Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

ASTROLOGIA MÉDICA
O olhar clínico
na carta astrológica

Equipe de Astroletiva
Início | Parte 3

Pulmões

-Conheci uma pessoa que ficou na UTI por 15 dias; esta pessoa tem Plutão no Ascendente em Leão e a internação foi por motivos pulmonares. Neste caso o que se observaria primeiro? Plutão, o Ascendente, o pulmão e o signo relativo a esta área do corpo?

CARLOS HOLLANDA - Antes de tudo, eu observaria a cúspide da casa 6, seu regente, os planetas dentro desta casa, Mercúrio, por corresponder também aos pulmões, e a casa cuja cúspide toca Gêmeos, pelo mesmo motivo. As condições de cada um desses pontos mostraria caminhos para prováveis diagnósticos. É claro que esta não é a única abordagem correta. Cada astrólogo tem seu método.

-A cúspide da 6 da pessoa em questão é regida por Saturno e Saturno está na 5 (em Sagitário, e Júpiter na 2 em Virgem faz um trígono com o MC em Touro). Saturno faz uma oposição com Marte em Gêmeos e Mercúrio vai para Touro, Netuno faz oposição com Mercúrio, e, do mesmo modo que a doença veio, ele ficou milagrosamente curado: seus pulmões foram 99% atingidos, e o médico disse que a cura era um milagre. O caso era gravíssimo, acompanhei-o pessoalmente. Mercúrio faz uma quadratura com o Ascendente e Urano está angular na 12.

ANA TERESA OCAMPO - Acho que o Carlos explicou magistralmente essa questão. Mas, como disse antes, é importante não nos atermos a um fator isolado do mapa, mesmo que ele seja muito chamativo, porque pode não ser determinante. Essa configuração que você cita, por exemplo, envolve um planeta transpessoal que atravessou Leão por anos! Mesmo considerando que esteja próximo ao Ascendente, haverá muitas pessoas com essa configuração. Procure primeiro pelos planetas mais pessoais, e se eles aspectam esse Plutão. O aspecto com o Ascendente de um planeta regente de casas VI ou VIII pode ser mais elucidativo do que com Plutão (embora devamos considerar, sempre, esse Plutão e o Ascendente juntos).

A mesma pessoa que formulou essa questão fez depois outra análise mais atinada com o jogo geral de regências e signos - aí está o caminho mais eficaz para pesquisar problemas pontuais de adoecimento.

Por fim, há outras técnicas (Arco Solar, Progressões, Trânsitos) que auxiliam a estender essa compreensão para certos prazos, períodos em que a qualidade de um planeta pode-se expressar, e, nessas análises, você pode combinar esses prazos com as áreas de maior susceptibilidade para adoecimento ao qual o próprio planeta corresponde.

Doenças graves sempre serão identificadas no mapa pela ativação de fatores pessoais (ângulos e planetas rápidos)

Tireóide e intestinos

-Uma pessoa com Sol em Libra, Ascendente e Lua em Escorpião, e, na meia-idade, um problema de tireóide (ligada a Touro, na casa 7). Após um tratamento, assim que a tireóide foi regularizada, novos problemas surgem: intestinos. Não é só coincidência, é?

CARLOS HOLLANDA - De fato nada é coincidência. Quando estudamos as leis de Correspondência, percebemos que sempre há uma analogia entre uma causa e um efeito. Escorpião está ligado ao sistema excretor, ao reto, entre outras coisas. Virgem lida com o trato intestinal, com a síntese de proteínas, com separação do que serve e do que não serve para o organismo na função das microvilosidades intestinais. A tireóide afetada pode estar ligada a Vênus também, não somente a Touro angular. A condição deste planeta pode ser tensa. Onde e como está Marte, o regente de Áries? Ele rege a casa 6 desse mapa. Onde e como está Mercúrio, o regente de Gêmeos? Ele rege a casa 8 desse mapa. A casa 8 também está ligada ao aparelho excretor e a processos de cura por expurgo de males.

ANA TERESA OCAMPO - Essa é uma questão pra lá de interessante! Uma das primeiras regras que a gente deve perceber em Astrologia (de modo geral, e não só para a saúde) é a chamada Lei das Polaridades.

De todos os eixos de polaridades de signos, o que mais me encanta, particularmente, é esse de Touro e Escorpião. É impressionante a sincronicidade de situações em que os órgãos sexuais e o intestino grosso estão envolvidos com a área da garganta. Vários exemplos estão no próprio material do curso, mas esse que você coloca é bem típico.

Você não explica se o problema intestinal acomete o intestino delgado (mais tradicionalmente ligado à Virgem) ou o cólon (Escorpião), mas aponta para um problema básico de retenção - seja da energia necessária ao metabolismo corporal (tireóide), seja dos resíduos que precisam ser expurgados.

Só para ilustrar, uma amiga minha, que durante alguns anos tentou engravidar sem sucesso, quando o conseguiu perdeu a criança no parto. Vários distúrbios físicos se sucederam na área genital e, quando ela finalmente pareceu "resolver" tudo e pensava em engravidar novamente, apareceu um tumor benigno de tireóide. Que culminou, bem plutonianamente, numa extirpação cirúrgica (embora do nódulo apenas). Decididamente, não acho que isso seja uma coincidência...

-Também estive lendo essa nova resposta sobre tireóide e intestinos. Tenho estes problemas, tenho Netuno na 6 em Escorpião e minha casa 12 é em Touro, levou anos para que algum médico descobrisse o que eu tinha, minha Vênus está em conjunção com o Sol na 3 e Marte está em Libra, Mercúrio é o regente do Ascendente. Creio ter iniciado a compreender o modo do raciocínio para se observar o mapa em relação aos males do corpo.

Um caso de síndrome do pânico?


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.