Constelar - Última edição Astroletiva

Serviço:
DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


a

SINDASTRO-MG

Currículo Básico de Astrologia
Parte II

3 - TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO E ATUALIZAÇÃO - O astrólogo na sua prática, com o objetivo de melhor compreender e atender seu cliente, adota variados recursos e técnicas de interpretação e de atualização dos Mapas Astrais. Os principais são:

Mapa de Trânsito - Comparação entre um Mapa Astral de nascimento (Mapa Natal) ou de um evento qualquer e o Mapa Astral de um determinado momento posterior. É uma sobreposição de dados compreendendo as posições relativas entre os Astros no Zodíaco em momentos distintos. Baseia-se no estudo dos ciclos de tempo de movimento dos Astros no Zodíaco: ciclo de Lunação e ciclo de movimento dos Planetas.
- Compreensão espacial do movimento dos Astros.
- Movimento aparente dos Astros no decorrer do tempo.
- Interpretação dos Astros em trânsito fazendo aspectos com Astros do Mapa Natal.
- Interpretação dos Astros em trânsito nas Casas do Mapa Natal.
- Descrição dos processos despertados ao longo da evolução dos movimentos dos astros pelo Zodíaco.

Mapa Progredido - É um processo de desdobramento do Mapa Natal, onde cada dia sucessivo ao dia do nascimento equivale a um ano de vida. Assim, as configurações planetárias do primeiro dia, sucessivo ao horário do nascimento, sincronizam com o desenvolvimento do primeiro ano de existência; e as configurações planetárias do segundo dia sincronizam com o desenvolvimento do segundo ano e assim por diante.
- Cálculo dos Astros progredidos.
- Interpretação dos Astros Progredidos nas Casas do Mapa Natal.
- Interpretação dos Astros Progredidos fazendo aspectos com Astros do Mapa Natal.

Revolução Solar - Mapa Astral traçado anualmente baseado no horário em que o Sol se encontrar, precisamente, no mesmo grau de longitude zodiacal que se encontrava no horário do nascimento. É um caso específico de Trânsito do Sol conjunto ao Sol natal.
- Definição da hora local da Revolução Solar
- Cálculo do Mapa da Revolução Solar.
- Estudo das sobreposições do Mapa da Revolução Solar ao Mapa Natal.
- Aplicação do conceito de Casas Derivadas ao Mapa da Revolução Solar.
- Significado simbólico das Casas e dos Astros no Mapa da Revolução Solar.
- Interpretação dos Astros nas Casas do Mapa da Revolução Solar.

Astrologia Eletiva - Seleção e escolha de data, horário e local para realização de eventos e planejamento de empreendimentos, baseado na afinidade simbólica entre um Mapa Astral de determinado momento e o evento em questão.
- Correlação entre determinado assunto e o significado específico de Casas, Astros e Aspectos.

Astrologia Horária - É um sistema de consulta oracular, baseado no princípio da sincronia. Revela a conexão entre uma questão e o momento de sua formulação, sendo capaz de prover respostas para perguntas específicas.
- Correlação entre determinado assunto e o significado específico de Casas, Astros e Aspectos

Sinastria - Estudo analítico baseado na comparação de dois ou mais Mapas Astrais. É usado para compreender e ampliar possibilidades nas relações humanas. É baseado numa interação dialética do significado simbólico de cada um dos horóscopos como um todo.
- Cálculos e compreensão do significado dos Aspectos entre os Astros e Pontos de um Mapa para com o outro.
- Sobrepor um mapa ao outro a fim de comparar a distribuição dos Astros pelo Zodíaco, e dos Signos pelas Casas.

Relocação - Consiste em comparar dois mapas traçados a partir de um mesmo instante mas em locais que distam mais de 15o de longitude. A distribuição dos signos pelas casas muda na proporção dessa diferença de longitude. A longitude zodiacal do Sol, da Lua e dos planetas será a mesma nos dois mapas, porém em casas diferentes, porque os signos ascendentes serão diferentes.
- Compreensão do significado da redistribuição dos astros pelas casas, observando-se o que foi alterado no campo de atuação de cada astro.

V - PROFISSIONALIZAÇÃO

V.1 - Duração:
Três anos são necessários para que o estudante adquira o conhecimento da Astrologia, a fim de se tornar um profissional da área, justificado pela necessidade de compreender e assimilar o pensar astrológico, e de desenvolver o raciocínio sincronístico.

V.2 - Supervisão:
A Supervisão, prática de iniciar-se profissionalmente com o respaldo de outro profissional mais experiente, útil a vários campos do saber, é também, bastante importante aqui. Essa forma de acompanhamento tem se mostrado comum entre astrólogos desde a antiguidade. A transmissão da experiência pessoal, o acompanhamento individual, o diálogo franco e aberto, tudo isto propicia maturidade, desenvolvimento de senso crítico e coerência na prática profissional.

VI - CONHECIMENTOS CORRELATOS

Sugestões de conhecimentos que beneficiam e melhor qualificam o estudo e a prática da Astrologia, facilitando compreender melhor o universo em geral e o ser humano; seus sistemas políticos, sociais, econômicos, culturais e religiosos. São eles (por ordem alfabética):

· Conceitos psicanalíticos: projeção, transferência, realidade psíquica e inconsciente.
· Cosmologia, cosmogonia e as atuais descobertas da Astronomia.
· Calendário Gregoriano, a história dos calendários e sua importância cultural.
· Estudo das religiões.
· Ética e Filosofia da linguagem.
· Filosofia da educação e didática.
· Interpretação de mitos, símbolos e sonhos.
· Lógica.
· Metodologia do estudo e da pesquisa.
· Mitologia, lendas, contos e ditos populares.
· Noções básicas de: Tarô, I-Ching, Grafologia, Runas, Quiromancia, Numerologia e Geomancia.
· Noções de Programação Neurolingüística
· Psicologia do Aconselhamento, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Transpessoal, Sincronicidade, Inconsciente Coletivo, Arquétipos e Self.
· Sociologia e Antropologia Cultural.

Sumário desta seção | Astroletiva | Anterior |