-Netuno em Capricórnio do mapa da Independência se acentua em 2009. Em 2008 temos apenas os primeiros sinais. O impacto do trânsito de Plutão dependerá muito de como o Brasil lidará com a oposição Saturno-Urano. Quando a fase de crescimento declinar, no final de 2008, nossos problemas parecerão bem mais sérios do que são agora.

Um ano depois (comentários de novembro/2008):

Ao afirmar que “as coisas (no Brasil) começam a escapar do controle a partir de setembro e outubro, Dimitri antecipa o impacto da crise econômica internacional sobre o país, cujos primeiros reflexos foram nas alterações bruscas do mercado de capitais e no câmbio. Aliás, a palestra alerta para as fraquezas do Estado, que se tornariam mais visíveis no final do ano, e para a necessidade de “cuidados nas relações internacionais”. Ao que tudo indica, a crise internacional não será para o Brasil apenas a “marolinha” anunciada por Lula.

Palestra Dimitri Camiloto - Parte III - 8 de dezembro de 2007

Estados Unidos

Como a economia americana é movida a consumo, esse padrão de consumo exagerado nunca vai mudar. Contudo, Plutão em Capricórnio vai fazer (a partir de 2009) oposição a todo o stellium em Câncer dos EUA, ocasionando problemas.

Júpiter mascara. Durante 2008 os EUA continuarão a lidar de forma displicente com seus problemas econômicos, que serão inevitáveis quando Plutão fizer oposição a Vênus, a partir de 2009. Há uma grande crise à vista para a próxima década.

Com Saturno transitando na casa 9 da Independência dos Estados Unidos, acentua-se a impopularidade no plano internacional, que terá de ser revertida pelo sucessor de Bush.

Um ano depois (comentários de novembro/2008):

Segundo Dimitri, o pior para os Estados Unidos ainda está por vir nos próximos anos, afirmação que também está presente na palestra de Fernando Fernandes.

Cabe observar que a afirmação de Dimitri de que o padrão consumista americano nunca vai mudar, apesar da crise, vem sendo reforçado pelos fatos. Com as primeiras evidências incontestáveis de recessão, em setembro-outubro de 2008, ambos os candidatos à presidência americana prometeram medidas cujo objetivo é exatamente preservar os elevados padrões de consumo do país.

China

A China vem passando pelo seu segundo retorno de Saturno. O primeiro retorno foi em 1978/79, quando começou o modelo híbrido de capitalismo com controle do Estado e o salto econômico. Foi quando começou também a política do filho único.

A China lida hoje com as conseqüências de dois problemas surgidos exatamente no retorno de Saturno de 1978-79: desequilíbrio populacional, com excesso de homens (conseqüência da política do filho único, que leva ao aborto dos fetos de sexo feminino) e excesso de poluição (conseqüência do crescimento econômico. Com Júpiter na casa 12 da China, há também incremento à pirataria.

O país continua crescendo nos próximos anos, mais do que deveria. Deve superar os Estados Unidos em emissão de CO2 já em 2008. Haverá tensões políticas por mais abertura, que serão tratadas com mão de ferro.

Irã

É um país cujo mapa mostra que não tem medo de dizer não. Mapa revolucionário, contestador, combativo (Lua em Áries, stellium em Aquário).

Plutão ativa Vênus-Netuno e está no Meio do Céu do país, indicando forte poder, se bem que com alguma imprevisibilidade.

Venezuela

Em 2007, com Plutão angular, a Venezuela teve problemas com diversos outros países, além de sofrer uma profunda divisão interna. Em 2008, com Saturno no Fundo do Céu, Chávez terá de dar atenção à questão interna, e não terá tanto tempo para criar arestas externas.

Muitos países da América Latina terão Urano transitando sobre Plutão radical nos próximos anos.

Os primeiros países a sofrer esse trânsito serão Colômbia, Venezuela e Argentina, ocasionando muita mudança. Na Venezuela, aspecto acontece a partir de setembro de 2008. É o momento do "dá ou desce" de Chávez, que pode começar a perder poder, se bem que o país continue bem do ponto de vista econômico.

Outros artigos da Equipe de Constelar e de Dimitri Camiloto.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Equipe de Constelar - Presságios 2008 | Constelar libera as gravações de 2008 e abre inscrições para Presságios 2009 |
Valeria Bustamante - Balanço das previsões para 2008 | O que Plutão tem a nos dizer sobre o aquecimento global |
Carlos Hollanda - Balanço das previsões para 2008 | A impotência de George W. Bush |
Dimitri Camiloto - Balanço das previsões para 2008 | A fragilidade do Estado vem à tona no final de 2008 |
Vanessa Tuleski - Simbolismo astrológico no cinema | I can't get no satisfaction |

Edições anteriores:

Daniel Nunes et alii - Plutão na compreensão da Morte | Introdução e Mitologia |
| Erisquigal e Plutão na Astrologia | O plutoniano e a tanatologia |
Raul V. Martinez - Compreendendo os nodos lunares | O Dragão que devora o Sol e a Lua |
Ana González - Prelo - Crítica de Livros | Segredos do Céu, de David Berlinski |


Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva