Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 187 :: Janeiro/2014

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

NOVAS PROPOSTAS

Dilma Rousseff, a confirmação de Virgem

Gerson Pelafsky

Um detalhado estudo de retificação da carta da presidente Dilma Rousseff, utilizando princípios de Astrologia Helenística, confirma o Ascendente Virgem e a angularidade da oposição Sol-Urano.

Dilma Rousseff, carta retificada

Dilma Rousseff - 14/12/1947- 00:06, Belo Horizonte, MG - Sistema de casas Placidus.

O estudo de retificação apresentado neste artigo toma por base o horário de nascimento de zero hora e seis minutos do dia 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. O primeiro mapa (acima) utiliza um método convencional de divisão de casas (no caso, Placidus): o Ascendente está em 22º55' de Virgem, o Meio do Céu em 24º58' de Gêmeos e a Lua, em 9º00' de Capricórnio.

Contudo, o método usado neste artigo para aferir os regentes de casa é o dos signos inteiros, ou seja, cada casa segue a ordem zodiacal a partir do Ascendente. Assim, com o Ascendente em Virgem, a cúspide da casa 1 está em zero de Virgem, a da casa 2 está em zero de Libra, e assim sucessivamente.

Sobre signos inteiros (whole signs): uma denominação que tomei emprestado de Morin, e achei engenhosa, foi a de posicionamento formal e acidental de planetas nas casas. Morin fornece o exemplo da natividade de um duque que morreu durante jornada ao estrangeiro: a natividade tem Saturno em detrimento em Leão na casa 8, para um Ascendente em Sagitário. Como Sagitário é o nono signo após o Ascendente, poderíamos considerar igualmente na casa nove por whole signs. Morin combina os dois enfoques e diz que o planeta está formalmente na casa 8 mas acidentalmente na 9, e que a morte se deu longe da terra natal "porque Saturno carrega o sigificado de ambas as casas, 8 e 9"!

Dilma Rousseff, carta retificada com signos inteiros

Dilma Rousseff - 14/12/1947- 00:06, Belo Horizonte, MG. Carta calculada para sistema geocêntrico, com zodíaco tropical, sistema de casas por signos inteiros.

Falecimento do pai

Aspectos por Progressão Secundária em setembro de 1962: Meio do Céu Progredido oposto à Lua – Evento impactante para o destino da família.

Marte progredido em trígono com o Sol progredido – Marte natal regente da casa 8 (morte). Sol natal situado na casa 4 (pai). Atualiza quadratura por signo entre os planetas.

Trânsitos: Júpiter em trânsito oposto a Marte natal (respectivamente regentes das casas 8 e 4).

Revolução Solar 1961/62 – A Lua em Peixes da Revolução Solar, em oposição a Marte natal (orbe de 8 minutos), conecta o regente da casa da morte ao significador da família (Lua natal na 4).

Marte da Revolução Solar em conjunção com Sol natal (menos de um grau de orbe).

Dilma na prisão

Dilma no tribunal

A foto que esteve na capa de todas as revistas brasileiras: a jovem Dilma Rousseff
enfrentando uma audiência num tribunal militar, nos anos 70.

Prisão – 16/01/1970 – O Ascendente progredido em sextil com Saturno natal. O Saturno na carta encontra-se na casa 12 e recebe trígono do Sol, regente da mesma. Aponta para restrição de liberdade (Saturno retrógrado e em debilidade no signo de Leão potencializa os aspectos negativos da casa 12).

Trânsitos: Marte a 24º10' de Peixes, oposto ao Ascendente natal e a Plutão em trânsito, na casa 7, o anti-horóscopo, representando ameaça ao corpo, à vida, prisão violenta e subsequente tortura. Plutão ficou estacionário semanas antes.

Saída da prisão no fim de 1972/início 1973 – Lua progredida em conjunção com Mercúrio e Júpiter - Mercúrio rege o Ascendente e Júpiter representa tradicionalmente a liberação de amarras, a vitória sobre os males. Ambos fazem aspecto por signo com Saturno natal. Olhando o mapa sob um prisma moderno, o Ascendente progredido fazia trígono próximo com Urano natal.

Trânsitos: Júpiter em trânsito em conjunção com Sol progredido.

Dilma e a maternidade

Nascimento de filha – 27/03/1976.

Progressões secundárias: Vênus progredido em oposição a Saturno natal (planeta situado na casa 5 aspectando o regente da casa 5).

Lua progredida em conjunção com a cúspide da casa 5 (por Placidus).

Nove meses antes, tanto Júpiter como Saturno fizeram aspecto próximo com a cúspide da casa 5, Júpiter aplicando quadratura e Saturno, oposição. Embora não se saiba de antemão se o parto foi de nove meses ou menos, como se trata de planetas lentos, a variação de tempo corresponderia a apenas alguns graus de diferença.

A carreira pública no Rio Grande do Sul

Ingresso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como assessora da bancada do PDT, em 16/07/1980 (um dos primeiros empregos importantes de Dilma).

Saturno em trânsito cravado no Ascendente (orbe de 16 minutos).

Revolução Solar 1979/1980 – Calculada para sua cidade natal – Ascendente da Revolução Solar a 2 graus de conjunção com o Meio do Céu natal. Marte, regente do Meio do Céu anual, encontra-se a 9º de Virgem, a alguns graus de sua posição natal, e faz aspecto no mapa anual com Mercúrio, regente do Meio do Céu natal.

Revolução Solar 1980/1981 – Ascendente e Meio do Céu anuais retornando à posição natal, orbe próxima. A Lua da Revolução Solar, a 26º de Aquário, faz aspecto próximo de trígono com o Meio do Céu natal.

Fim de um ciclo

21/02/1990 – Deixa o cargo de diretora da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre [1] [foto: Dilma em seu gabinete em Porto Alegre, 1988.]

Dilma em Porto Alegre, 1988.Revolução Solar 1989/1990 – Júpiter, planeta que transita a casa 10 natal, e que ficou estacionário apenas um dia após a saída de Dilma, apontando evento importante que afetaria sua carreira, está situado na casa 8 da Revolução Solar, conectando ambas as casas (fim de uma etapa profissional).

Mercúrio, regente da casa 10 natal, está na Revolução Solar em aspecto com Júpiter; no dia da saída, Urano fez aspecto exato com Mercúrio da Revolução Solar (desligamento na carreira).

Aglomerado de planetas em Capricórnio, transitando a casa 5, a 8 da 10 por casas derivadas.

Dilma, Secretária de Minas e Energia

1/12/1993 – Assume o cargo de Secretária de Minas e Energia do governo do Rio Grande do Sul.

Progressões: Mercúrio, por Progressão Secundária, aplica um trígono ao Meio do Céu natal.

Meio do Céu progredido em trígono com Júpiter natal - proeminência na carreira.

Lua progredida em trígono com Lua e Vênus natal. Saturno em trânsito aplica-se ao Meio do Céu natal por trígono, com orbe de 20'.

Ministra de Estado

1/1/2003 – Assume o cargo de Ministra de Minas e Energia no governo de Lula.

Trânsitos: Júpiter em trânsito em conjunção com o Meio do Céu progredido.

Saturno em trânsito em conjunção com o Meio do Céu natal.

Revolução Solar 2002/2003 – Marte, situado no mapa anual em domicílio no Meio do Céu, faz aspecto com Mercúrio na mesma carta (orbe de menos de um grau). Mercúrio da Revolução Solar conjunto à Lua natal.

21/06/2005 – Assume o cargo de Ministra da Casa Civil

Progressões Secundárias: Sol progredido em oposição a Saturno progredido. Meio do Céu progredido em conjunção com Saturno natal. A Lua progredida aproxima-se do Sol - a Lua nova progredida em aspecto com o Meio do Céu marca uma etapa importante na carreira, aquisição de autoridade (Saturno).

Meio do Céu progredido em trígono com o Sol natal – eminência na posição social.

Trânsitos: Júpiter em sextil com Mercúrio natal, senhor da casa 10.

A candidata enfrenta o linfoma

25/04/2009 – data do informe à imprensa da retirada de um tumor na axila esquerda, tratamento de linfoma.

Sol progredido na casa 6 em trígono com Urano natal (cirurgia: Sol rege a casa 12 da hospitalização e, no mapa natal, encontra-se em conjunção com Mercúrio, regente do Ascendente (corpo).

Sol progredido oposto a Saturno natal, regente da casa 6.

Meio do Céu progredido em conjunção a Saturno natal na 12 – cirurgia e doença tornadas públicas.

No mesmo dia do anúncio, houve uma lunação a 5 graus do signo de Touro, a qual fez aspecto de sextil com Mercúrio progredido (regente do Ascendente), situado na casa 6 natal e em trígono com Marte natal na casa 12.

Dilma, presidenta

Eleita presidente do Brasil: 31/10/2010.

Trânsitos: Júpiter em oposição ao Ascendente e a menos de um grau da quadratura com o Meio do Céu natal. Júpiter ficou estacionário no dia 15 de novembro e retomou movimento direto dias depois.

Progressões: Marte progredido em conjunção com Meio do Céu progredido. Marte e Meio do Céu progredido em conjunção com a estrela fixa Regulus.

[1] Nota do Editor: Depois de atuar como assessora do PDT na Assembleia estadual desde 1980, Dilma foi nomeada em 1985 titular da Secretaria Municipal de Fazenda, pelo recém-eleito prefeito Alceu Collares (também do PDT). Dilma pediu exoneração da Secretaria em 1988, para auxiliar seu então marido, Carlos Araújo, na campanha para a Prefeitura de Porto Alegre. Com a derrota do PDT naquela eleição, Dilma ficou sem cargo executivo, mas acabou nomeada Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre em 1989. Foi demitida em 1990, quando a Câmara era liderada por um partido rival.

Outros artigos de Gerson Pelafsky.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Gerson Pelafsky - Um estudo de retificação | Dilma Rousseff, a confirmação de Virgem |
Fernando Fernandes - Cultura de massa, símbolo e História | Rio Grande do Sul, a imagem leonina |
Redação Constelar - Pesquisa | O que os leitores pensam de Constelar |

Edições anteriores:

Paulo Duboc - Astrologia e Cabala | Netuno, fator de integração cósmica | Netuno, ciclos e universos paralelos |
Paulo Duboc - Memória da Astrologia Brasileira | Duboc, Assuramaya e outras histórias |
Carlos Hollanda - Memória da Astrologia Brasileira | Duboc, o astrólogo brincalhão |
Fernando Fernandes - Professor Pardal | a invenção como ato de desespero |



Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva