Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROLOGIA E CULTURA DE MASSA

O Clone: um debate sobre os mitos
da ficção televisiva

Texto coletivo dos participantes de cursos de Astroletiva

 

Nazira, a solteirona à beira de um ataque de nervos

JORGE L. - Nazira é hilariante, pois não tem nenhuma noção de ridículo, não tem limite. É totalmente "espaçosa". Parece que tem Júpiter demais e não tem Saturno no mapa. A energia dela não "cabe" em casa, precisa de espaço. Além disso é muito crítica, muito cricri. Que tal Sol em Gêmeos em quadratura com Saturno em Virgem?

NEUZA LOPES - Associo o personagem de Nazira, eternamente ressentida com os irmãos e cunhadas por não ter se casado, às características negativas de Câncer. As lamúrias, o medo de "morrer seca" (sem ter gerado filhos), o estar constantemente se imiscuindo nos assuntos domésticos seriam a expressão mal elaborada dos atributos cancerianos.

AHISA - Concordo com a Neuza e acrescentaria uma Lua em Áries, pelo temperamento explosivo, um pouco agressiva e impulsiva. Também pelo fato de falar o que pensa e agir sem pensar, o que lhe dá um ar fogoso e um pouco infantil.

Alicinha, a fria e calculista

PICASSO - Para mim, ela é um Sol em Capricórnio com Ascendente em Libra. Jamais se perde de seus objetivos. Com o Sol na casa 4, não é fácil conhecê-la de tacada. Ela se aproximou da família (Sol na quatro), foi beneficiada, depois se aproximou de Escobar e arrancou dele um apartamento. Bingo para um Sol na quatro em Capricórnio!

O Ascendente em Libra é devido ao fato de Alicinha parecer doce, meiga e mais interessada nos outros do que em si mesma. Ela conquista com favores, bajulações, suavidade. Nunca bate de frente, somente depois, quando já tem toda a segurança.

A combinação Libra/Capricórnio faz com que ela seja altamente estratégica e parta para a ação. Capricórnio na quarta casa também pode indicar uma infância em que faltou calor humano, o que talvez explique porque Alicinha seja deste jeito. Ela também sempre se diz 'sozinha no mundo', sem ninguém para ter com quem contar.

Alicinha, bem ou mal, também tem talento com as pessoas (Ascendente em Libra). Fez sucesso como secretária da clínica de Albiere e desempenha bem o papel de promoter.

Agora está com o Miro, um tipo que representaria o seu Áries de casa sete. Esportista, viril e muito menos sofisticado psicologicamente do que ela.

Alicinha, aliás, é mestra em se aproximar dos homens fazendo com que eles se sintam másculos e interessantes, e se comportem de forma destemida e confiante, não a vendo como uma ameaça. Foi assim que ela fez para conquistar Escobar, que, bem a moda de Áries, foi altamente precipitado em juntar as escovas de dentes. Isto sem contar a dita colocação do imóvel no nome da doce Alicinha.

RAUL MESQUITA - Alicinha é uma caricatura exagerada de um comportamento muito comum. Muitas mulheres têm momentos de "Alicinha", especialmente quando precisam escolher entre um relacionamento agradável mas de pouco futuro e outro que possa trazer alguma segurança ou vantagem. Não falo das oportunistas desonestas, mas do caso mais comum, de escolher com a cabeça e não com o coração. Esse comportamento é de signos de Terra e Ar, de qualquer um deles. Quem foge com o trapezista do circo é mulher de Fogo e de Água.

MARTA MARQUES - Gêmeos é o signo associado a esta personagem. Senão vejamos: personagem sem profundidade, passa de uma situação a outra como quem troca de roupa, artimanhas para enganar as pessoas, envolvida com atividades sociais como promotora de boate em que destaca-se a capacidade de elaborar mentalmente respostas rápidas e a própria relação com os clientes (superficiais e sociais). Claro que Gêmeos lhe dá esta capacidade de enganar, mas com certeza também deve ter ênfase em Terra para completar a frieza e dureza (Ar x Terra) e o desejo por vencer "materialmente".

Lucas - o tempo passou na janela...

PATRÍCIA GOLDSCHMIDT - Libra, com ascendente em Peixes, no mínimo, não!? As iniciativas dele são tão "sem intensidade"... Alma de artista, por isso não tem dom para administrar negócios... E, se o amor está mal, tudo está mal, não!? Muito romântico, dificilmente vai aos extremos, mas, quando vai, pode passar do limite!

LEANA - Lucas com certeza é de Peixes, passivo, romântico e sonhador. Deixa-se levar sempre por alguém ou por algo mais forte que ele. Quando jovem deixou-se dominar pelo pai e casou-se sem amor e depois deixou-se dominar pela mulher e pela filha. Agora, apesar de estar sempre se auto-analisando e reconhecendo suas fraquezas, não consegue mudar e deixa-se arrastar sempre pelos acontecimentos. Sua vida é um marasmo. Ele não tem nenhum controle sobre ela - é refém de seu destino. Faltam planetas nos signos cardinais, com certeza! Falta Fogo no seu mapa... falta vida!

Lobato, o dependente químico

ANA MARIA - Câncer, Gêmeos, Peixes. D. Sebastião: perde-se constantemente no nevoeiro...

Os dois lados de Saturno

DEBATE:
Introdução
Signos dos personagens
Albieri, Jade
Zoraide, Yvete, Leônidas
Maysa, Mel, Dalva e Dona Jura
Said, Latiffa, Mohamed e Ali
Nazira, Alicinha, Lucas e Lobato

OUTRA VISÃO:
Os dois lados de Saturno
Jade, mulher jogada no vento
Filhos do nevoeiro e do trovão
Albieri, Parsifal e o Santo Graal

Saiba mais sobre Astroletiva e seus cursos.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.