Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

ENTENDENDO A CRISE ARGENTINA
A república das caçarolas vazias

Fernando Fernandes
Início | Parte 2

Congresso de Tucumán: O mapa da Independência

Há duas datas datas plausíveis para as quais a independência argentina pode ser calculada. [...] A independência efetiva data da revolução de 25 de maio e, na ausência de registros mais acurados, o mapa para esta data é levantado para o meio-dia, hora local. A declaração formal de independência foi divulgada em 9 de julho de 1816 pelo Congresso de Tucumán. O horário da declaração não tem confirmação histórica, se bem que já tenham sido publicados mapas para as 14:00 e para as 12:04, hora local de Tucumán. É recomendável que, tanto neste quanto em qualquer caso em que as informações adequadas não estiverem disponíveis, os horários sejam desconsiderados. (CAMPION, Nicholas. The Book of World Horoscopes)

Ou seja: Campion, que é um dos pesquisadores mais respeitados de cartas nacionais, simplesmente não se arrisca a propor uma carta precisa do nascimento da Argentina. Entre os astrólogos locais, predomina a preferência pela carta de 9 de julho de 1816, e com adoção do horário de 12h05, que deixaria o Ascendente em 25º42' de Libra (o astrólogo argentino Adolfo Gerez, em artigos na revista Cosmovisión, dá 25º47'). Este horário parece responder bem a algumas ativações, como a da Guerra das Malvinas, em 1982. Naquele ano, Saturno e Plutão formaram uma conjunção sobre o Ascendente proposto para o país, em concordância com a onda de nacionalismo que acompanhou a ocupação militar do arquipélago das Malvinas e com o subseqüente sofrimento provocado pela perda de centenas de jovens soldados, mortos ou mutilados nos combates com os ingleses.

Por ora, ficaremos com esse mapa, mesmo considerando que não se trata de uma certeza absoluta. Nele, um dos aspectos mais dignos de atenção é a oposição Sol-Lua no eixo Câncer-Capricórnio. O Sol é um símbolo essencial de governantes e de chefes de estado, e seu posicionamento no Meio-Céu reforça ainda mais este sentido. Já a Lua é significadora de povo, gente comum, o mesmo ocorrendo com o Fundo do Céu, onde ela se encontra. A oposição (a Argentina nasceu logo depois de uma Lua Cheia) revela uma permanente tendência à cisão entre povo e governo, entre aristocracia e gente comum, o que se confirma na conturbada história argentina: a prosperidade do país, que já teve uma das economias mais sólidas do mundo, escoou-se nas mãos de governantes de visão estreita, ligados mais aos interesses de sua classe ou região de origem do que aos objetivos nacionais mais amplos. Esta visão provinciana da administração pública expressa o sentido mais negativo do Sol em Câncer, enquanto a desconfiança e retraimento da população, sempre suspeitosa de seus políticos, tem a marca da ranzinza e exigente Lua em Capricórnio.

Declaração formal da Independência da Argentina - Congresso de Tucumán - 09.07.1816, 12h05 LMT (horário retificado por astrólogos argentinos) - Tucumán - 26s49, 65w13.

Ativações tensas sobre o eixo Sol-Lua tenderiam a agudizar a tônica dissociativa entre governo e população, levando a rupturas. Um exemplo recente foi o que aconteceu em maio de 1989, quando Saturno e Netuno em trânsito por Capricórnio formaram oposição a Vênus em Câncer, regente do Ascendente do país, e já ativavam, com uma órbita de cinco graus, o eixo Sol-Lua. Saturno, nesta carta, rege as casas 4 (povo e partidos de oposição) e 5 (a juventude, os "filhos da pátria"); Netuno rege a casa 6, dos trabalhadores assalariados e também das crises no "organismo" nacional.

Em maio de 1989, o presidente Raúl Alfonsín decretou estado de sítio por 30 dias como forma de conter a desordem social decorrente da hiperinflação, que fazia os preços das mercadorias serem remarcados até duas vezes no mesmo dia. Grupos de argentinos desempregados e esfomeados começaram a saquear pequenos supermercados de periferia, especialmente em Rosário. Os distúrbios levaram a enfrentamentos entre o polícia e a população, nos quais ocorreram algumas mortes e centenas de prisões. Alfonsín, sem saída para a crise, apressou a transmissão do poder para seu sucessor eleito, Carlos Menem, do partido rival (Alfonsín é da União Cívica Radical, como Fernando De la Rúa, e Menem é do Partido Justicialista, o mesmo fundado por Perón).

Alta no preço de gêneros alimentícios e saques a supermercados combinam, aliás, com a Lua tensionada e em exílio no Fundo do Céu, já que a Lua é significadora essencial de nutrição e de abastecimento de gêneros de primeira necessidade.

Declaração da independência argentina no Congresso de Tucumán de 1816.

O governo de Fernando De la Rúa


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.