Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
A POSSE DOS NOVOS GOVERNADORES

Os que acordaram cedo

Fernando Fernandes

 

Alguns novos governadores acordaram muito cedo para tomar posse. Apenas um conseguiu ter o regente do Ascendente em domicílio e na casa 1.

Enquanto a maioria dos novos governadores preferiu horários diurnos para a assunção do novo cargo, alguns o fizeram ainda de madrugada. O motivo prático foi o desejo de encerrar a cerimônia a tempo de pegar um avião para Brasília e participar da festa de Lula. Do ponto de vista astrológico, esses governadores escaparam da Lua fora de curso e houve até quem conseguisse um regente do Ascendente em domicílio.

O primeiro dos muitos Ascendentes da assunção dos governadores foi Virgem, presente no mapa da posse de Marconi Perillo, em Goiás. A oposição Saturno-Plutão bem no eixo do meridiano é compensada pela recepção mútua de Saturno com Mercúrio na 5, regente do Ascendente, indicando a possibilidade de saídas criativas. Mesmo assim, há risco de impopularidade (Lua próxima ao Fundo do Céu oposta a Saturno).

Posse de Marconi Perillo - 01.01.2003, 0h15 HV - Goiânia, GO. 16s40, 49w16. Fontes: Jornal do Brasil e rádio CBN.

Já no Maranhão, José Reinaldo Tavares assumiu no primeiro minuto do dia (lembrando que o estado não tem horário de verão). O Ascendente de sua posse é Libra e o Sol é o planeta mais angular. Apesar de percalços financeiros (aspectos tensos na casa 2), José Reinaldo pode sair fortalecido desta sua segunda gestão à frente do estado (Lua, regente do Meio do Céu, aplicando conjunção a Plutão).

Posse de José Reinaldo Tavares - 01.01.2003, 00h01 - São Luís, MA - 2s31, 44w16. Fonte: O Globo.

Uma hora e onze minutos da madrugada foi o horário escolhido pelo governador reeleito do Acre, Jorge Viana, para sua posse. A cerimônia foi concluída às 2h da manhã, a tempo de o governador viajar para Brasília e participar da festa de Lula.

Jorge Viana, do PT, chegou a ter sua candidatura impugnada por maquinações políticas dos adversários. Conseguiu resistir e ressurgir das cinzas, o que combina com o Ascendente Escorpião de sua posse. É um caso raro de governante que assumiu em 1° de janeiro com o regente do Ascendente em domicílio e na casa 1.

Posse de Jorge Viana - 01.01.2003, 01h11 (-05:00) - Rio Branco, Acre - 9s58, 67w48. Fonte: Jornal do Brasil.

Outros artigos de Fernando Fernandes.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.