Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 166 :: Abril/2012 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

BIOGRAFIA

A Rússia de Putin, o espião que veio do frio

Fernando Fernandes

Vladimir PutinPutin é o governante da Rússia, maior país do mundo, mas poderia ser também um personagem de filme de James Bond. Ex-espião, ex-agente da KGB, Putin tem dois mapas possíveis - e ambos com Plutão angular.

No último dia de 1999, Boris Ieltsin, o cambaleante bebedor de vodka que ocupou o governo russo por quase dez anos, compareceu à TV para o que se acreditava ser a rotineira mensagem de Ano Novo. Contudo, Ieltsin fez mais: renunciou à presidência, despediu-se de seus perplexos concidadãos e apontou como sucessor um homem de 46 anos que, apesar de ocupar o cargo de primeiro-ministro desde agosto de 1999, era ainda uma incógnita para o Ocidente.

Vladimir Putin nasceu no dia 7 de outubro de 1952, em São Petersburgo (antiga Leningrado), filho de um casal de trabalhadores. Graduou-se em Direito em 1975. Sua carreira foi construída na KGB, a agência de espionagem da antiga União Soviética, e teve continuidade nos órgãos de segurança que a sucederam após a queda do regime comunista.

Putin tem mais de um horário de nascimento possível. O mais antigo circula na comunidade astrológica desde o final de 1999, e informa 1h hora da madrugada, deixando o mandatário russo com um Ascendente em Leão e Plutão na casa 1. Na época, a lista de discussão astrológica americana Chaos publicou:

NewsScope's Russian correspondent Boris Izraitel reports Putin's birth time as 1:00 am in Petrograd, as gathered by Moscow astrologer Sergey Klimov. This puts 14 degrees Leo Rising”. (O correspondente da NewsScope na Rússia, Boris Izraitel, informa que o horário de nascimento de Putin é 1h da madrugada, conforme dados coletados pelo astrólogo Sergey Klimov, de Moscou. O Ascendente resultante cai em 14º de Leão.)

Putin, 1ª hipóteses - 1h da manhã

Vladimir Putin – 7.10.1952 – 1h – São Petersburgo, Rússia – 59n55, 30e15
(dados informados em suposta entrevista pessoal)

Foi este o horário que utilizamos para analisar a carta de Putin na edição de janeiro de 2000 de Constelar. Contudo, mais tarde o astrólogo americano Richard Nolle corrigiu esse horário para 13h (uma hora da tarde), citando o mesmo Boris Izraitel e informando que o horário fora citado pelo próprio Putin numa conversa com um jornalista cujo nome não chegou a ser revelado.

Em setembro de 2009 o ISAR divulgou em seu boletim o horário de 16h10 LT (13h10 UT), supostamente retificado por um astrólogo suíço. Outro astrólogo russo, Mikhail Borisovich, propôs em 2001 o horário retificado de 2h47 da madrugada. Contudo, o horário oficial é aquele adotado pelo site de dados Astrodatabank, com base em e-mail respondido diretamente pelo jornalista responsável pelo site pessoal do dirigente russo. Na mensagem, o webmaster Stef de Groot cita a certidão de nascimento de Putin para informar que o dirigente nasceu "às 9h30 da manhã, horário de Moscou, na cidade de São Petersburgo".

Caso resolvido? Nem tanto, pois logo surgiram as desconfianças. Alguns astrólogos europeus lembram que Putin era espião, e a KGB normalmente criava identidades falsas para seus agentes, com o objetivo de dificultar sua captura. Outros ressaltam o fato de que na Rússia não eram emitidas certidões de nascimento, e que, portanto, o webmaster Stef de Groot poderia estar mentindo.

Em vista de tantas dúvidas, fiquemos com a informação oficial, mas lembrando que é preciso tratá-la com toda a cautela.

Putin, mapa oficial

Vladimir Putin – 7.10.1952 – 9h30h – São Petersburgo, Rússia – 59n55, 30e15
(dados da suposta certidão de nascimento)

Um tipo muito plutoniano

A carta de Putin calculada para às 9h30 mostra o signo de Escorpião no Ascendente e Plutão no Meio do Céu. Quatro planetas distribuem-se em Libra, sendo que o destaque é Saturno em 17°25’ de Libra, conjunto ao Sol, a Netuno e a Mercúrio. Este trio de planetas recebe ainda uma quadratura de Urano em Câncer.

Este mapa é essencialmente semelhante ao primeiro, que utilizamos no ano 2000: na hipótese de dez anos atrás, Plutão em Leão estava no Ascendente; na carta oficial, Plutão em Leão está no Meio do Céu e Escorpião, signo de Plutão, ocupa o Ascendente.

Com Plutão angular, temos o retrato de dirigentes capazes de agir subrepticiamente de modo a alterar o modo de vida da população. Não se trata necessariamente de uma qualidade negativa, mas é inegável que Plutão sempre age por meios discretos, quase invisíveis, às vezes a serviço de um projeto de poder pessoal, às vezes como instrumento de um partido, um grupo de interesses ou de uma organização ideológica. Costuma haver muita coragem pessoal para enfrentar as crises, normalmente com adoção de uma atitude de "tudo ou nada". Neste aspecto, não esquecer que, nos doze anos em que está no poder, Putin jamais deixou de partir para o confronto direto com aqueles que considera os inimgos do Estado: os separatistas da Chechênia, os incômodos vizinhos da Geórgia, a imprensa e os empresários poderosos que ousaram uma atuação independente da política oficial.

A última coisa que se poderia dizer de Putin é que seja um incoerente: agiu com mão de ferro sobre os chechenos em 1999 e continua agindo com mão de ferro até os dias de hoje; jamais negocia com terroristas, mesmo que à custa da morte de reféns, como aconteceu na invasão de um teatro russo, há alguns anos; e mandou para a cadeia sem qualquer cerimônia alguns dos empresários mais ricos da Rússia, sempre por acusações de corrupção.

Podemos acrescentar que Plutão angular tem um modo próprio de impor-se aos demais, semelhante à forma como o regime teocrático dos faraós egípcios manifestava seu poder perante o povo e as potências estrangeiras. O objetivo dos monumentos e estátuas colossais, como as do templo de Abu-Simbel, era criar uma impressão impactante, esmagadora, que reduzia o adversário à paralisia pela percepção de sua própria pequenez. Os assírios faziam algo semelhante quando invadiam algum país vizinho: chegavam em uma cidade, trucidavam todos os habitantes com requintes de crueldade, faziam pirâmides de cabeças cortadas e deixavam escapar alguns nativos que, apavorados, encarregavam-se de espalhar o pânico por todas as regiões vizinhas. Esta estratégia de aniquilação do adversário pela ação imediata e avassaladora é um dos recursos de Plutão, no Ascendente ou no Meio do Céu. Putin, que aliás é faixa preta de judô, utilizou-a ainda quando ministro de Ieltsin, em 1999, para esmagar a resistência dos rebeldes chechenos. O resultado de três meses de guerra foi “um cenário de terra arrasada e com um custo brutal para os civis” (Revista Época, nº 85). Este homem que chama os chechenos de “vermes separatistas” pode utilizar a mesma estratégia em outras regiões, se preciso for, e em escala ainda maior.

A ênfase em casas de Água (casa 4 na hipótese da 1h da manhã e casa 12 segundo a certidão oficial) coloca Putin em sintonia com os sentimentos mais profundos do povo russo, onde vicejam ainda aspirações nacionalistas. É um homem capaz de reacender no povo comum o orgulho de pertencer à pátria-mãe, assim como estimular a retomada dos projetos pan-eslavistas (a confederação de todos os povos eslavos, incluindo ucranianos, bielorrusos e búlgaros, por exemplo).

Putin sem camisaVladimir Putin adora ser fotografado assim, em poses esportivas, exibindo a boa forma física conquistada no tempo em que foi agente secreto e faixa preta de judô.

O Sol de Putin está em conjunção com Saturno. Como este aspecto se dá em Libra, a conjunção enfatiza Saturno, que está exaltado neste signo, enquanto o Sol está em queda. Putin é um homem frio, ponderado, cauteloso, capaz de planificar com cuidado suas ações. Tem o perfil do tecnocrata com disposição para transformar-se em autocrata. Sua carreira como agente de segurança na antiga Alemanha Oriental (em outras palavras: um espião) e depois como chefe do Serviço de Segurança Federal é reflexo desta configuração. Saturno também está em conjunção com Netuno, planeta que tem a ver com ideologia, crenças e propaganda, mostrando Putin como um dirigente capaz de ancorar suas ações em razões ideológicas e torná-las aceitáveis a partir de um eficiente marketing político.

Escrevemos em janeiro de 2000, quando Putin substituiu Boris Ielstsin:

Sob o governo de Vladimir Putin, a Rússia não verá seu chefe de Estado beliscando o traseiro de secretárias ou recebendo governantes estrangeiros com passos trôpegos e voz empastada. Ieltsin, o urso bêbado e doente, saiu de cena. Quem está no trono da águia de duas cabeças do Kremlin, e com pleno controle sobre o arsenal nuclear soviético, é agora um homem de olhos de águia que reúne a frieza do elemento Ar, a paciência ruminante de Touro e uma fortíssima Vênus, dispositora de seis planetas, no reservado signo de Escorpião.

Passados dez anos, só temos de rever o trecho que fala da "paciência ruminante de Touro": se Putin realmente nasceu às 9h30 da manhã, sua Lua não estaria no final de Touro, e sim no início de Gêmeos, um signo muito mais mental e articulado. Nesses doze anos, Putin jamais deixou de mostrar sangue-frio e rapidez intelectual. O dirigente russo reage com aparente serenidade aos piores desafios (inclusive as crescentes manifestações de descontentamento popular) e encara vitórias e derrotas com a mesma indiferença de um tipo com excesso de Ar no mapa e Plutão dominante.

Um bom tira-teima a respeito do verdadeiro horário de nascimento de Putin é o trânsito de Netuno, que entrou em Peixes definitivamente em 3 de fevereiro de 2012. Se Putin nasceu no início da madrugada, com Lua em Touro, a quadratura de Netuno em trânsito à Lua natal já ocorreu. correspondendo aos fortes protestos populares contra possíveis fraudes (Netuno!) nas últimas eleições russas, em dezembro de 2011. Contudo, a prevalecer o mapa das 9h30 da manhã, o auge do trânsito ainda virá em junho de 2012, quando a Lua no início de Gêmeos estaria sob o fogo cruzado da quadratura Netuno-Júpiter. Poderemos ter aí fortes problemas envolvendo fraudes, novos escândalos e abastecimento de petróleo e gás, uma das maiores riquezas russas. Ao que tudo indica, até o segundo semestre de 2012 teremos a resposta sobre o verdadeiro mapa do espião da KGB que governa o maior país do mundo.

Outros artigos de Fernando Fernandes.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Fernando Fernandes - O Ingresso do Sol em Áries | Compreendendo o mapa do equinócio | Previsões detalhadas, país por país |
Fernando Fernandes - Biografias astrológicas | A Rússia de Vladimir Putin | Tancredo Neves e Coração de Estudante |

Edições anteriores:

Fernando Fernandes - Rio de Janeiro | Todos em uma só maré | A viagem de Estácio de Sá |
| Malandros e rebeldes | A alma carioca, casa por casa |
Fernando Fernandes - A crise da Síria | A guerra civil em quatro mapas |
| Bashar al-Assad, o lado escuro de Harry Potter |



Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva