Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

UMA COMPREENSÃO ASTROLÓGICA DA CRISE DA AMÉRICA
"With Love, WTC"

João Acuio
Início | Parte 6

O Suicídio do guerreiro santo

Vimos, dias depois, os bombeiros que morreram no atentado transformarem-se em símbolos da atual história americana. Bombeiro é uma espécie de guerreiro salvador. Nada mais condizente para resolver a tensão da quadratura Marte-Netuno na carta americana: o herói que sacrifica a própria vida por um ideal. Aliás, os terroristas que deram a sua vida pelo atentado, e Mishima, fazem juz a essa configuração: o guerreiro santo.

Agora, na guerra interpretada pelos olhos americanos, CNN, o status dos militares foi às alturas. Os jovens querem combater o inimigo oculto (Marte regente da 12): os terroristas. Morrer pelo país é uma questão de orgulho. A classe militar (Marte-Saturno) ganhou status. Uniformes, tecnologia e estratégia militar voltaram às telas televisivas.

Nada me chocou mais do que ver um piloto americano escrever num míssil que seria jogado logo depois sobre as ruínas do Afeganistão as palavras "with love (com amor), World Trade Center.

Nada melhor para unir um país do que uma guerra. Mas quando será que eles vão compreender que a cultura em que acreditam produz serial killers? Verdadeiros Coringas, espécies de terroristas individualistas, que assassinam a mando de sua inconsciência, tornando-se, inclusive, celebridades.

Quando a Primeira Guerra Mundial começou, a expectativa era de que durasse semanas. Durou quatro anos. E agora, com o envolvimento americano na Ásia Central?

A guerra é muito importante para deixar na mão dos generais

Plutão e Saturno continuarão pressionando Marte nos próximos anos. Saturno fará conjunção exata com Marte em julho próximo. O medo (Saturno) que se espalha por todo os EUA poderá fazer com que prestem atenção em si mesmos. Ou convencê-los de que a guerra é a única solução a ser tomada para eliminar o mal. Plutão fará oposição exata a Marte no início de 2004. Prepare o luto, porque o Guerreiro estará morto. Ou agoniando. Não duvido que veremos mortos virarem mártires.

Será que o povo americano, para restituir o valor do guerreiro, fará apenas uso de uniformes e B'52s? Quando o instinto, representado por Marte e Plutão, será considerado com maior importância nessa cultura? Quando os homens dirão alguma coisa?

Marte é corpo. Plutão e Saturno tocando Marte obrigarão o corpo simbólico que sustenta a cultura americana a se transformar. Ou morrer. Seria melhor que os Estados Unidos voltassem a ouvir os poetas.

"A guerra é muito importante para deixar na mão dos generais." A frase é do poeta paranaense Paulo Leminski, e a ilustração é a Liberdade conduzindo os homens, Delacroix, 1830).

Conheça outras matérias de João Acuio.


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.