Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
RENATO RUSSO

"Ouça no Volume Máximo!"

João Acuio

 

Se me vejo feliz, quase sempre exijo um talvez

Há mais forças sob este céu a considerar, como por exemplo, Ascendente, Quíron, Mercúrio, Vênus e Cauda-do-Dragão no ambivalente signo de Peixes. No camaleônico signo do quase ser é melhor que ser. O signo que tem a ver com Dioniso ou Baco, deuses do êxtase e do entusiasmo.

Peixes está associado ao êxtase, à mediunidade ou às drogas, que tanto podem abrir as portas da percepção quanto as do inferno. A experiência associada a Peixes é exatamente a do contato com o divino. O êxtase provocado num rito movido a muito batuque de atabaque ou numa rave movida a drum'n bass e ecstasy, ou ainda, o entendimento momentâneo e fugaz que o álcool pode propiciar ou a sensação de unidade no meio do caos que a meditação ou a sexualidade podem propiciar, são atalhos e caminhos para encontrar Deus.

A insanidade e o caos, a poesia e a sabedoria do "só sei que nada sei" vivem juntos no coração dessa experiência. Peixes contém ambigüidade, sadomasoquismo, inspiração e encanto suficiente para ser convidado a estar mais perto de Deus. Ou ao nome que se queira dar a essa "força estranha que nos mete medo". Uns chamam de amor.

Uma mente racional, causal, controladora, leva uma surra de Peixes e Netuno, seu planeta regente. É como se você insistisse em jogar xadrez com Glauber Rocha enquanto ele joga xadrez como se estivesse jogando damas.

Pode causar muito medo um trânsito tenso de Netuno ou medo crônico a quem tem essa experiência como estruturadora da personalidade ou, em outras palavras, quem tem Netuno evidente no mapa natal: Netuno no Ascendente ou no Meio do Céu, uma Casa 12 repleta de planetas ou um Sol quadratura Netuno ou vários planetas em Peixes, o caso de Russo. Causa medo e, conseqüentemente, fuga, pelo medo de se dissolver.

Wilhelm Reich, ao estudar a função de orgasmo, mostrou que quando a pessoa experimenta um orgasmo pleno, há uma espécie de derretimento do corpo. A musculatura, antes contraída em anéis, dissolve-se. É a idéia de que a neurose instala-se na musculatura, a psicologia molda-se no corpo. Nossos medos, psicopatias, carências, autismos e defesas psicológicas nos encouraçam. Enquanto para Freud o psiquismo manisfesta-se nos sonhos, nos atos falhos e no sintoma, para Reich a psique revela-se principalmente no corpo, na musculatura.

Além disso, Reich mostrou que a aproximação da experiência relaxante e prazerosa é, muitas vezes, entendida como enlouquecedora e causadora de pânico. As defesas psicológicas, principalmente a da psicologia masoquista, consistem em afastar a todo custo essa sensação de derretimento.

Paradoxalmente, buscam-se instantes que alimentem a sensação de êxtase, de relaxamento psicológico: seja embriagando a censura, fumando a disciplina ou inspirando uma canção.

Ou vendo alguém se desmembrar por nós.

A violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais
Enquanto o caos segue em frente, com toda a calma do mundo
E quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima

Introdução
Urbana Legio Omnia Vincit
A minha religião é Renato Russo
Calculei seu ascendente num recibo de aluguel


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.