Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 103 :: Janeiro/2007 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

Assinar Boletins

 

Novidades em mapas do Brasil

Um link direto para os vinte mapas mais recentes

Em breve: uma nova versão de Mapas do Brasil.

RETROSPECTIVA 2006

Sem avião e sem calcinha

Fernando Fernandes

Os dois fenômenos mais surpreendentes no Brasil de 2006 foram o apagão aéreo que deixou milhares de passageiros à beira de um ataque de nervos e a epidemia de celebridades flagradas em público sem a peça mais íntima do vestuário. Aparentemente desconexas, tais fenômenos têm um traço em comum.

Atrizes, cantoras e socialites flagradas sem calcinha. Multidões de passageiros histéricos em aeroportos brasileiros, em função do absoluto caos em que o transporte aéreo se transformou. Sem avião e sem calcinha. Definitivamente, um ano muito esquisito. O que teria acontecido nos céus a ponto de justificar tantas cenas insólitas?

Em primeiro lugar, houve a entrada de Júpiter em Escorpião, no último trimestre de 2005. Trata-se de um fenômeno relativamente comum, já que a cada doze anos, aproximadamente, Júpiter visita este signo. Contudo, desta vez o trânsito coincidiu com uma rara condição: a recepção mútua com Plutão em Sagitário. Fala-se em recepção mútua quando dois planetas estão em domicílios trocados, o que estabelece entre ambos um intercâmbio algo semelhante a uma conjunção. Júpiter é regente de Sagitário e esteve em Escorpião; Plutão é regente (moderno) de Escorpião e encontra-se em Sagitário desde 1995.

É bastante sintomático que a maior rede de televisão do país, a Globo, tenha lançado exatamente nesse período uma novela com o nome de Pé na Jaca. Alguém duvida que esta volumosa fruta seja regida por Júpiter, planeta do gigantismo e dos exageros? E alguém negará que Júpiter e Netuno, co-regentes de Peixes, sejam os significadores dos pés? Pois bem: durante vários meses, em meados de 2006, Júpiter em Escorpião andou fazendo quadratura com Netuno em Aquário. Quando a novela estreou, em 20 de novembro de 2006, o aspecto no céu já estava desfeito, mas Júpiter - e outros cinco planetas - transitavam em Escorpião, na maior concentração planetária num único signo já registrada desde o ano 2000.

O nome da novela não poderia ser mais sugestivo do clima comportamental do momento. A expressão "enfiar o pé na jaca" remete a um Júpiter dissonante, significando cometer excessos, tomar um porre (Júpiter é regente tradicional de Peixes, significador das bebidas alcoólicas) ou perpetrar um erro, uma gafe, tendo, neste caso, significado similar ao de outra expressão brasileiríssima: "pisar no tomate".

Estréia da novela Pé na Jaca - 20.11.2006, aproximadamente 19h30 HV,
Rio de Janeiro, RJ - 043w12, 22s54.

Celebridades sem calcinha

Escorpião, como se sabe, é um signo de sexo. Mais do que erótico, é um signo genital. Não é de estranhar, pois, que sob o trânsito do exagerado Júpiter tantas mulheres tenham se deixado fotografar sem calcinha ou em situações de alguma forma escandalosas.

Júpiter em quadratura com Netuno - sendo ambos regentes de Peixes - remete a situações onde existe perda de limite ou de senso de realidade. É uma configuração relaxante (e relaxada), que reúne dois princípios excessivamente gasosos e "espalhados", o que conseqüentemente leva a certo grau de permissividade. Júpiter é também um planeta relacionado ao chamado "andar de cima": ricos, famosos, novos ricos, socialmente emergentes, artistas e modelos atrás de notoriedade... o tipo de gente, enfim, que tanto pode ser encontrado nas salas de embarque dos aeroportos quanto nas páginas das colunas sociais e das revistas de fofocas.

A crônica da passagem de Júpiter por Escorpião é realmente impressionante. Vamos aos fatos:

Dezembro de 2005 - Bruna Surfistinha, codinome de Raquel Pacheco, ex-garota de programa, lança a autobiografia O Doce Veneno do Escorpião. O livro passa meses na relação dos mais vendidos e sua autora transforma-se em celebridade. O Júpiter do lançamento está em 8º de Escorpião, já em órbita de quadratura com Netuno em 15º de Aquário. O caso Bruna desperta a atenção da opinião pública para o fenômeno da prostituição de garotas de alta classe média. A motivação para vender o corpo não é mais a fome e a miséria, e sim a ânsia de obter recursos para manter um elevado padrão de consumo, que inclui bens importados e supérfluos de toda ordem.

Na década de 90, havia um único prostíbulo de alto luxo em São Paulo. Hoje já há quase 15, por onde circulam 2 mil garotas de origem social não muito distante da dos clientes. Meninas bem-criadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Estados do Sul costumam acorrer a Brasília em busca de faturamento alto e baixo risco de topar com conhecidos. Algumas pegam avião na terça-feira e passam a semana legislativa na capital federal, atendendo políticos e empresários. (Revista Época, Edição 402 - 30/01/06.

Julho de 2006 - No dia 15 a novela Páginas da Vida, que sempre encerra seus capítulos com depoimentos de populares, mostra o depoimento de uma senhora de 68 anos, que revela em detalhes como obteve - e continua obtendo - o orgasmo através da masturbação. A cena provoca celeuma e vira um hit da internet. Júpiter em Escorpião está a apenas dois graus da quadratura exata com Saturno em Leão, que, por sua vez, forma oposição a Netuno em Aquário. Saturno é um significador de idosos, de uma forma geral.

Agosto de 2006 - Um dos diretores do programa humorístico Zorra Total é demitido pela Rede Globo após escândalo provocado pela denúncia de uma suposta vítima do "teste do sofá". Mensagens picantes, atribuídos ao diretor de TV, circulam pela internet, provocando grande interesse. Nos céus, uma quadratura T reúne Júpiter em Escorpião, Netuno em Aquário e Saturno em Leão.

Setembro de 2006 - No dia 6, véspera do feriado da Independência, a atriz Juliana Paes é fotografada sem calcinha num desfile de modas por um fotógrafo do portal Terra. No mesmo mês, vídeo divulgado no site YouTube mostra a apresentadora Daniela Cicarelli em cenas eróticas com o namorado numa praia da Espanha. O interesse do público faz o site YouTube "estourar" no Brasil (o que ainda não acontecera antes) e alavanca o interesse do internauta brasileiro por vídeos na web, de uma forma geral. Nos céus, persiste a quadratura T entre Júpiter, Netuno e Saturno.

Dezembro de 2006 - No primeiro dia do mês é divulgada a foto de Adriane Galisteu sem calcinha numa festa na cidade de São Paulo. Logo no dia 5 a revista Playboy lança sua edição mensal trazendo ensaio fotográfico com a atriz Karina Bacchi. As fotos revelam que a atriz tem um piercing na região genital. Com a repercussão das fotos, a atriz decide leiloar o piercing para fins beneficentes, arrecadando mais de R$ 50 mil em 15 de dezembro, quando o leilão é encerrado.

Vale lembrar que o desaparecimento da peça mais íntima do vestuário feminino não foi um fenômeno exclusivamente brasileiro, também se fazendo notar nos Estados Unidos:

Novembro de 2006 - Ao apagar das luzes de Júpiter em Escorpião, a conhecida cantora Britney Spears e a socialite Paris Hilton caem na balada, sendo flagradas em cenas de alcoolismo e de sugestões de relação homoerótica. Em 29 de novembro, já com Júpiter entrando em Sagitário, é a vez de Britney Spears ser fotografada sem calcinha quando saía de um carro.

Dezembro de 2006 - Em 21 de dezembro, novo escândalo no país de G. W. Bush: Katie Rees, eleita Miss Nevada 2007, perde o título ao ter divulgadas em jornais e na internet fotos picantes em que aparece trocando carícias íntimas e inequívocas com duas amigas.

Júpiter em Escorpião em quadratura com Netuno e em recepção mútua com Plutão em Sagitário parece ser, então, a explicação adequada para o clima permissivo e exibicionista que alimentou o voyeurismo dos fotógrafos em 2006. O auge dessa febre foi o período julho-setembro, mas é preciso recorrer ao ingresso solar em Áries para entender por que o clima se estendeu pelo ano inteiro, mesmo após Júpiter ter saído de Escorpião. No mapa do ingresso solar 2006, que determina tendências válidas para o ano todo (é o mapa do "ano novo astrológico"), Júpiter em Escorpião aparece em quadratura exata com Netuno em Aquário, mostrando que as condições propícias para o "pé na jaca" seriam válidas o ano todo.

E o que tem isso com o apagão aéreo que martirizou os passageiros brasileiros no ano de 2006? É o que veremos a seguir!

O Brasil sem avião



Atalhos de Constelar 103 - Janeiro/2007 | Voltar à capa desta edição |

Presságios2007 - Previsões para o Brasil e o mundo
Fernando Fernandes - Presságios2007 | A insustentável leveza do ano novo |
Silvia Ceres - Presságios2007 | Uma panorâmica de 2007-2008 |
Viviana Rodriguez - Bolívia e Venezuela | Os poderosos chefões |
Raul V. Martinez - Presságios2007 | Éris na carta dos Estados Unidos |
Fernando Fernandes - O Brasil em 2006: sem avião e sem calcinha | O Brasil sem calcinha | O Brasil sem avião |

Edição anterior:

Equipe de Constelar - Que signo é regido por Éris? | Um pouco de mitologia |
Raul V. Martinez - Éris, novo regente de Touro? | Aplicando Éris em situações atuais | Éris no mapa de personalides | Um símbolo para Éris |
Marcelo "Cronos" Brasil - Comportamento | Gêmeos e o Império da Lógica |
Silvia Ceres - Astrologia e Filosofia | Confúcio ou o ideal de Libra |


Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva