Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

POR QUE ACONTECEU EM NOVA IORQUE?
O mapa de Nova Iorque
em tempos de crise

Carlos Hollanda


Nova Iorque vive um momento de mudança de sua fisionomia urbana semelhante ao do Rio de Janeiro entre 1902/1906, quando grandes demolições abriram caminho para novas avenidas e levantaram ódios populares.

Os ciclos para Nova Iorque e as expectativas

Urano em trânsito envia uma quadratura à tripla conjunção de Sol, Vênus e Plutão em Touro e na casa 11, do mapa radical de Nova Iorque. Ao mesmo tempo, realiza uma oposição com sua localização radical no mesmo mapa, em Leão, a 22 graus, e na casa 2.

Os significados: Urano rege a tecnologia aeronáutica, além das tecnologias de vanguarda. Igualmente está associado a movimentos rebeldes desestruturadores. O atentado foi executado com o uso de aviões, veículos que têm analogia com o simbolismo do planeta. A quadratura indica tensões e conflitos, além de compensações, às vezes extremas, a impedimentos. A quadratura de Urano à referida tripla conjunção em Touro, signo do poder econômico, é marcante no que tange ao fato de o World Trade Center ser não só um símbolo do poder financeiro, mas ser um dos mais importantes ou "o" mais importante elemento da economia americana, junto com Wall Street. Essa desestruturação, ainda reforçada pela oposição de Urano a sua posição radical na casa 2, a casa dos recursos financeiros, ainda será sentida até o final de 2001, quando, então, terminarão os períodos de aspectos tensos deste planeta.

O horário de fundação da cidade e uma proposta de ajuste

Em função do evento, proponho uma revisão para o horário do mapa radical de Nova Iorque, de 08:52 para 09:10. Explicando: a Lua em progressão secundária, com o horário de 8:52, teria terminado uma quadratura com o Ascendente da cidade ainda em julho de 2001. No entanto, vemos claramente um evento típico de alteração da "aparência" da cidade. Ora, o Ascendente é a forma pela qual indivíduos e coletividades expõem a si mesmos. No caso de um indivíduo, a forma física, objetiva e os símbolos que tais formas representam: o vestuário, a barba, o formato dos dentes etc. No caso de uma cidade, as imagens que figuram em cartões postais e os símbolos da persona coletiva, isto é, o que a população da cidade entende que melhor reflete sua característica.

A quadratura da Lua progredida com o Ascendente é uma marca significativa de uma mudança crítica, muitas vezes, para um indivíduo, identificando problemas de saúde, dada a uma baixa vitalidade e a potenciais injúrias físicas. Quando se dá sobre o mapa de uma cidade, tendem a ocorrer reformas ou crises que impedem o tráfego, que alteram a paisagem urbana ou que mexam direta e duramente em questões habitacionais. Isso é ainda mais evidente num caso como a quadratura que afeta Nova Iorque, onde a Lua progredida passa pela casa 4, a casa das habitações e do núcleo de cidadania. Assim também ocorreu com o Rio de Janeiro em 1906, durante a chamada "Era das Demolições", quando o prefeito Pereira Passos promoveu tremendas alterações na vida dos habitantes e na paisagem urbana, com aterros e abertura de novas artérias. Daquelas alterações surgiram as favelas e diversos conflitos entre os capoeiras e as autoridades locais. Do mesmo modo, a Lua entrava na casa 4 do mapa do Rio de Janeiro. Apesar de não podermos comparar as mudanças ocorridas no Rio com um atentado terrorista, o sentido de alterações drásticas no ambiente é visível.

Os EUA também foram atingidos em sua identidade (O Ascendente de Nova Iorque em sua relação com a identidade americana) e em seu patriotismo (Lua passando pela casa 4 - patriotismo - e em quadratura com o Ascendente em Câncer - signo com analogias em relação à casa 4). Assim, um horário posterior às 9:00 horas (09:10), estaria de acordo com o período e com as circunstâncias lamentáveis que ora analisamos.

Se aceitarmos o horário das 9h10 para a fundação de Nova Iorque, a Lua progredida (planetas do círculo externo) estaria fazendo uma quadratura com o Ascendente e o Descendente da carta radical da cidade.

Arcos solares

Na técnica de progressão por Arco Solar, dois aspectos têm relação íntima com os eventos do dia 11:

1) A Lua progredindo pela casa 7 (inimigos declarados) está em Aquário (ar, aviões, ideologias) em quincunce (ajustes, perdas, símbolo de morte-renascimento) com Marte (hostilidades, guerra, violência, fogo, incêndio). Marte está na casa 12 e em Câncer. A casa 12 corresponde aos "inimigos secretos". Curiosamente até o presente momento (13/09) não se sabe quem são os responsáveis pelo atentado. Câncer refere-se ao ambiente familiar, ao patriotismo, aos círculos culturais fechados. Alguns analistas chegaram a aventar a hipótese de o atentado ter sido executado por terroristas americanos e não de outros países, o que estaria de acordo com o símbolo. Não se pode, contudo, determinar com precisão absoluta.

2) Saturno em Arco Solar faz quadratura com Mercúrio em Gêmeos. Curiosamente, o aspecto tenso atinge um símbolo que se refere a elementos duplos. As torres gêmeas do World Trade Center são, inclusive, semelhantes ao glifo do signo de Gêmeos.

Interno: carta de Nova Iorque retificada para 9h10; externo: arcos solares do mapa de Nova Iorque para 11.09.2001. Pelas suas conotações simbólicas, a quadratura Saturno-Mercúrio destaca-se como muito representativa do evento.

Leia também:
Mercúrio, mensageiro da morte
Um corvo no Ascendente da tragédia
O mapa do império americano
O drama visto no mapa em movimento
New York, New York... - Análise astrológica da Big Apple
As repercussões para o Brasil
Os dias de terror
Inferno em Nova Iorque


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.