Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
ELEIÇÕES 2004

As cartas na mesa em Curitiba

João Acuio

 

O inesperado comanda a eleição em Curitiba

Ao olhar os trânsitos, arcos solares e progressões secundárias, você verá a presença de Urano e Plutão inúmeras vezes. E também de Júpiter.

No dia 3 e 31 de outubro, a Lua progredida estará sobre o Urano da cidade, apontando que esta eleição estará sobre o signo do inesperado. Veja você que inglório: qualquer previsão pode falhar nesta eleição. Incluindo as pesquisas, evidentemente.

Então, tenha isso em mente: Lua progredida sobre Urano - o inesperado!

Saci, Urano também aparece em trânsito no meio-céu da cidade. Você sabe que o meio-céu, a casa 10, trata do governante. Enfim, Meio-Céu é o governo. Urano lá sugere uma ruptura com quem é situação. Sei que vai dizer que está difícil saber quem é situação e quem é a oposição nesta eleição etc. e tal, mas vamos separar o joio do trigo: Osmar Bertoldi é o candidato mais próximo da situação. Isso é inegável. Inclusive, ele é chamado de candidato do Cássio, atual prefeito. Portanto, Urano eletrificando o Meio-Céu conta contra o Bertoldi.

Falando em Urano, sabia que Curitiba tem um time de futebol chamado Urano Futebol Clube? Quem sabe uma pesquisa eleitoral com os seus integrantes não aponte o futuro prefeito?

Também temos outro trânsito forte: o caminhar de Plutão quadrando Netuno. Isso é importante, porque Netuno é um dos co-regentes da 10, isto é, do governo estabelecido. Este trânsito está dizendo, entre muitas coisas, que Netuno não tem muita chance dessa vez. Trocando em outras palavras: candidatos que tenham Netuno forte, no natal, ou em trânsito ou em direção, terão menos força na eleição. Outro fator que reforça essa condição é o Arco Solar de Plutão quadrando o Meio-Céu em Peixes. A situação da Situação é a perda.

Outro planeta que devemos levar em consideração é Júpiter, exatamente por também reger a 10, a casa do governante. Você muito bem sabe, Peixes tem dois regentes: Netuno e Júpiter. Nos dias da eleição, Júpiter sairá de Virgem, ingressando em Libra, ativando em trígono tanto o Urano quanto o Júpiter natal (embora este último numa órbita extensa). Quer dizer, Júpiter não está sendo pressionado tensamente.

Júpiter também se opõe ao Sol-Mercúrio em Áries, como querendo dizer que quem for muito Sol, ou melhor, Marte, já que Marte é o dispositor deste Sol-Mercúrio, também se enfraquece. É uma oposição, afinal.

O que estamos fazendo aqui, Saci, é dizer quais são as cartas que ganham o jogo. Quem estiver segurando Netuno, tá maus. Quem estiver segurando Júpiter, está melhor. Quem estiver segurando Marte, tá maus. Quem estiver segurando Vênus, está bem. Quem estiver com Plutão e Urano, também está bem. Saturno, Lua, Sol e Mercúrio, não contam nem a favor, nem contra, ou pouco.

Estou vendo a sua cara de interrogação: por que Vênus? Simples: por causa do Júpiter em Libra. Quem rege Libra é a Vênus. E também por Saturno estar em sextil com o Ascendente em Touro, que também é regido por Vênus. Enfim, será eleito aquele que for beijado primeiro por uma mulher.

Saci, é claro que há outros aspectos, tal como Saturno conjunto a Plutão, Saturno trígono a Netuno, ou Plutão em trânsito conjunto a Saturno. Saturno rege a 9 e não a 10, a do governo. Então, este Saturno está tratando de outro assunto da cidade. Urano no Meio-Céu e Plutão quadrando o regente da 10 são mais contundentes. Ô Saci, por que tu não concorres ao pleito? Poderia orientar astrologicamente você e seu marqueteiro.

Muito bem, agora basta ver o mapa dos candidatos e ver qual é mais condizente com essa expectativa do mapa da cidade: Urano, Plutão, Júpiter, Vênus.

Vamos começar por Rubens Bueno.

Rubens Bueno, o superjúpiter

Saci, Rubens Bueno é super Júpiter. Júpiter no Meio-Céu, Lua em Sagitário. Urano-Mercúrio no Fundo-do-Céu caracteriza Rubens também como Urano. No entanto, Bueno também tem Netuno no Descendente, o que começa a botar água na sua eleição, segundo o nosso raciocínio.

Rubens Bueno - 23.5.1948, 02h00 (aproximado) - Sertanópolis, PR - 23s04, 51w01.

Inclusive Rubens Bueno é o mais Urano porque é o mais independente, o que ele inclusive afirma na sua propaganda. Agora, o excesso de Urano faz com que a pessoa fique no ar, perdendo em chão. E ele está sob um trânsito de Urano fortíssimo, se opondo a Marte e quadrando o Sol e a Lua. É o mais Urano dos candidatos.

Curioso que o candidato que melhor fale, por ter um Mercúrio-Urano afiado, dispondo de Marte num signo também de comunicação, Virgem, não tenha tempo na televisão. Ironia do destino, diria.

Este Marte, em segundo plano, também conta contra, como vimos. Este Marte é forte, já que é o regente do seu ascendente em Áries. Agora, tem uma Vênus angular também. Infelizmente quadrada a Netuno. Netuno na sete faz com que Rubens se associe com fumaça.

De qualquer forma, Rubens tem sorte. Com Júpiter no Meio-Céu e Lua em Sagitário, diria que ele é um sortudo. Parecido com o Gastão do Walt Disney. O problema, realmente, é a falta de estrutura e tempo na TV. Falta de Saturno, em linguagem astrológica. Quer dizer, ausência de apoio, planejamento e aliados.

Mas o saldo será bom, afinal, Lua progredida estará conjunta a Júpiter, aproximando-se do Meio-Céu. E Júpiter em trânsito sextil a Lua. Simples, Saci? Lua = popularidade, Júpiter = expansão, juntando um mais um, resulta em muitos votos. Agora, pena ele estar no meio de um arco solar de Netuno sobre a Lua, e trânsito de Netuno se opondo ao dispositor da sua casa 10, a das honras e dignidades: o que sugere novamente fragilização da estrutura necessária para ganhar uma eleição deste porte. Forte candidato por ter afinidade astrológica com o mapa de Curitiba, mas enquanto não tiver tempo na televisão para apresentar suas propostas, uma por uma, para uma cidade com uma população tão criteriosa, desconfiada - Lua em Capricórnio, terá dificuldades em alçar vôos maiores.

Em suma, se tivesse menos Netuno na jogada, um pouco menos de Urano (há muito Urano), e mais Vênus, que significa mais e melhores associações, Rubens Bueno estaria com melhores cartas para disputar este jogo. Com essas cartas, acaba se tornando jogador de blefe.

Saci, por que as pessoas não colocam na cabeça, uma vez por todas, que a Astrologia é uma espécie de bússola de navegação? Que Astrologia é melhor quando ainda não se escolheu a embarcação, os tripulantes e muito menos a rota de navegação?

Bertoldi, o candidato da situação

Atalhos de Constelar 75 - setembro/2004

Eleições 2004 | Análise geral: eleitores frios e de pavio curto |
São Paulo | Serra e Marta Suplicy na gangorra | Maluf, Erundina, Paulinho e Rossi |
Rio de Janeiro | A Cesar o que é de Cesar | Crivella, Jandira, Conde e Bittar |
Curitiba | As cartas na mesa | Rubens Bueno | Bertoldi e Ângelo Vanhoni | Beto Richa |
Mais eleições | Belo Horizonte e Porto Alegre |
Analisando trânsitos | Mercúrio, Urano e turbulências na imprensa |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.