Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROLOGIA E CULTURA DE MASSA

O Clone: um debate sobre os mitos
da ficção televisiva

Texto coletivo dos participantes de cursos de Astroletiva

 

Maysa: marido ausente, filha drogada

LEANA - Maysa deve ser capricorniana, ambiciosa, fria e arrogante. Ela deve ter também Vênus em quadratura com Saturno - muito infeliz no amor; Netuno aflito na quinta casa - filha envolvida com drogas.

LARA - Creio que esta personagem apresenta ênfase em signos de Terra, porque está voltada para conquistas materiais para compensar suas carências afetivas. Também em Escorpião, pelo seu caráter vingativo.

LAURO - A personagem tinha um marido que sempre a traiu, mas segurou a barra. Maysa até trai também, mas por vingança. Nada de separação. Essa atitude de seguir em frente com o casamento até o amargo fim é coisa de signos fixos, especialmente do eixo Touro-Escorpião.

Mel, a que tomou e cheirou todas

LUCIANA - Ela é muito sensível e influenciável... tem muito de Água, talvez seja uma boa representante do arquétipo pisciano. O próprio envolvimento com drogas já remete a uma forte relação com Netuno... não conseguiu segurar a barra de manter uma relação não aceita pela família... a força de vontade dela é bastante mutável, ora quer se curar, ora fraqueja e se entrega novamente ao vicio. Este caráter mutável é tambem coisa de pisciano.

RAUL MESQUITA - Nenhuma pessoa, de nenhum signo, enfrenta com facilidade a dependência às drogas. Então, dizer que quer se curar e voltar ao vício não é traço pisciano, pois é um comportamento comum em viciados. Mas a Mel é Peixes mesmo, até por outro motivo: vive se fazendo de vítima.

MARTA MARQUES - Esta não foge do estereótipo da pisciana. Sonhadora, romântica, abrindo mão de sua riqueza para viver um grande amor, sensibilidade aguçada ao ponto de ficar fragilizada com problemas reais e materiais (namoro com dificuldades financeiras) e se tornar suscetível às drogas. O mundo das drogas encontra afinidade com o mundo aquático e nebuloso de Peixes.

Dalva, a superprotetora

ANA MARIA - Caranguejo-Virgem com pitada de Plutão. Mãe-galinha com os pintinhos sempre debaixo das asas, mesmo quando não são já pintos...

LUCIANA - É solicitude demais para um ser humano só! É a mãe do pronto-atendimento! Sempre à disposição da casa e das paranóias das pessoas da casa, ela tem muito de atitude, de pegar e resolver para aqueles de quem gosta (cardinal) e parece se envolver sentimentalmente com aqueles a quem gosta de servir. Para mim ela representa, em parte, o arquétipo canceriano...

AHISA - Dalva parece ser de Câncer, pelo zêlo exagerado com sua 'família' e a falta de capacidade de dizer não. Possessiva, mãezona e sofredora.

RAUL MESQUITA - Mas nada escapa ao controle dela. É uma administradora e soube subir na vida, porque trabalha como uma espécie de governanta geral, quase um membro da família. Vou classificá-la como um exemplo de Capricórnio.

GUILHERME RICHARDS - Capricórnio? Discordo. Dalva não parece motivada por status. Parece feliz com o papel de serviçal que é tratada como membro da família e "sabe o seu lugar". É crítica, seletiva e perfeccionista no atendimento das pessoas de que gosta. Virgem, portanto.

Dona Jura, a que não é brinquedo não

M. HELENA - Acho que a D. Jura é ariana, com o Marte na casa cinco, dos filhos, pela maneira que lida com o filho. Porém, seu Ascendente pode ser Câncer, que lida com comércio de comida.

PICASSO - A forte e direta Dona Jura só pode ser um Ascendente em Áries. Ela é dona da sua vida e toma todas as suas iniciativas sem pedir opinião para ninguém.

Como Ascendente em Áries, Jura tem Libra na casa sete. O namorado de Jura é um Libra perfeito: 'poeta', gentil, conciliador e galanteador. Algumas vezes, ele 'escorrega' e corteja outras mulheres, mas tem dotes de diplomata, e homenageia tanto a sua amada que ela acaba perdoando. E ainda manda lhe oferecer pastéis, em uma autêntica demonstração venusiana de amor.

É provável que Jura tenha Marte em Leão, porque teve de criar sozinha seu filho. Além disso, Jura adora uma festa e tem boas relações com celebridades.

YARA - Parti do pressuposto que ela fosse de Gêmeos, por conta do comércio e dos pastéis. Ela até poderia ser de Gêmeos, mas tem alta predominância em Fogo e em Água. É muito impetuosa, explosiva e tem um jeito de pensar "sentimentalizado". Além de tudo, é muito "mãezona".

LARA - Discordo de que esta personagem seja de Gêmeos... Creio que seria Câncer ou algum outro signo cardinal, pelo seu caráter explosivo. Os cancerianos também são ótimos comerciantes.

JOÃO BRÁULIO - Dona Jura não tem medo de cara feia. É um personagem de muita empatia, pois simboliza a mulher que se vira sozinha, sem depender de homem. Deve ter a simpatia unânime do público feminino, mesmo sendo meio casca-grossa. Estas características, e mais a psicologia do "bateu-levou" que ela utiliza, fazem dela uma ariana.

Said, Latiffa, Mohamed e Tio Ali, o que conversa com Alá

DEBATE:
Introdução
Signos dos personagens
Albieri, Jade
Zoraide, Yvete, Leônidas
Maysa, Mel, Dalva e Dona Jura
Said, Latiffa, Mohamed e Ali
Nazira, Alicinha, Lucas e Lobato

OUTRA VISÃO:
Os dois lados de Saturno
Jade, mulher jogada no vento
Filhos do nevoeiro e do trovão
Albieri, Parsifal e o Santo Graal


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.