Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

A CRISE NO SENADO
Três senadores
à beira de um ataque de nervos

Fernando Fernandes
Início | Parte 4

2001: uma eleição tumultuada

Primeira quinzena de fevereiro - Acirrada troca de acusações e insultos entre os senadores Antonio Carlos Magalhães, então ainda presidente da casa, e Jader Barbalho, candidato pelo PMDB ao próximo mandato. O conflito ocupa diariamente as páginas dos grandes jornais.

14 de fevereiro, 15h, Brasília - Hora marcada para o início das eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Como o horário marcado não foi rigorosamente respeitado, as eleições começam um pouco depois, com o Ascendente em Câncer e Vênus como planeta mais elevado da carta.

14 de fevereiro, 18h30 - Antonio Carlos Magalhães anuncia oficialmente o resultado da eleição para a presidência do Senado, com vitória do senador Jader Barbalho. Em seguida, entrega a presidência ao vencedor, sem cumprimentá-lo.

Jader Barbalho proclamado vencedor da eleição para a presidência do Senado - 14.2.2001, 18h30 (HV) - Brasília, DF - 15s47, 47w54.

O mapa mostra um Ascendente em 6º40' de Leão, em oposição a Netuno na 7. A Lua na 4 também é angular, envolvida numa quadratura T com Urano, Mercúrio e Sol na 7 e com Saturno na 10. Vários momentos importantes da crise do Senado apresentam mapas com Netuno e Lua angulares. No caso deste, as aflições que atingem Saturno no Meio-Céu mostram que Jader terá uma gestão contestada, com pouco respaldo da opinião pública.

Netuno angular é um indicador da emergência de fatos nebulosos ou de fraudes envolvendo o Senado (o que aconteceria em poucos dias). O julgamento de questões éticas também está indicado pela oposição de Marte na 4 (grupos que fazem oposição ao partido dominante - no caso, o de Jader) a Júpiter na 10. Marte rege a 9 (ética, justiça) e Júpiter é um significador essencial das mesmas questões. Para completar, a Parte da Fortuna está exatamente na casa 9, apontando para a ativação de seus conteúdos.

Outros dados que podem sinalizar um enfraquecimento do Senado como um todo ou de suas lideranças: o regente do Ascendente (o Sol) e do Meio-Céu (Vênus) estão em exílio, o mesmo ocorrendo com Júpiter, planeta da casa 10. A Lua, por sua vez, está em queda em Escorpião, se bem que domiciliada por casa (o Fundo do Céu tem analogia natural com Câncer, domicílio lunar).

Observe-se que Jaber Barbalho tem Plutão natal em 10º13' de Leão, o que coloca este planeta em conjunção com o Ascendente de sua eleição à presidência do Senado. Da mesma forma, o Ascendente deste mapa esta em quadratura com todos os planetas de Jader em Escorpião. Por outro lado, nenhum planeta da carta de Antonio Carlos Magalhães ocupa situação angular na carta da proclamação do resultado da eleição do Senado.

Jader Barbalho na charge de Carlos Hollanda: um político com muitas ligações.

Cronologia da crise: uma gravação explosiva

 

Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.