Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

O ALINHAMENTO DE MAIO E OS CICLOS DE PLANETAS LENTOS
Liberdade, Democracia
e a Era de Aquário

Marcelo Yamauchi
Início | Parte 2

O confronto de valores no alinhamento de maio de 2000

Sei que muita gente está de "antena ligada" no grande alinhamento de maio, assim como na conjunção Júpiter-Saturno que acontecerá no final deste mês de maio de 2000. Se permitem uma opinião, caso houver uma crise qualquer nas bolsas de valores em nível mundial, como já foi sugerido por diversos astrólogos, o impacto será violento.

A base da sustentabilidade do status quo atual, da tão decantada prosperidade americana e a própria razão de ser da globalização e das fusões entre empresas está nos lucros auferidos pelas bolsas de valores. Contudo, sabe-se que boa parte do volume nelas movimentado é meramente virtual, resultado de inúmeras sobrevalorizações de negócios que não encontram lastro no mundo real.

Se as bases da economia "caírem na real" (conjunção Júpiter-Saturno em Touro...), ela própria poderá entrar em colapso, fazendo surgir uma era de incertezas e desencanto que pode levar ao ressurgimento de certos anseios até então reprimidos pela retórica oficial do Capitalismo, como a questão nacionalista e da dominação territorial como instrumento de segurança externa.

Esta hipótese, para ser vitoriosa, terá de contar com a força de Urano em Aquário em seu próprio signo e auxiliado por Netuno, ambos em quadratura com os astros reunidos no signo materialista e conservador de Touro. Os resultados deste embate seriam imprevisíveis.

Outra hipótese é a de que o stellium dos planetas em Touro leve o mundo a um triunfo dos valores conservadores, materialistas e reacionários - pela questão de superioridade numérica e pela tendência do ser humano de resistir a todas as mudanças - com todos os desdobramentos negativos possíveis, especialmente para as camadas populares e para as esperanças de um mundo mais justo e compreensivo.

Na hora da crise, os ideais de liberdade são trocados por "líderes providenciais", como na Alemanha nazista. A passagem de Plutão em Leão coincidiu com o auge do culto à personalidade e da violência institucionalizada.

O que o novo milênio nos reserva

Espero estar totalmente enganado a este respeito, mas creio que somente após a passagem de Plutão por Aquário - o que ainda vai demorar muito - o inconsciente coletivo da humanidade poderá estar um pouco mais apto para começar a lidar com as questões de liberdade, igualdade e democracia, sem estar preso a visões restritas da realidade, como a mídia e certos interesses obscuros tentam impingir.

Contudo, devemos estar cientes que este trânsito não se fará sem dor e inclusive poderá exacerbar os traços negativos deste signo, como se Plutão precisasse pôr a nu os desvios e as aberrações inerentes ao simbolismo aquariano, antes de corrigi-los de forma radical e definitiva, como lhe é peculiar.

Interessante notar que a passagem de Netuno nos signos do zodíaco parece estar relacionada aos "mitos" e idealizações da realidade que passam de geração a geração. O trânsito subseqüente de Plutão nestes mesmos signos evidencia a o reverso da medalha, evidenciando a purificação, a morte e a catarse dos simbolismos do signo ocupado.

Evidentemente, o efeito do trânsito atual de Netuno em Aquário e os trânsitos futuros de Plutão em Capricórnio e Aquário, mostrados na lista a seguir, são apenas conjecturas, que somente o tempo e a experiência poderão confirmar.

Trânsitos de Netuno no século XX
Trânsitos de Plutão no século XX


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.