Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 122 :: Agosto/2008 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

PREVISÕES PARA BRASIL E ESTADOS UNIDOS

2010, uma crise a caminho

Niso Vianna

O que vem pela frente, a partir de 2010, pode ser tão dramático quanto a Grande Depressão dos Anos 30. Uma crise devastadora para os Estados Unidos mas que levará o Brasil à condição de potência mundial.

Este artigo, assim como A Grande Depressão da década de 30, é a adaptação da palestra proferida por Niso Vianna [foto] no IV Encontro Astrobrasil de Astrologia Aplicada, em 22 de junho de 2008.

Niso ViannaJaneiro de 2008

Júpiter rege a expansão, os juros, o crédito, as ofertas monetárias, a moedas de trocas (o câmbio), as relações internacionais entre os países e sua regulamentação através da jurisdição ou sistema de leis. Todo esse tema regido por Júpiter sofrerá um forte abalo ao término de 2007 em sua proximidade com Plutão. (Niso Vianna, em Revista Tendências e Flashs, fevereiro/2008)

Plutão entra em Capricórnio

Plutão entra em Capricórnio em janeiro de 2008 e aplica uma oposição à conjunção Vênus-Júpiter no signo de Câncer do Mapa da Declaração da Independência dos EUA. Deflagra, assim, a crise do crédito imobiliário nos Estados Unidos.

A conjunção Vênus-Júpiter em Câncer é um significador da riqueza dos EUA.

EUA - carta radical

Declaração de Independência dos Estados Unidos - 4.7.1776, 2h20 (-05:00) - Filadélfia, Pensilvânia - 075w10, 39n57.
NOTA: o autor utiliza a hipótese da Declaração da Independência às
2h20 da madrugada, com Ascendente em Gêmeos. Não há consenso sobre o assunto.
Muitos autores preferem horários em torno das 17h, com Ascendente
em Sagitário, havendo também alguns defensores de Ascendentes
em Escorpião e Virgem.

EUA em 1º de janeiro de 2008

Trânsitos sobre a carta dos Estados Unidos em 1º de janeiro de 2008: Júpiter e Plutão se aproximam da oposição a Vênus-Júpiter da carta radical.

Marte ativa oposição a Plutão próximo à conjunção Vênus-Júpiter dos EUA em janeiro

Plutão não completa o aspecto em 2008 - Plutão, em 2008, avança até um grau e poucos minutos de Capricórnio e entra em movimento retrógrado em abril, adentrando no signo de Sagitário outra vez (em junho), onde permanecerá até novembro. Então, ingressará novamente em Capricórnio, caminhando em movimento direto.

A recessão se instala em 2009

Em 2009, Plutão torna exata a oposição a Vênus Natal dos EUA

Vênus do mapa norte-americano está a 2º21' de Câncer. Em 2009, Plutão passa por esse grau em fevereiro, junho e novembro. Então, o esforço para evitar a recessão fracassa. Ela se torna mais nítida.

Novembro de 2009 - Em novembro, além de Plutão estar no grau 2 de Capricórnio, Saturno estará a 2 graus de Libra. Ambos afligem Vênus radical dos Estados Unidos em Câncer no grau exato (2º), num efeito multiplicador, acentuando a crise financeira. A recessão norte-americana agora é irrefutável.

2010 e a devastação da economia americana

Março de 2010 - Em março de 2010, Plutão aflige Júpiter dos EUA em grau exato (5º) e Saturno aflige Vênus dos EUA também no grau exato (2º). Esse duplo efeito confirma a devastação na economia norte-americana apontada em aspectos anteriores, agora com maior gravidade.

Júpiter está associado ao crédito e ao sistema bancário; Vênus, às finanças.

EUA em março de 2010

Trânsitos sobre a carta dos Estados Unidos em 9 de março de 2010.

Agosto de 2010 - Grau máximo de tensão astrológica no céu, só comparado nos últimos tempos ao início da década de 30: Saturno a 0º de Libra em oposição a Urano a 0º de Áries, Plutão a 3º de Capricórnio em quadratura a Júpiter a 3º de Áries. O quadro é forte indicador de crise mundial do capitalismo. Agora o efeito dominó pode ser esperado com mais força, alastrando a crise.

EUA em julho de 2010

Trânsitos sobre a carta dos EUA em 28 de julho de 2010: Plutão, Júpiter, Urano,
Saturno e Marte estão envolvidos numa Quadratura T. A configuração guarda notável semelhança com a de 1930, na figura a seguir.

Trânsitos tensos em 1930

Aspectos tensos no auge da crise da Grande Depressão: trânsitos no
dia de Natal de 1930, mostrando Urano, Júpiter, Plutão e Saturno envolvidos
numa Quadratura T na mesma quadruplicidade cardinal
que será afetada em 2010.

EUA saem da crise em 2013

Em 2013 haverá um Grande Triângulo (formação benéfica) em signos de Água entre Netuno, Júpiter e Saturno, bastante promotor de prosperidade, favorecendo a conjunção Vênus-Júpiter do mapa dos EUA. Isso é um indicador de recuperação da economia dos EUA.

Apesar disso, em 2014 os Estados Unidos poderão entrar em mais uma guerra: em abril de 2014, há uma tensão política nos EUA por aspectos tensos ao Sol e a Saturno do mapa radical, que são fortes indicadores de emprego de forças beligerantes em resposta a um conflito governamental de grosso calibre...

Enquanto isso, entre os tupiniquins...

Essa conjunção (Júpiter-Plutão, ocorrida em dezembro de 2007) é indicadora de grandes riscos. Tempos de enormes ganhos e também perdas substanciais por outro lado. (...) Pois é bem nessa época que se anuncia a descoberta de novas reservas de petróleo (...) Exatamente quando Júpiter, mais rápido, está se aproximando de uma conjunção com Plutão, augurando expansão (Júpiter) na produção de petróleo (Plutão). (Niso Vianna, em Revista Tendências e Flashs, fevereiro/2008)

Saturno em Touro no mapa do Brasil favorece economia em 2008

2008 para o Brasil é período muito alvissareiro para o setor agrícola como um todo, pois Saturno em Touro do mapa natal do país está fortemente bem aspectado pela belíssima harmonia que Júpiter e Saturno estão formando no céu em signos de Terra. As propriedades e os imóveis em geral estarão em alta firme nas apostas ao longo de 2008.

O Brasil e a imunidade

Há uma benéfica influência para o Brasil de Júpiter e Saturno em signos de Terra em bom aspecto com o Sol em Virgem e Saturno em Touro do mapa brasileiro, conferindo otimismo e bons fundamentos à economia brasileira, mormente até setembro.

Perspectiva de bonança até novembro

Brasil - Trânsitos setembro 2008

Trânsitos sobre a carta do Brasil em 6 de setembro de 2008.

Setembro a novembro de 2008 parece ser o auge desse boom de bons negócios associados às propriedades agrícolas e ao setor de imóveis. Saturno e Júpiter continuam desenhando uma propícia combinação, favorecendo as atividades econômicas. E, ao que parece, aí começam a aparecer os problemas. Uma oposição entre Urano e Saturno sugere uma forte probabilidade de que o setor de geração de energia elétrica dê sinais de colapso.

Crise energética

O aspecto Saturno oposto a Urano começou a se desenhar no céu em janeiro, quando houve receio de um apagão e insuficiência energética. O aspecto não se completou no início do ano... mas ainda em novembro de 2008 se formará exato. É forte a probabilidade de aí faltar energia elétrica.

Brasil - Novembro de 2008

Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 3 de novembro de 2008.

Comentário sobre Saturno-Urano - Urano rege a eletricidade. O aspecto de oposição que Saturno fará promove restrição, limitação (ao setor de energia elétrica, no caso).

Crise no setor de eletricidade - O aspecto de oposição Saturno-Urano persiste até 2010. Entraves energéticos no setor de eletricidade podem afugentar investimentos e mesmo contratações para aumento de produção com máquinas recém-adquiridas para esse fim. Ainda mais sob a perspectiva de piora no cenário internacional, inibindo a oferta.

Em 2012, Brasil prepara-se para sair da crise - Um bom aspecto que Plutão em trânsito fará a Saturno a 9º de Touro do mapa do Brasil indica uma excelente estruturação para sair na frente em meio à crise...

Brasil - grande potência mundial

Em 2013, 2014 e 2015, Plutão fará trígono com o Sol do Brasil (o astro principal de um mapa). Isso é indicação de recuperação completa para o país, resgatando oportunidades perdidas e deslanchando política e economicamente de forma bem mais forte do que o que era antes. O Brasil sairá avantajado da crise.

Brasil - janeiro de 2015

Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 1º de janeiro de 2015.
Plutão transitando em Capricórnio faz trígono ao Saturno da Independência.

Brasil sai mais forte da crise - Corroborando essa tese, 2013 coincide com o ano em que se prevê que o país começará a comercializar sua extração das novas jazidas de petróleo recém-descobertas. O petróleo é regido por Plutão, justamente o astro que estará conduzindo o país a uma recuperação total da crise, da qual sairemos fortalecidos.

Júpiter em trígono com Saturno - Um indício dessa prosperidade parece ser confirmada pelo trígono Júpiter-Saturno ao final de 2013 em bom aspecto com o Sol do Brasil, como mostra o mapa seguinte.

Brasil em 2013

Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 13 de dezembro de 2013.

Conclusão

O Brasil tem tudo para realizar seu potencial econômico com mais força após a crise global que o mundo atravessará em 2010. Não só se recuperará como dará um salto à frente, ganhando posições. Em 2015, o novo governo terá mais legitimidade, e o povo, mais identidade. Somos realmente um país de futuro.

Outros artigos de Niso Vianna.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Niso Vianna - Astrologia Mundial | A Grande Depressão da década de 30 |
Niso Vianna - Previsões para Brasil e Estados Unidos | 2010, uma crise a caminho |
Equipe de Constelar - Eventos | O que anda na boca do astrólogo brasileiro | Os planetas que não dão IBOPE |
Fernando Fernandes - Astrológica 2008 | Com quantos clipes se conta uma história |
Alexey Dodsworth - Dorival Caymmi | É doce morrer no mar |

Edições anteriores:

Astroteste - Gente que vale um mapa | Douglas Carrara, o antropólogo |
Ana Maria González -
Resenha de livro | Frutiger e a Astrologia, pseudociência de sinais e símbolos |
Equipe de Constelar -
GeA 2008 | Trocando figurinhas com Los Hermanos |
Hollanda, Dimitri, Fernando e Lúcia Torres |
Ensino de Astrologia na Argentina | As duas maiores escolas do continente |
Gregório José Pereira de Queiroz
- As qualidades primitivas | O cerne movente da vida |
| Identificar linhas de força ou prever fatos? |


Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva