Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 174 :: Dezembro/2012

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

DICAS EDITORIAIS

A Astrologia Brasileira em obras coletivas

Fernando Fernandes

As obras coletivas - antologias, coletâneas, anais de congresso - são um recurso criativo para driblar as dificuldades de penetração do astrólogo brasileiro no mercado editorial.

Este artigo é a sequência de: A Astrologia Brasileira em livros

Desde os anos oitenta que os astrólogos brasileiros descobriram nas obras coletivas - livros com vários autores, em torno do mesmo tema ou pelo menos da mesma proposta - uma fórmula inteligente de chegar ao público com mais facilidade do que através da obra individual. Em trinta anos foram publicadas grandes coletâneas de autores nacionais, algumas como resultado do trabalho de grupos de estudo e de pesquisa interdisciplinar, como as publicações da Espaço do Céu, e outras como um recurso de agregação de pensamentos diversos e de provocação do leitor, apresentado simultaneamente a dezenas de pontos de vista contraditórios. Esse era o espírito que animava, por exemplo, as obras coletivas coordenadas por Valdenir Benedetti.

Aqui reunimos um conjunto de indicações de boas coletâneas, organizadas por ordem alfabética do título. A maioria já saiu de catálogo, mas pode ser encontrada em livrarias virtuais, às vezes por ótimo preço. Basta garimpar na rede e contar com um pouco de sorte. Além do mais, alguns núcleos de ensino de Astrologia também funcionam como livrarias independentes.

Veja uma relação de pontos de venda.

Doze Portais MágicosAstrologia: doze portais mágicos (São Paulo: Talento, 2001.)

O mais bonito livro de Astrologia já lançado no Brasil. A concepção gráfica é primorosa. Os textos são simples e esclarecedores. Cada autor apresenta um dos signos, com grande variedade de enfoques. Os estilos variam da linguagem sugestiva e poética de Marylin Simonsen à objetividade didática de Raul V. Martinez, passando por pitadas de humor, filosofia e dicas interpretativas.

Autores: Marylou Simonsen, Waldyr Bonadei Fücher, Luís Pellegrini, Márcia Mattos, Tereza Kawall, Cleide Guedes, Constantino K. Riemma, Rodrigo Araês Caldas Farias, A. C. Harres, Raul Varella Martinez, Graça Medeiros e Valdenir Benedetti.

Público-alvo: é o livro perfeito para presentear pessoas sem qualquer conhecimento anterior de Astrologia. Mesmo astrólogos experientes gostarão de ter em casa uma obra tão bem acabada quanto esta.

Astrologia e Saúde - Espaço do CéuAstrologia e Saúde - Trabalhos de Pesquisa (Rio de Janeiro: Espaço do Céu, 2005. 100 p.)

O livro registra as pesquisas da turma do curso de Astrologia, Mitologia e Simbologia da Saúde coordenado pelo astrólogo-homeopata paulista Sérgio Mortari na Escola Espaço do Céu, do Rio de Janeiro.

Autores: Carmen Silvia Povoleri, Celisa Beranger, Cristine Essinger,Eduarda Serra Barreto, Lucia Xavier Sarmento, Maria Fátima Mauro, Regina Dolores Fernandes e Dr. Sérgio Mortari.

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

Astrologia Hoje – Métodos e Propostas (São Paulo: Massao Ohno Editor, 1985. 157 p.)

Coletânea de artigos de Anna Maria da Costa Ribeiro, Christina Bastos Tigre, Cid de Oliveira, Clovis Peres, Eduardo Maia, Elisa Guerra M. Campos, Jorge Biolchini, Luís César Ebraico, Luiz Henrique F. de Carvalho, Lydia Vainer, Maria Eugênia de Castro, Miguel Etcheparre, Olavo de Carvalho, Sonia Maria de Lima, Therezinha Gouveia, Valdenir Benedetti, Waldir B. Fücher e Wanderley Verlini.

Trata-se de um trabalho que, em vez de adotar um tema comum, deixa cada autor livre para enveredar por um diferente caminho, mostrando a efervescência da Astrologia brasileira em meados da década de oitenta. Alguns artigos são brilhantes e deixam um gosto de “quero mais”.

Público-alvo: pode ser lido até por leigos, mas quem melhor aproveitará esta obra é o estudante avançado, que poderá entender melhor as inquietações da geração que o precedeu.

Astrologia para um Novo Ser - Valdenir BenedettiAstrologia para um Novo Ser (São Paulo: Roka, 2000. 312 p.)

Com coordenação editorial de Valdenir Benedetti, esta antologia reúne as palestras apresentadas no congresso do mesmo nome, que teve lugar em São Paulo. Os autores, além do próprio Valdenir, são Fernando Fernandes, Waldyr Bonadei Fücher, Ademar Eugênio de Melo, Sergio Mortari, Maria Eugênia de Castro, Otávio Azevedo, Claudia Lisboa, Waldemar Falcão, Alexey Dodsworth, Hanna Opitz, José Maria Gomes Neto, Marcelo Cronos Brasil, Júlio César Parreira Lima, Sergio Frug, Márcia Mattos, Anna Maria Costa Ribeiro, Aline Alvarenga, Carlos Hollanda, Antônio Facciolo, Carlos Fini, Ana Cristina Abbade e Maurício Bernis.

O tom geral da obra é dado no artigo do próprio Valdenir:

Como viemos a este planeta sem manual de instruções, temos que aprender a cada passo, e a vida é sempre uma surpresa imensa e deliciosa. O novo ser não quer que nenhum possuidor de segredos determine suas escolhas e seu destino. Ele quer escolher e aprender através destas escolhas, exatamente como faz uma criança, até o momento que a sociedade lhe rouba o direito de aprender com seus erros e acertos...

Público-alvo: astrólogos e estudantes.

Brasil, Corpo e AlmaBrasil, Corpo e Alma - Re-conhecendo o Brasil pela Astrologia (São Paulo: Triom, 2001. 211 p.)

Coletânea de artigos girando em torno da questão da identidade astrológica do Brasil e da análise de alguns momentos marcantes da história do país. Obra variada e um tanto desigual, vale por alguns estudos excelentes e originais. Na verdade, é uma interpretação do Brasil a partir de um ponto de vista paulista, já que a obra reúne quase todos os bons astrólogos em atividade em São Paulo na virada do século.

Autores: Adonis Saliba, Ana González, Carlos Fini, Enelci Prado, Hanna Opitz, João Acuio, Lydia Vainer, Maria Tereza Nabholz, Maurice Jacoel, Mauricio Bernis, Nivaldo Figueiredo de Souza, Paula Falcão, Sergio Frug, Sonia M. de Lima, Teresinha Queiroz, Waldyr Bonadei Fücher e Constantino K. Riemma.

Público-alvo: astrólogos e estudantes interessados em Astrologia Mundana.

Possibilidades terapêuticas da Astrologia (Rio de Janeiro: Hipocampo, 1986. 178 p.)

Com assessoria editorial de Valdenir Benedetti e artigos de Anna Maria da Costa Ribeiro, Beatriz Machado, Christina Bastos Tigre, Cláudia Castelo Branco, Cláudia Lisboa, Elifas Alves, Elizabeth C. G. de Carvalho, Jorge Biolchini, Juan Alfredo C. Müller, Júlio César P. Lima, Luiz Henrique F. de Carvalho, Nadja Nicolau e Therezinha Gouveia.

A coletânea, da qual participam psicólogos como o já falecido Juan Müller, que foi pioneiro na criação de um curso de extensão universitária de Astrologia, e o homeopata carioca Jorge Biolchini, dá uma panorâmica das diversas possibilidades de aplicação da Astrologia no campo da psicoterapia e da medicina. É um excelente ponto de partida para quem deseja explorar esta rica interface transdisciplinar. 

Público-alvo: astrólogos e terapeutas.

Rebeldes da MuralhaSão Paulo de Piratininga - Os Rebeldes da Muralha (São Paulo: GaiaBrasilis, 2005. 80 p.)

Nádia Oliveira, Patrícia Boni e Robson Papaleo apresentam uma pesquisa sobre a e evolução da cidade de São Paulo aos olhos da Astrologia Mundial. Uma saga de aventuras, lutas em busca da prosperidade, na chamada Terra das Oportunidades, que uniu povos de todo o mundo.

Esta publicação abre a série de CBA's (Cadernos de Astrologia Brasileira) publicados pela Gaia Astrológica e representa uma belíssima homenagem, em que se misturam História, Astrologia Mundana e um olhar de afeto dos autores para a cidade onde vivem. Imperdível.

Público-alvo: Pode ser lido com prazer por qualquer estudante, mas as correlações entre mapas e fatos serão melhor compreendidas por astrólogos e estudantes avançados.

Segredos e Estilos: a arte da interpretação do horóscopo (São Paulo: Ed. de Autor, 2008. 173 p.)

Coletânea organizada por Valdenir Benedetti, com prefácio de Rodrigo Araês.

Sete astrólogos brasileiros expõem suas técnicas e experiência acumulada em décadas de trabalho prático com Astrologia e milhares de atendimentos realizados: Alexey Dodsworth, A. C. Harres, Edil Carvalho, Gregório Queiróz, Mauricio Bernis, Oscar Quiroga e Valdenir Benedetti.

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

O Timeu de Platão e a Astrologia (Rio de Janeiro: Espaço do Céu, 2004. 148 p.)

A influência de Platão no pensamento astrológica, pesquisada pelo grupo de estudos promovidos pelo Espaço do Céu sob a orientação de Marcus Reis, astrólogo e doutor em Filosofia.

Autores: Celisa Beranger, Lúcia Xavier Sarmento, Marcus Reis, Marilda Goulart, Regina Celia de Souza, Sandra Fanzeres e Thereza Samuel

Público-alvo: leigos interessados em Filosofia, astrólogos e estudantes de todos os níveis.

Leia também: A Astrologia Brasileira em livros

Outros artigos de Fernando Fernandes.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Fernando Fernandes - Dicas editoriais | A Astrologia Brasileira em livros | A Astrologia Brasileira em obras coletivas |
Dimitri Camiloto - Oscar Niemeyer | Oscar Niemeyer 100 anos - Introdução | Parte I | Parte II |
Fernando Fernandes - Perfil astrológico | Benjamim Netanyahu |

Edições anteriores:

Vanessa Tuleski - Perfil astrológico | Heleno, o antagonista de si mesmo | Rodrigo Santoro e Heleno de Freitas |
Redação de Constelar - Simpósio do Sinarj 2012 | Entre na fila, o Simpósio vai começar (de novo!) |



Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva