Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ASTROLOGIA E CULTURA DE MASSA

O Clone: um debate sobre os mitos
da ficção televisiva

Texto coletivo dos participantes de cursos de Astroletiva

 

Albieri, o cientista que gerou um clone

O cientista Albieri é um dos poucos personagens cuja caracterização astrológica ficou muito próxima da unanimidade. Vejamos algumas opiniões:

LUCIANA - Albieri lida de forma determinada com pesquisas relacionadas a biologia da reprodução e genética. A pesquisa e a medicina são atributos escorpianos bem como o caráter determinado. Este personagem apresenta muito do elemento Ar permeado pela Água... o vapor! E se observarmos seu comportamento, ele se apresenta sempre de forma bem evasiva... sempre se esquivando e encontrando desculpas, algo que me lembra vapor...

GUILHERME RICHARDS - É discutível atribuir a clonagem, como forma de reprodução assexuada, a Escorpião. Creio que faz mais sentido atribuí-la a Gêmeos. A clonagem é uma duplicação, assunto geminiano.

LAURA - Albieri é um leonino com ascendente em Aquário, com Saturno na décima casa. Um personagem que vive internamente seus conflitos: é reconhecido pela sua carreira, sua profissão; foi além dos homens da sua época e fez o primeiro clone, tendo como álibi o desejo de abrir uma nova perspectiva para a humanidade. Mas ao mesmo tempo, devido à sua formação, vive se digladiando com as questões éticas que a vida de seminarista lhe legou: Saturno, que representa a responsabilidade, responsabilidade esta que se traduz por: "você tem que responder por isso".

NEUZA LOPES - Ele claramente coloca a ciência acima de qualquer interesse individual. A contribuição que Albieri pensa estar dando ao coletivo é muito mais importante que os dramas pessoais a que os personagens de Léo e Deusa são submetidos. Essa frieza e obstinação estão associados ao Ar Fixo de Aquário, sem dúvida. E a Clonagem Humana me parece uma ciência com forte tônica escorpiana - no caso específico do Léo isso é ainda mais reforçado, já que ele foi clonado a partir de células de Diogo, já falecido. Isso é sugerido pela situação de "renascimento" - fica assim uma idéia da Fênix, da possibilidade de reinvenção de si mesmo.

Jade, a rebelde entre dois mundos

A seleção de opiniões que transcrevemos abaixo pode dar uma idéia incorreta sobre a tendência das percepções sobre este personagem. Apesar de algumas divergências, o que predominou de forma consistente, na opinião dos participantes, foi a caracterização de Jade como um tipo Gêmeos-Peixes - muito mais Gêmeos do que Peixes, aliás, e também com um toque aquariano de supervalorização da liberdade pessoal.

ANA MARIA - Aquário-Leão-Escorpião: rebelde, vaidosa, generosa com a filha, a princesinha dela, mas ardilosa, como o tio lhe chama.

LAURO - Jade algum dia soube o que queria? Ela corre atrás de sonhos, mas não consegue criar nada estável com companheiros reais, como Said e Zein. Em gíria, diz-se que gente como Jade vive "ciscando" aqui e ali, sem nunca concretizar nada por completo. Sobra movimento, inquietação... Gêmeos e Peixes com um toque de Urano.

LEANA - Jade deve ter o Sol em Gêmeos - um destino com muitas mudanças na vida e instabilidade. Mas ela deve ter algo muito marcante em signos fixos - muita obstinação, desejo de liberdade, não quer aceitar imposições, quer mudar seu destino.

SÍLVIA TRACK - Jade tem os elementos Fogo e Água, com predominância do elemento Fogo. Luta para conseguir o que deseja, mas com a influência da Água, que se deixa levar pelo lado afetivo/emocional. Predomina a quadruplicidade cardinal, pois quer iniciar uma nova maneira de ser para a mulher da sociedade muçulmana, quebrar regras/tabus.

GUILHERME RICHARDS - Nem cardinal nem fixo, Jade é principalmente mutável. Falta nela o extremismo de Escorpião, a verdadeira rebeldia aquariana em relação aos valores estabelecidos. Jade finge que vai radicalizar mas perde o gás no meio do caminho e volta atrás. Jamais esteve realmente presa, não precisava sequer ter-se mudado para o Marrocos. Fez tudo porque quis, porque deixou que acontecesse. É Gêmeos, enfim.

MARTA MARQUES - O signo de Peixes identifica esta personagem que resolveu sacrificar-se em nome do amor, do romance, da ilusão. Também porque não consegue resolver questões práticas de realizar este amor, vivendo um mundo seu, de fantasias. A música, muito presente, de caráter envolvente e um tanto "hipnotizante", também remete ao signo de Peixes. Ainda diria que, por seus movimentos (corporais) de muita leveza e suas constantes mudanças de estado, o signo de Gêmeos certamente está em evidência. Para completar a quadruplicidade mutável, o signo de Sagitário justifica suas freqüentes viagens longas, ora residindo no Brasil, ora residindo em Marrocos.

NEUZA LOPES - Vejo a simbologia de Gêmeos bem presente na vivência dessa personagem, sempre em dúvida perante a escolha entre dois caminhos: Said ou Lucas, o amor ou sua filha, Lucas ou Léo.O que remete à qualidade mutável é justamente ela nunca conseguir na verdade optar, sendo mais ou menos levada ao sabor das circunstâncias. As ações dela nunca provocam uma mudança efetiva no seu destino, faltando qualidades fixas que lhe dessem mais determinação e signos cardeais para "virar a mesa" definitivamente.

PICASSO - Também percebo alguma coisa de Gêmeos nesta personagem. Jade arquiteta planos. Passa boa parte da novela pensando em saídas, artimanhas, soluções. Em um mundo de regras bem definidas, Jade usa a única arma a seu alcance: a esperteza. Com esperteza, ela vence todos os seus adversários. Gêmeos também explica sua formação dupla, de muçulmana e brasileira, oriental e ocidental. É possível que haja algum elemento pisciano/netuniano em Jade. Que tal o Sol em Gêmeos oposto a Netuno em Sagitário, o que também explicaria o que Lucas simboliza para ela? Netuno em Sagitário é o estrangeiro, a outra cultura. Jade nunca pôde conhecer Lucas de fato. Os dois nunca viveram seu romance em meio à realidade. Além disso, a oposição Sol/Netuno pode configurar sua busca 'impossível'. O próprio Sol em Gêmeos oposto a Netuno também pode simbolizar Léo, o Clone. À medida que Jade se desencanta com Lucas, surge um outro dele com vinte anos a menos. Mais Netuno do que isto... Não nos esqueçamos, também, que da mesma forma que Jade está enfeitiçada por Lucas, Zein e Said estão enfeitiçados por ela. Ela vive seu amor impossível e eles também. Ilude e é iludida.

A preocupada Zoraide, a atrevida Yvete e o Leãozinho talvez leonino

DEBATE:
Introdução
Signos dos personagens
Albieri, Jade
Zoraide, Yvete, Leônidas
Maysa, Mel, Dalva e Dona Jura
Said, Latiffa, Mohamed e Ali
Nazira, Alicinha, Lucas e Lobato

OUTRA VISÃO:
Os dois lados de Saturno
Jade, mulher jogada no vento
Filhos do nevoeiro e do trovão
Albieri, Parsifal e o Santo Graal


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.