Revista Constelar Revista Constelar

 

CONGRESSO
Astrologia, Liberdade e
Transformaçã
o

São Paulo,
22 e 23 de março

Programa e inscrições

Título da Figura

 
 
 
O IMPACTO DA ENTRADA DE URANO EM PEIXES

Urano saindo do Aquário
e mergulhando no mar dos Peixes

Janine Milward de Azevedo

 

O Rebelde Deus do Céu Estrelado tem sete anos para trazer à tona o mais profundo conhecimento espiritual bem como reformar a sociedade e os costumes, preparando-nos para a verdadeira ante-sala da Era de Aquário.

Agora, em Março de 2003, Urano, o Deus do Céu Estrelado, sai de Aquário e ingressa em Peixes, visitando seus primeiríssimos graus... para entrar em movimento retrógrado em junho, voltar a passear pelo dois últimos graus do Aquário e entrar no mar dos Peixes definitivamente em novembro e de lá sair apenas em 2010, passeando pelos primeiros graus de Áries e ainda retornando ao mar para de lá sair somente em 2011.

Assim, o reinado de Urano dura cerca de sete anos em cada signo e sabemos que sempre esse ciclo de sete anos é importantíssimo em nossas vidas, como um todo.

Urano é o Deus do Céu Estrelado, que uniu-se a Gaia, A Terra, e com ela produziu todos seus filhos, a natureza e seus seres, o Tao da Criação...

O planeta Urano é conhecido por sua rebeldia em vários aspectos. Primeiramente, é o primeiro grande planeta depois de Saturno, o Deus do Tempo, filho de Urano, e o último planeta dentro do âmbito dos planetas visíveis a olhos nus que circundam nosso Sol e que compõem a nossa Família Cósmica, nosso sistema solar.

Embora tenha sido praticamente o primeiro Deus a surgir do inconsciente dos homens e ser criado a partir de então, Urano só foi re-conhecido, revelado, em 1781, por Wilhelm Herschell, um organista e astrônomo amador, alemão, que vivia em Bath, Inglaterra. Mais tarde, Herschell foi elevado à condição de astrônomo real e realizou outras várias importantíssimas descobertas nos céus ainda tão desconhecidos naquela época.

Urano é afiado como a lâmina de uma guilhotina.

Sua qualidade de Rebelde foi então conhecida depois, quando se revelou a inclinação de seu eixo, que é praticamente de 90 graus, ou seja, Urano gira em torno de si mesmo e em translação ao Sol, em seus pólos, e não em seu equador... meio que sem pé nem cabeça, meio doido, libertário, um tanto rebelde, certamente.

Astrologicamente, Urano é aquele que quebra com as tradições, com os costumes, com tudo aquilo que parece estar bem estruturado e organizado para sempre... e realiza essa quebra de forma quase sempre imponderável, rápida e certa como um raio estrondoso... É afiado como a lâmina de uma guilhotina (e não é sem surpresa que vemos Urano trazendo consigo a Queda da Bastilha, a Revolução Francesa que destronou a nobreza preguiçosa e colocou os novos valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

A descoberta de Urano deu início à Era da Modernidade, e certamente Urano em Aquário, evento que vem acontecendo astrologicamente nos últimos 7 anos, apresentou uma série de inovações e propostas de renovações em todo o Planeta.

Agora, entretanto, é tempo de Urano se despedir de Aquário (ainda em 2003) para onde deverá voltar somente daqui a 84 anos (tempo de sua circunvolução ao Sol) e adentrar o signo de Peixes, aquele que aponta para o Fim - que aponta para o Começo advindo em Áries.

Aquário traz o conhecimento holístico, a síntese de todos os conhecimentos e de todas as inter-relações planetárias, galácticas e universais (e quem sabe, multiversais).

Aquário, diferente do Capricórnio que o precede com seu Tempo Khronos (Saturno), nos presenteia com o Tempo Kairós (Urano), o tempo que acontece quando deve acontecer, advindo do imponderável e respondendo apenas às básicas leis da natureza do universo, e não às leis da Terra (como o tempo Khronos faz).

No entanto, Peixes é um signo que contém o Tudo e o Nada e o Todo. O Tudo e o Nada - o fim e o vazio - se entrelaçam nas águas abissais do universo, advindos do Tao da Criação. O Todo re-surge das águas do universo trazendo novamente a vida à tona, fazendo-a nascer e viver seu ciclo.

O tempo em Peixes não existe. Existe sim, o tempo Khronos e Kairós que certamente continuam a se manifestar dentro dos Peixes do Mundo da Manifestação, do mundo objetivo que conhecemos, o mundo das 3 dimensões... Porém Peixes é um signo que faz o trampolim para o Mundo da Não-Manifestação, o mundo subjetivo, o mundo das 4 (ou mais) dimensões...

Sendo assim, acredito que a passagem de Urano por Peixes, durante os próximos sete a oito anos, será uma passagem quase "através do túnel do tempo", nos levando a outras dimensões, mais sutis ou menos sutis, mas certamente nos levando a alcançar uma compreensão mais acentuada da Espiritualidade, da Sociedade, dos Costumes, das Artes, do Pensamento, da Religiosidade, da alimentação do céu e da terra, da comunicação entre os povos, da fraternidade entre os povos, da igualdade entre os povos, da liberdade entre os povos, da manutenção da vida... da vida, enfim.

O ponteiro do relógio das eras hoje aponta para a cabeça do segundo Peixe...

Porém, não acredito que, ao fim desse tempo, quando atingirmos 2011, nosso Planeta já estará pronto para, livre, adentrar a Era de Aquário, tão cantada e decantada e encantada! Não, não acredito que seja assim.

Astronomicamente, o ponteiro do relógio das eras hoje aponta para a cabeça do segundo Peixe... fazendo com que a Era de Aquário tenha seu início verdadeiro somente na segunda metade do próximo século - cerca de 2150... ainda muita água terá que ser mergulhada na Era de Peixes em sua finalização final e derradeira para realmente nos deixar cair dentro do Aquário transparente e libertário. Dentro desse ponto de vista, quase duas voltas em torno do Sol serão precisas para que Urano nos traga efetivamente a Nova Era, a Era em que a Terra estará realmente pronta para iniciar sua evolução energética. Aquele momento indicará o final do uso possível das fontes de energia do Planeta e do Sol, fazendo com que os Terráqueos partam para se evadir da Terra, buscando novos lugares possivelmente ainda dentro do nosso Sistema Solar, dentro do nosso quintal cósmico, para estabelecer sua nova forma de civilização... Essa mudança no nível do uso das fontes de energia é crucial em relação à evolução das civilizações em nossa Galáxia. Por mais incrível que pareça, nossa Terra ainda é considerada abaixo do chamado Nível 1 e somente atingirá esse nível quando exaurir todos os combustíveis energéticos em nosso Planeta e partir para implantar a vida em outro planeta. Os níveis 2 e 3 já pressupõem a evasão do sistema solar doméstico e a conseqüente busca de possibilidade de vida em outros planetas rodeando outras estrelas da Galáxia. Ou mesmo de outra galáxia, viajando via os wormholes...
...............................
Obviamente, serão esses tantos 150 anos à frente que determinarão se a finalização da vida como hoje a conhecemos e vivemos no Planeta será vivida com fraternidade, liberdade e igualdade - e sobretudo dignidade - ou não. E, certamente, serão esses próximos 7 anos de vivência de Urano em Peixes que trarão as reformas, os reajustes, os renascimentos necessários a serem realizados em quase todas as circunstâncias de vida terrestre... para possibilitar à Terra, nossa mãe Gaia, proteger seus filhos e sua natureza e proteger a si mesma.

Dessa forma, é preciso que nos preparemos para a renovação, deixando para trás tudo aquilo que não é mais importante para nosso renascimento a partir de 2011. Não estou dizendo para que se abandone a tradição e menos ainda a memória, a história, a vida como a conhecemos. Abandonar, sim, será preciso, a forma egóica e cruel que ainda vivemos nesse mundo onde a fome grassa e mata tantos seres - com tanta comida existente nos armazéns e tanta terra para se plantar... com tanto ouro nas contas milionárias de alguns e tanto ouro para ser compartilhado por todos.

Outro importante aspecto a ser considerado é o fato de Plutão estar saindo de Sagitário e entrando em Capricórnio em 2008/2009, o que certamente trará também uma reviravolta da situação planetária. Plutão em Sagitário tem trazido à luz conhecimentos tanto antigos quanto novos, reformando os ideais sociais e religiosos, principalmente, não deixando qualquer ser desconhecido, coberto, não conhecido. Em Capricórnio, toda essa transformação do conhecimento e do re-conhecimento planetário e dos povos da Terra será importante no aspecto da re-estruturação das novas sociedades, das novas entidades, das novas instituições, dos novos países, dos novos blocos de países e seus respectivos governos e administrações.

Ao mesmo tempo, Netuno ainda estará percorrendo todos os graus de Aquário, dissolvendo questões sociais desnecessárias, trazendo uma nova ordem de liberdade e de espiritualidade, de arte, de inter-ligação social e de comunicação entre os povos. Porém ainda trazendo sua permanente "neblina" e confusão a todas estas questões... Quando Urano finalmente adentrar Áries, trazendo uma nova vida ao Planeta através da transformação e re-estruturação social e planetária exercida também por Plutão, Netuno estará praticamente encerrando sua passagem por Aquário, prestes a adentrar o signo de Peixes, seu lar, seu reino abissal.

Também não podemos nos esquecer que Urano estará em Peixes (signo doméstico de Netuno) e que Netuno estará em Aquário (signo doméstico de Urano). Esta poderá ser uma excelente troca no sentido de um dissolver o mental exagerado de Aquário e o outro de trazer à tona as qualidades da fraternidade, liberdade e igualdade à nebulosidade e ao escapismo exagerados dos Peixes.

Dessa forma, por volta da metade da segunda década desse nosso novo século, o século XXI, teremos Urano em Áries trazendo a renovação da Vida, Plutão em Capricórnio trazendo a transformação das estruturas de poder do Planeta e Netuno em Peixes aprofundando, por um lado, a espiritualidade e as artes, mas por outro lado, acirrando o escapismo, a religiosidade negativa e, possivelmente, a adição às drogas e ao álcool...

Tudo dependerá, certamente, da forma com a qual a sociedade como um todo vivenciará estes próximos anos de Urano em Peixes.

Eu realmente gostaria que, nos próximos sete a oito anos, houvesse o surgimento da conscientização global dos seres em relação à vida como um todo, em relação ao respeito e à implantação da verdadeira possibilidade de se criar espaço e sobrevivência para a igualdade, a fraternidade e a liberdade - palavras-de-ordem aquarianas. Sendo assim, estaremos entrando na ante-sala da Era de Aquário com dignidade, prontos para a verdadeira Era de Urano.

Saiba mais sobre Janine Milward de Azevedo.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2003 Terra do Juremá Comunicação Ltda.