Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

NOVAS TÉCNICAS EM ASTROLOGIA
Afélios, periélios
e nodos planetários

Antônio Carlos Costa Lima Vieira
Início | Parte 2

Para demonstrar o método na prática, Terminus analisa seu próprio mapa, recordando também um encontro com o astrólogo francês Hadès e a origem da noção da importância dos nodos. Para facilitar a leitura, inserimos à direita as notas do autor, que explicam passo a passo seu método .

O astrólogo analisa seu próprio mapa

Minhas raízes alimentaram-se de um sangue temperado da terra quente e do úmido céu dos horizontes do norte brasileiro, no médio e baixo Solimões. Nasci em 8/4/1957, na madrugada, quando era 01h30m, em Manaus, nas horas em que o brilhante cometa Arend-Roland, ou 1957III, encontrava-se, em periélio, com o Sol, na minha casa III. Parece que neste encontro está também o sinal do sofrimento de meus irmãos e o desvalor que vitima as idéias às quais dedico-me. Também aí, o ardor constante dos meus olhos. Este desvalor que encontram em meus estudos e idéias está também no fato em que o nodo deste cometa coincida, no 5º grau de Escorpião, com um Netuno em posição afélica mas muito afligido (1).
(1) Do começo de Escorpião, meu Netuno natal faz quadratura a Urano, mestre da I, e a Mercúrio.
Para Manaus retornei apenas para temporadas, quando o trabalho de meu pai permitiu; o avô materno era do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento; trabalhei sempre com a família, em atividades exigentes, às vezes com alimentação, e gosto de fazer tarefas em casa. (2).
(2) Importância das raízes, da família, da alimentação e da Tradição, neste mapa, são assinaladas pela Lua domiciliada e em conjunção à região do nodo saturnino descendente.
Procuro ser justo e amo a virtude (3).
(3) Eixo ascendente/descendente conjunto ao eixo transverso de Palas.
Por vezes, todavia, sobretudo quando interesses familiares estão sendo atacados injustamente ou quando sou desafiado, me descontrolo em ira temerária (4). (4) Marte heliocêntrico em queda, no 14.º grau canceriano, conjunto, portanto, ao grau do Sol Negro, faz oposição ao 9º grau de Capricórnio onde aconteceu o afélio marcial pré-natal; eixo nodal lunar conjunto ao eixo nodal marcial, sendo que a cabeça do dragão coincide com a região celeste do nodo descendente de Marte e a cauda conjuga-se à região nodal, marcial descendente, que é a celeste região em que aconteceu uma prévia ocultação de Marte pela Lua, a 07/3/1957, e um Eclipse Lunar total em 18/11/1956.
Quer Marte, porém, e como mestre da III, no 3.º signo, que eu seja muito insistente no labor das pesquisas celestes (5).
(5) Marte está conjunto à região celeste, geminiana, do nodo uraniano ascendente. De fato, para estes esforços, Marte recebe um trígono de um Quirão sábio de céus, pois que aquariano, na 1.ª casa.
Terminus (Antônio Carlos Costa Lima Vieira) - 8.4.57, 1h30 (-04:00) - Manaus, AM - 3s08, 60w01 - A carta mostra, além dos planetas tradicionais, os asteróides Quirão, Palas, Vesta, Juno e Ceres.
Apesar de todas as indicações de mentiras e de equívocos, o Sol do meu dia natal, na casa III, e em conjunção à região celeste onde, em 29/3/1957, ocorreu o afélio mercurial, está também num signo que qualifica meus esforços cognitivos e comunicativos como corajosos e verazes; Possuo uma disposição intelectual inquiridora que quer compreender mistérios (6). (6) O meu terceiro Sol, o do Eclipse Lunar Total de 18/11/1956, faz conjunção ao nodo lunar ascendente, em Escorpião na X. Tal nodo lunar ascendente faz trígono ao nodo ascendente de Plutão, perto do qual se encontra minha Lua natal e a posição heliocêntrica de Mercúrio em Câncer.
Mas, aquela influência confusa de Netuno (7) faz a pressa uraniana ser, neste nativo, conseqüência das atividades compulsórias nas quais, a cada dia, ele dispersa seus verdadeiros interesses, sendo uma pessoa confusa, esquecida, desacreditada, caluniada, inconseqüente e negligente. De fato, já esqueci-me de muita chave, documentos e dinheiro que depois reencontro. (7) Reforçada, como vimos, pelo Arend-Roland e pelo descontrole rítimico de um Urano afligido por Mércúrio.

Por um tal Netuno, minhas realizações intelectuais, se não estão condenadas ao erro, são ameaçadas pela traição, a fraude, o equívoco e a sabotagem. Sou, porém, intelectualmente e espiritualmente ambicioso e para estes horizontes possuo discernimento, sou reflexivo e erudito, tanto quanto posso (8).


(8) O meu segundo Sol, o do Eclipse Solar Parcial e pré-natal, de 02/12/1956, a 10.º grau do signo de Sagitário, recebeu trígono da posição do novilúnio, que, em 10º de Áries, abriu o mês lunar em que nasci, uma semana antes. Esta posição da Lua Nova pré-natal coincide com a região do afélio de Quirão e faz conjunção à cúspide da minha casa III.
Este Sol do Eclipse Solar Parcial pré-natal faz conjunção à posição heliocêntrica e geocêntrica de um Saturno que fora, pela Lua, ocultado a 14 graus sagitarianos, em 21/3/1957, e que se aproxima da região celeste onde ocorre, heliocentricamente, o afélio de Mercúrio, no 17.º grau do signo de Sagitário. Lembro de que, na mesma noite em que ocorreu este Eclipse Solar Parcial de 02/12/1956, Saturno foi ocultado, fecundado, pela Lua, oito horas antes).

Na França, o encontro com Hadès

Tabelas de afélios, periélios e nodos planetários
Carta aberta aos astrônomos


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.