Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

O ALINHAMENTO DE MAIO E OS CICLOS DE PLANETAS LENTOS
Liberdade, Democracia
e a Era de Aquário

Marcelo Yamauchi
Início | Parte 3

Trânsitos de Netuno no século XX

Netuno em Câncer (1901-1916)

Geração caracterizada pelo nacionalismo, valores tradicionais e conservadores e pelo "morrer pela pátria" tão em voga nas guerras do início do século XX. Esta geração será a que iria testemunhar - e mesmo apoiar - a ascensão ao poder dos partidos direitistas na Europa.

Netuno em Leão (1916 a 1928)

Glamour, idealização do poder, sonhos de glória, "geração Hollywood". Forte influência da mídia cinematográfica a partir desta geração, com as pessoas admirando e querendo imitar os astros e estrelas de cinema. Quando adulta, ela irá compor a massa anônima dos soldados que irão lutar e morrer nos fronts da II Grande Guerra e da Guerra da Coréia.

Netuno em Virgem (1928 a 1943)

Crença cega na massificação do trabalho como meio de melhoria de vida, no progresso dos remédios, técnicas de curas etc. Esta geração presenciará o horror da II Guerra em sua infância/adolescência e o surgimento das políticas discriminatórias racistas do regime nazista e do apartheid sul-africano. Também vivenciará quando adulta a onda de euforia e prosperidade das décadas de 60 a 80 e a ilusão de que a mecanização do trabalho iria necessariamente trazer a prosperidade humana.

Netuno em Libra (1942-3 a 1957)

Geração "Baby Boom", do rock, paz e amor, conceitos mais flexíveis de relacionamentos. Este grupo geracional, quando entrar na adolescência, irá detonar o processo culturalmente conhecido como a "revolução (?) sexual". Por ser a primeira geração a nascer no período pós-II Guerra e conhecer as privações econômicas oriundas deste conflito e logo após, quando atingir a idade adulta irá estimular o consumismo de seus filhos, como se para compensar aquilo que não pudera ter quando criança.

Netuno em Escorpião (1957 a 1970)

Geração "X". Crença no oculto, no misterioso, exacerbação da liberação sexual, aumento do consumo de drogas pesadas, esta geração quando entrar na adolescência será a típica geração "problema", mais rebelde do que a anterior. E, diferentemente da geração Netuno/Libra, ela estará mais orientada para a busca do poder (oculto/ostensivo) na idade adulta que por supostos ideais de paz e amor.

Com Netuno em Câncer, no início do século XX, a Europa mergulha na I Grande Guerra, fomentada por ideologias nacionalistas. A geração de Netuno em Câncer ainda veria outra guerra, a de 1939-45, ainda mais sangrenta.

Netuno em Sagitário (1970-1984)

Ressurgimento do Ecumenismo, maior aproximação oriente-ocidente, crescimento de seitas "alternativas" (Hare Krishna, New Age, Budismo Tibetano e outras) etc. Da mesma forma que a geração Netuno-Libra, este grupo poderá vir a ser motivado por supostos ideais ecumênicos, religiosos ou internacionalistas quando atingir a idade adulta e surgirem líderes nascidos nesta época. Contudo, a motivação estará mais voltada para ideais distantes que pelos relacionamentos. E esta geração será muito influenciada pela mensagem de desvalorização de ideais nacionalistas, privatização, globalização etc., veiculada insistentemente pela mídia.

Netuno em Capricórnio (1984 a 1998)

"Fim" (?) das ideologias, surgimento da chamada "Nova Ordem Mundial", início do processo de globalização de mercados, abusos de poder, corrupção ostensiva da política, mentalidade fortemente utilitarista distorcendo as relações pessoais, profissionais, religiosas e políticas - a visão de que tudo pode ser avaliado como mera mercadoria. Pode ser que esta geração - caso alcance a idade adulta - seja a primeira a sofrer os efeitos de crises político/econômico/sociais de caráter mundial, assim como a decepção com o ideal globalizante. É de se esperar que ela seja mais pragmática e até mais cínica do que a geração anterior, uma vez que será provavelmente a primeira a sentir os efeitos futuros da globalização e da concentração de riquezas.

Netuno em Aquário (A partir de 1998)

A maioria dos manuais de astrologia fala de surgimento de uma "Nova Era de Paz", "Nascimento de uma nova civilização" e coisas deste tipo. Mas não sei não... De positivo, esta geração irá assistir provavelmente a um grande desenvolvimento científico e tecnológico, além da lenta desagregação do status quo político vigente como foi o ciclo passado (a geração nascida entre 1834 a 1847, quando atingiu a idade adulta, testemunhou a desagregação dos regimes absolutistas na Europa e preparou o terreno para a consolidação da Revolução Industrial).

Ou - de forma mais pessimista - poderemos assistir a uma robotização em massa da humanidade e o solapamento das mais nobres aspirações humanas em prol de um absurdo ideal neoliberal/globalizante.

Se a passagem de Netuno em Leão marcou uma geração que viveu e morreu - literalmente - por um punhado de pretensos líderes, como Hitler, Mussolini, Stalin e Mao-Tse-Tung, esta geração poderá viver e morrer por supostos ideais fraternais e coletivos - mas no fundo, fazendo sempre o eterno jogo dos poderosos.

Trânsitos de Plutão no século XX


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.