Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

UMA COMPREENSÃO ASTROLÓGICA DA CRISE DA AMÉRICA
"With Love, WTC"

João Acuio
Início | Parte 2

Projeção cósmica

Depois de avistar, com os olhos da Ciência, Urano, Netuno e Plutão, muito dos significados atribuídos a Saturno migraram, agora sim, ao planeta mais distante de todos nós: o oculto e temido Plutão.

Não sei como isso acontece, mas o fato é que ficou a cargo de Plutão impor limites ao mundo globalizado. Somente Saturno não bastaria para vigiar o homem. Agora temos também Plutão para essa tarefa. E nos acontecimentos do dia 11 de setembro, ambos estavam lá. Assim como também na Primeira e Segunda Guerra Mundiais, na quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, no primeiro choque do petróleo, em 1973, e outros tantos fatos históricos importantes. Não há nada melhor para impor limites do que uma boa crise.

O encontro marcado com Plutão e Saturno é sempre dramático. Cruza de Nelson Rodrigues com Dalton Trevisan. Por que será que vemos fatalidade rodrigueana no céu quando o Senhor dos Infernos está presente?

Estamos cansados de dizer que os astros apenas sugerem, não agem. A gente sabe que o Olimpo está no céu - essa verdadeira tela de projeções -, mas o projetor de imagens está lá atrás, no escurinho de nossa alma. Mas o que querem as nossas almas? Será que querem ler Cecília Meireles, para variar? Ou apenas tirar uma carta de tarô?

EUA na cartomante

Se fôssemos tirar tarô para os Estados Unidos, com certeza sairia a carta da Torre, conhecida também como a Mansão de Deus ou a Torre da Destruição.

No Tarô de Marselha, a lâmina da Torre assemelha-se muito àquela imagem vista por milhares de pessoas no mundo todo: a aniquilação da torre, devido a um raio, e a queda de pessoas do alto da destruição.

Como nos EUA, tudo tem que ser exagerado, devido ao seu ascendente em Sagitário, as torres eram duas, as pessoas se jogando eram muitas, e foram necessários dois aviões. Pura megalomania, coisa de Guiness Book. Curioso que o outro planeta pressionando o mapa dos EUA é exatamente Urano - o Senhor dos Raios -, junto à Lua radical, significadora da casa.

Mas qual é o significado da Torre? Segundo Irene Gad, "significa ruína, transmutação, desgraça, restrição do desenvolvimento prematuro. Quando todos os perigos parecem superados, a pretensão constrói uma Torre de Babel. O indivíduo imagina que se tornou divino, acredita que a própria meta foi alcançada; a torre é então designada A Casa de Deus, construída para celebrar a própria santidade `autopercebida`. Mas o orgulho é o pecado primordial e é, por isso, punido com a maior das inclemências: o raio faz desmoronar a torre e lança seus construtores ao chão. Tudo então chega ao fim." [Tarô e Individuação, Dra. Irene Gad. Ed. Mandarim, p.258.]

Gad, ainda, associa a Torre ao planeta Urano, que, segundo ela, "na melhor das hipóteses, é o grande libertador, aquele que desperta". Como também, continuando, "sob a influência de Urano, podemos nos tornar tão absortos na excitação da descoberta e da experiência que podemos chegar aos extremos de menosprezo absoluto pela tradição e pela limitação humana". [Idem, p.258-259.]

Em outras palavras, a Torre, quando aparece num jogo, sugere orgulho, falta de humildade, arrogância. Se por um lado a Torre é necessária para materializar "a presença de deus", com o passar do tempo ela também impossibilita o frescor do inesperado. É quando "Deus" há muito mudou de morada.

Essa experiência está acontecendo com o povo americano.

E com isso não estou desculpando o terrorismo. Mas os próprios americanos terão que admitir: a prepotência chegou as raias da loucura.

Uma superposição das imagens da Torre ou "Maison-Dieu", conforme representação do século XVIII, e das torres do WTC atacadas por aviões pilotados por terroristas.

Os EUA foram arrogantes ao não assinar o tratado de Kyoto (apesar de ser o país mais poluente do mundo), por recusar de pagar dívidas à ONU, pela falta de interesse pelos conflitos no Oriente Médio, pela falta de responsabilidade de sua indústria farmacêutica com os doentes de AIDS do continente africano (colocando os lucros no lugar da vida), pelo constante imperialismo cultural com a sua gigantesca indústria cinematográfica, sem falar do seu protecionismo sem escrúpulos etc etc etc. O povo americano produziu muito da beleza do mundo. Mas com o passar do tempo fizeram do próprio umbigo o centro do universo.

Essa coisa de olhar somente para o próprio umbigo me faz lembrar de um desenho divertidíssimo dos Simpsons no qual a embaixada americana na Austrália armou toda uma tecnologia para que a água da descarga do vaso sanitário girasse no mesmo sentido em que gira nos EUA, já que no país dos cangurus a água girava ao contrário.

Se você ainda tem dúvidas sobre o excessivo orgulho americano, ouça a canção Lourinha Americana, do Mestre Laurentino, gravada pela banda Mundo Livre S/A, que diz assim:

"Essa é para detonar o muro... É, pois o muro de Berlim foi abaixo e o mundo inteiro festejou. Agora, por que será que todo mundo fica indiferente a esse vergonhoso muro americano"? (...) "De qualquer ponto em que se esteja em Tijuana se vê o paredão metálico de cinco metros de altura. O mesmo acontece em Mexicali, Sonoita, Nogales, Agua Prieta, Ciudad Juarez, Ojimaga, Ciudad Acuña, Piedras Negras, Nuevo Laredo, Reynosa e Matamortos. Ao todo são mais de 3 mil quilômetros de chapas de ferro e cimento, postes com luzes, câmeras e sensores eletrônicos. Do outro lado, o mundo livre. Para entrar no México, vindo dos Estados Unidos, a liberdade é total. Segundo um estudo da Universidade de Houston, entre 94 e 98 pelo menos 1200 imigrantes morreram na tentativa de cruzar a fronteira e despistar a maldita migra. Muito menos, por exemplo, foi o número de pessoas mortas tentando atravessar o não menos monstruoso muro de Berlim - pouco mais de 800 em cerca de trinta anos."

A destruição da torre fez com que a gente voltasse a discutir essas questões. Como também arrancou o véu que não nos fazia ver que quase um terço do mundo tem umbigo muçulmano. Cultura esta que se baseia na tradição, representada pelo eixo Câncer-Capricórnio, Lua-Saturno.

Superman é sagitariano


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.