Constelar - Última edição Astroletiva

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DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


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SINDASTRO-MG

Currículo Básico de Astrologia

Nota - Este currículo básico foi desenvolvido por uma comissão formada pelo SINDASTRO-MG e representa a orientação do sindicato mineiro em relação ao que seria o processo ideal de formação do astrólogo. Não existe ainda consenso nacional em torno de um currículo-padrão, e nem mesmo se deveria haver um currículo único para todos os estudantes. Neste sentido, o documento do SINDASTRO-MG representa uma contribuição importante para uma futura discussão.

I - INTRODUÇÃO

Considerando que a Astrologia é um saber independente de qualquer outra ciência ou pensamento filosófico; considerando que ela possuiu um corpo de conhecimento extenso e complexo e; considerando que ela vem, cada vez mais, assumindo seu próprio espaço como saber, acreditamos que é de suma importância o reconhecimento da estrutura do seu campo de conhecimento, para que a atuação profissional seja segura e eficaz. Assim sendo, estamos propondo um currículo básico contendo indicações fundamentais para seu estudo e prática. Abordamos neste documento o corpo de conhecimento que, a nosso ver, estrutura e sustenta o saber astrológico. Aqui não se refere às especializações que envolvam conhecimentos mais amplos, tais como a Astrologia Empresarial, que depende de matérias específicas na área de Administração de Empresas, ou a Astrologia Médica, que necessita da Medicina. Além disso, não foram incluídos conteúdos astrológicos que por seu grau de complexidade ultrapassam ao que chamamos de Currículo Básico de Astrologia.

II - OBJETIVO

O presente documento tem como objetivo a sugestão de temas ou conteúdos que tragam referenciais teóricos e práticos e demarquem limites, de modo a propiciar ao estudante maior grau de conhecimento e, conseqüentemente, estimular uma atuação profissional com competência técnica e interpessoal.

III - PRÉ-REQUISITO

O Ensino Médio é recomendado como pré-requisito para o estudante de Astrologia, pois seu conteúdo programático possui conhecimentos essenciais à formação do astrólogo. Com essa afirmativa, não tencionamos eliminar o autodidata, mas sim referendar conteúdos necessários à compreensão das proposições básicas da Astrologia, que estão bem caracterizados no Ensino Médio, tais como:

Português:
- Habilidades de leitura, compreensão e interpretação de textos.
- Conhecimento lingüístico aplicado à produção de textos: seleção de vocabulário; emprego de nomes e pronomes; emprego de tempos e modos verbais; regência e concordância; adequação da linguagem de acordo com as situações de comunicação (locutor, interlocutor, tema, contexto); adequação conceitual; coerência e articulação de argumentos; grafia e emprego de sinais de pontuação.

Matemática:
- Geometria: ponto, reta, plano, ângulos, polígonos, circunferência, arco de circunferência, ângulo central e ângulo inscrito.
- Sistema legal de unidades de medida: comprimento, área, volume, ângulo, tempo, velocidade, massa, conversão de unidades de medida, graus e seus submúltiplos ( minuto e segundo ).
- Álgebra: operações matemáticas, expressões algébricas, cálculos algébricos e fração algébrica.
- Proporções: regra de três simples, grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

Geografia:
- Coordenadas terrestres (latitude e longitude) e Pontos Cardeais.
- Fuso Horário e Horário de Verão.
- O dia, o ano, as estações do ano, distribuição do tamanho dos dias e noites ao longo do ano, equinócios e solstícios.
- Habilidade de compreensão, representação e localização de dados apresentados graficamente.
- Idade da Terra: Períodos Arqueano, Paleolítico, Jurássico e etc..

Física:
- Gravitação, Leis de Kepler e Leis de Newton.
- Óptica.
- Ondas Eletromagnéticas.
- Física moderna.
- Astronomia: os movimentos da Terra, o ciclo de lunação, fases da lua, eclipses, a movimentação dos planetas no sistema solar.

História
- História geral: capacidade de interpretação dos fatos históricos através de exposição de argumentos, confronto de opiniões, estabelecimento de correlações e de realização de sínteses.

Biologia
- História da vida na Terra: origem da vida, evidências da evolução e a evolução do homem.
- Interações do homem com a natureza: bases do funcionamento dos sistemas ecológicos, condições ambientais e saúde.

Química
- Estrutura atômica da matéria: constituição dos átomos e natureza elétrica da matéria.
- Reação química: conceito e evidências.

Filosofia
- Desenvolvimento da capacidade de reflexão e argumentação.
- Noções de lógica: inferência, verdade, validade, raciocínio dedutivo e indutivo.
- A natureza da filosofia: Origem existencial e origem histórica.

IV - CONTEÚDO ASTROLÓGICO

1 - HISTÓRIA DA ASTROLOGIA - Origem e evolução.

2 - MAPA ASTRAL - O astrólogo lida, principalmente, com o cálculo e a interpretação do Mapa Astral, definidos a partir da data, horário e local de acontecimentos. De forma que o objeto de estudo da Astrologia é o Mapa Astral. Ele é composto por:

Zodíaco - Definido por 12 signos de 30º, delineados ao longo do tempo em que o Sol leva para percorrer seu ciclo de movimento anual aparente, ou seja, seu trajeto ao longo da Eclíptica. O início do primeiro signo zodiacal (0º^) corresponde ao momento em que o Sol cruza o equador em direção ao norte. Faz parte do cálculo do Mapa Astral considerar a localização do primeiro grau do signo de Áries em relação às constelações zodiacais.
- Elementos, Modos e Signos.
- Sequência dos Signos distribuídos na Mandala Zodiacal.
- Polaridade dos Signos.

Casas Astrais - Os 12 signos zodiacais são distribuídos ao longo de 12 Casas Astrais conforme data, horário e local do acontecimento. O início da primeira Casa é delineado pelo ponto, na linha do horizonte, onde nasce o Sol, e é chamado de Ascendente. Existem vários sistemas para o cálculo da disposição dos Signos ao longo das Casas.
- Cálculo do Ascendente e das outras Casas Astrais.
- Sistema de Casas ou Sistemas de Domificação.
- Conceito de ASC - MC - DSC - FC.
- Significado simbólico das 12 Casas, cada uma individualmente e na totalidade.
- Interpretação dos Signos, Astros e Pontos nas Casas.

Astros - Sol, Lua e Planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
- Cálculo da longitude zodiacal do Sol, da Lua e Planetas.
- Cálculo e Interpretação dos movimentos retrógrados dos Planetas.
- Compreensão espacial dos ciclos de cada Astro e do seu movimento no Zodíaco.
- Mitos e Símbolos associados aos Astros.
- Interpretação dos Astros nos Signos e nas Casas.

Pontos - Nodos Lunares Norte e Sul, que também são, respectivamente, chamados de Cabeça e Cauda do Dragão: Pontos de interseção da eclíptica com a órbita da Lua. Roda da Fortuna: Ponto que se distancia do Ascendente na mesma proporção que o Sol da Lua. Ele indica em que fase do ciclo de lunação a Lua se encontra no momento do acontecimento.
- Compreensão espacial e cálculo da Roda da Fortuna e da longitude zodiacal dos Nodos Lunares.
- Significado simbólico dos Pontos.
- Interpretação dos Pontos nos Signos e nas Casas

Aspectos - Caracterização das posições relativas entre os Astros e Pontos, observando-se os intervalos entre as longitudes zodiacais. Os principais aspectos são: Conjunção, se a distância entre os Astros e/ou Pontos for de 0º de arco; Oposição, se a distância for 180º; Sextil, 60º; Trígono, Triângulo ou Trino, 120º; Quadratura, 90º, Quincunce ou Inconjunção, 150º; e finalmente, Semi-sextil, 30º.
- Cálculo e compreensão espacial de cada um dos Aspectos.
- Conceito de Orbe.
- Significado astrológico de cada um dos Aspectos.
- Interpretação dos Aspectos entre os Astros e entre os Astros e os Pontos.

Continuação...

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