Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 167 :: Maio/2012

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

EM CIMA DOS FATOS

Demóstenes Torres, Fernando Cavendish e Sérgio Cabral, a feia face da mentira

Fernando Fernandes

Na esteira da CPI para investigar as conexões de Carlinhos Cachoeira, dois políticos e um empresário vão para a linha de fogo. Com Demóstenes Torres, Fernando Cavendish e Sergio Cabral, é a hora e a vez da geração com Plutão em Virgem.

Demóstenes TorresUm dos parlamentares mais influentes da República mantinha, como agora se sabe, estreito vínculo com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso por chefiar um poderoso esquema de corrupção com tentáculos em diversos estados. Trata-se do senador goiano Demóstenes Torres, nascido em 23 de janeiro de 1961 na cidade de Anicuns, Goiás, em horário ainda não conhecido. Sua carta solar mostra que o interesse de Demostenes na política tem relação com um forte Saturno, domiciliado em Capricórnio e hospedando outros três planetas (um em Capricórnio e dois em Aquário, outro signo saturnino).

O mapa de Demóstenes Torres apresenta um aspecto que muitos astrólogos classificam como indicador de mentiras, enganos e mistificações. Trata-se da quadratura Mercúrio-Netuno. Temos aí um símbolo para a palavra (Mercúrio) mágica ou fantasiosa (Netuno), presente tanto em oradores capazes de inspirar as massas quanto em artistas aptos para descrever aquilo que as pessoas comuns ainda não foram capazes de perceber.

Demóstenes utilizou este aspecto quase como um encantador de serpentes. Seu discurso candente, sempre apelando para a ética e o respeito à lei, hipnotizava a opinião pública e abria-lhe amplo espaço na imprensa. O que mais espanta é como o discurso de Demóstenes foi capaz de enganar tantas pessoas durante tanto tempo.

A Lua de Demóstenes é a chave para uma possível retificação de seu mapa. O senador, em seus discursos no plenário e declarações à imprensa, sempre demonstrou um forte grau de agressividade, atacando impiedosamente adversários e situações dúbias. Esse comportamento de "metralhadora giratória" faz pensar que Demóstenes tenha nascido nas primeiras horas do dia, ainda com a Lua em Áries (e não em Touro, como na carta solar aqui apresentada). Contudo, essa possível Lua ariana ainda estará em órbita de quadratura com o Sol, um aspecto de cisão interna que talvez ajude a explicar a estranha dualidade desse personagem: severo defensor da moralidade na aparência, escondendo a falta de escrúpulos no trato com a coisa pública. Nenhuma figura pública lembra tanto a velha história do Médico e do Monstro do que esse surpreendente senador goiano.

Demóstenes Torres

Senador Demóstenes Torres - 23.1.1961, horário não conhecido (calculado para 12h)
Anicuns, GO - 049w58, 16s28.

O empresário Fernando Cavendish

CavendishFernando Cavendish é o dono da construtora Delta, empresa de origem pernambucana que, a partir de 2003, começou a acumular uma quantidade cada vez maior de contratos com todas as esferas do governo, numa ascensão absolutamente inexplicável por vias normais. No Rio de Janeiro, onde a Delta tinha sua base mais sólida, as mais importantes obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas estavam na mão da construtora, incluindo a emblemática reforma do estádio do Maracanã.

Fernando Cavendish virou figura fácil nos noticiários por ter, de um lado, conexões mal explicadas com o contraventor Carlinhos Cachoeira, pivô da mais rumorosa CPI do ano; e, por outro lado, pelas relações nada republicanas com o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro.

Cavendish nasceu em 17 de junho de 1963, em Pernambuco (provavelmente em Recife), em horário ainda não apurado. É antes de tudo um tipo mercuriano, já que Mercúrio está em casa em Gêmeos e hospeda nada menos que outros cinco planetas, dois em Gêmeos e três em Virgem.

Se bem que seu mapa não caiba totalmente em nenhum dos modelos comportamentais, o que mais se aproxima é o Balde, caracterizado quando uma metade da carta é ocupada por um único planeta, que confronta um grupo de nove ocupante da outra metade. No caso do empresário da Delta, este planeta isolado - que recebe, por isso, grande destaque - é Netuno em Escorpião.

O destaque do fator Netuno - planeta da sedução, da fraude e da corrupção sutil e sorrateira - aproxima o mapa de Cavendish do mapa de Carlinhos Cachoeira, onde o mesmíssimo Netuno se encontra em evidência. Por outro lado, Cavendish tem em comum com Demóstenes Torres a dúvida sobre a posição da Lua, que pode estar em Áries, no caso de um nascimento nas primeiras horas do dia, ou em Touro, a partir da metade da manhã.

Fernando Cavendish

Fernando Cavendish - 17.6.1963, horário não conhecido (calculado para 12h)
Recife, PE - 034w54, 08s03.

Cavendish é um empreendedor que gosta de correr riscos e joga alto. A disposição para o tudo ou nada está indicada pelo enquadramento de Marte em Virgem entre Urano e Plutão, os três planetas formando quadraturas com Vênus e Mercúrio em Gêmeos. Contudo, essa configuração de risco tem trabalhado contra o empresário nos últimos meses. Em 17 de junho de 2011, mesmo dia em que Cavendish completou 48 anos, um helicóptero transportando sua esposa, outras mulheres e duas crianças caiu no mar, a caminho de uma festa na região de Porto Seguro, sul da Bahia. Além da trágica perda pessoal, Cavendish passou a lidar, a partir daí, com os holofotes da imprensa, que começaram a esmiuçar suas conexões com Sérgio Cabral (o empresário e o governador do Rio estavam em outro helicóptero).

Naquele momento, Netuno encontrava-se no primeiro grau de Peixes, começando a formar oposição com o grupo de planetas em Virgem e quadratura com Mercúrio em Gêmeos de Cavendish. Netuno oposto a Urano: a queda de um helicóptero (Urano) trazendo a morte no mar (Netuno). A perda da esposa jovem e bonita (Netuno em trânsito entrando em órbita de quadratura com Vênus); e o escândalo (Netuno) das relações com o poder trazendo o nome de Cavendish para os noticiários (Mercúrio em Gêmeos).

Com a prisão de Carlinhos Cachoeira, parceiro da Delta em diversas negociatas, Fernando Cavendish desce mais um degrau no pesadelo. A CPI coincide com Netuno fechando a quadratura exata com Mercúrio natal e com Marte transitando no início de Virgem, trazendo mais e mais turbulência.

Sérgio Cabral, o resiliente

As investigações da CPI também podem colocar em maus lençóis o governador do Rio de Janeiro, em função de suas conexões com o empresário Fernando Cavendish e da excessiva participação da Delta na execução de obras públicas de grande porte no Estado do Rio de Janeiro.

Cabral tem sete planetas distribuídos por dois eixos: Leão-Aquário e Virgem-Peixes. O aspecto mais crítico da carta é a quadratura T entre Saturno, Marte e Netuno. Mostra Cabral como um tipo mais duro do que tenta parecer. Por trás de um certo jeito de malandro carioca e da desenvoltura com as palavras está um homem combativo, que gosta da arena política e costuma se sair bem quando provocado (Sol-Saturno, Saturno-Marte).

Sergio Cabral

Governador Sergio Cabral - 27.1.1963, horário não conhecido (calculado para 12h)
Rio de Janeiro, RJ - 043w12, 22s54.

Com várias oposições na carta natal, Cabral tem algumas qualidades librianas, embora não apresente qualquer planeta nesse signo. É um negociador hábil e sabe lidar com dificuldades, seja contornando-as, seja investindo contra elas com ousadia e truculência.

O mapa da instalação da CPI mostra Netuno em trânsito sobre a Lua natal de Cabral, ao mesmo tempo em que Marte transita sobre o Urano natal em Virgem. Sérgio Cabral está sob forte pressão, e continuará assim durante um bom tempo. De todos os personagens da crise desencadeada com a CPI de Cachoeira, Cabral é o que reúne melhores condições de sair ileso. Sendo um filho de Saturno, o governador do Rio deverá jogar com o fator tempo. Sua carreira política corre riscos, mas provavelmente ainda está longe de acabar.

Leia também: O seco mapa de Carlinhos Cachoeira

Outros artigos de Fernando Fernandes.


Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Fernando Fernandes - Em cima dos fatos | Carlinhos Cachoeira | Demóstenes Torres, Fernando Cavendish e Sérgio Cabral |
Fernando Fernandes - Perfil astrológico | Ahmadinejad, o presidente nuclear do Irã | A Rússia de Vladimir Putin | Tancredo Neves e Coração de Estudante |
Fernando Fernandes - O Ingresso do Sol em Áries | Compreendendo o mapa do equinócio | Previsões detalhadas, país por país |



Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva