Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
INVESTIGANDO A MORTE DO SENHOR DIRETAS

Ulysses Guimarães

Raul V. Martinez

 

Retorno Lunar anterior ao acidente

O Ascendente dessa carta está na casa III da figura básica. A particular e forte configuração de Marte oposto a Urano-Netuno fica no eixo II-VIII (a morte da pessoa e a morte do marido). Esses planetas estão em quadratura com o Sol na IV, um dos significadores da vida. Na VIII também está Saturno. Júpiter (o esposo), planeta do Descendente da Fig. 07, está na cúspide da IV (o fim). A Lua, regente da IV básica, está em quadratura com Plutão, regente da VIII e planeta da III da Fig. 07.

Figura 09 - Mora - Retorno Lunar anterior ao acidente - 6.10.1992, 22h58 - São Paulo, SP [?] - 46:37W 23:35S.

Direções

Na hora da queda do helicóptero a Lua estava a 1°43 de Touro. Havia percorrido 2 signos mais 9°27' desde sua posição inicial. Marte, planeta da VIII básica, que na RL se opõe a Urano-Netuno na cúspide da VIII, mais esse ângulo, passa para 22°29' de Virgem, em quincunce com a Lua, regente da II RL (VIII da VII) e da IV da Fig. 07. Essa posição de Marte também está em sextil com Plutão RL. Saturno, planeta da VIII, vai para 21°20' de Áries, em quincunce com Plutão RL e em sextil com a Lua básica.

Retorno do Ascendente anterior ao acidente

Além da oposição Marte a Urano-Netuno, colocada no meridiano local, como hipótese preliminar para a construção da figura básica, observam-se na RD (RD = Retorno do Ascendente) outras concordâncias com o ocorrido nesse dia. Sobre o horizonte, em oposição, estão a Lua e o Sol. A Lua no Ascendente, nascendo; astro regente da IV, o fim. E o Sol, significador da vida, no descendente, morrendo. Ambos em quadraturas com Marte, regente do Ascendente e planeta da VIII básica, agora na cúspide da IV RD. O Sol e a Lua também estão em quadratura com Urano-Netuno no MC. A conjunção fechada de Vênus com Plutão, outra particularidade do dia da morte, na VIII, e Mercúrio em quadratura com Saturno, completam o quadro retratado pela Fig.10.

Figura 10 - Mora - Retorno do Ascendente anterior ao acidente - 11.10.1992, 17h49 - Angra dos Reis, RJ - 44:18W 23:00S.

Direções

Na hora da queda do helicóptero o Ascendente estava a 23°54' de Peixes. Faltava percorrer 23°12' para voltar à posição inicial. Considerando esse valor, Saturno, regente do MC, passa para 18°38' de Capricórnio, no MC, próximo do eixo Netuno-Urano/Marte, em quadratura com o Sol (18°47' de Libra), significador da vida, o astro que está morrendo nessa figura. Por sua vez, os planetas desse eixo, dirigidos, passam a ativar a conjunção Vênus-Plutão, na VIII RD. Mercúrio, regente da III fica a 13°25' de Libra. Pouco antes formou quadraturas com Urano, Marte e Netuno. Lembramos que, nestas cartas de Retorno do Ascendente, a cada 4 minutos, aproximadamente, o Ascendente caminha 1 grau.

Dados das Cartas Básicas das outras vítimas do acidente

Severo Gomes 24/06/1924, 03h53, São Paulo, SP.
Ana Maria Marsiaj Gomes 20/09/1930, 10h33 am, Porto Alegre, RS.
Jorge Comeratto 19/04/1947, 00h11 pm, São Paulo, SP.

É importante ressaltar que as cartas básicas construídas com esses dados também respondem à tragédia.

Quando isso foi constatado pelos alunos do Curso/93 da Unesp, surgiram as inevitáveis, clássicas e polêmicas questões:

- Quais são as forças que movem as engrenagens do destino, que fazem com que pessoas se unam em determinados instantes para participar de fatos comuns a elas, fatos esses que podem ser lidos em figuras astrológicas geradas a partir de seus nascimentos?

- Até onde vai o livre arbítrio e até onde vai o determinismo? Até onde pode-se construir o futuro? De que forma podemos alterar, ou alquimizar possibilidades desagradáveis que se esboçam em nossa frente?

- No quadro dessa tragédia, entre os vários elementos que a compõem, qual a força do seu componente astrológico?

- Se Ulysses e seus companheiros na viagem do helicóptero e na morte tivessem sido convenientemente avisados por astrólogo competente e tivessem aceito esse aviso, evitando a tragédia, o que teria acontecido em seu lugar? Se nada tivesse ocorrido, como seriam lidos e interpretados esses gráficos, onde significadores específicos estão indubitavelmente ativados?

As respostas diretamente correlacionadas com o fato apresentaram algo em comum: o conhecimento prévio do componente astrológico, que dentro de seus significados específicos sempre permite leituras diferentes, possivelmente poderia ter evitado a tragédia.

Leia outros textos de Raul V. Martinez.

Atalhos de Constelar 02 - agosto/1998

Natureza, Símbolo, Realidade Imaginária, de Alexey Dodsworth
Religião e crise ambiental | A falácia do trabalho e da responsabilidade | Visão herética: a alquimia resgatada |

O tricot da Velha Senhora, de Paulo Duboc

Investigando a morte de Ulysses Guimarães, de Raul V. Martinez
Perfil | 1915 ou 1916? | Retorno Solar anterior ao acidente | Mora Guimarães | Retorno Lunar anterior ao acidente |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.