Constelar - Última edição Astroletiva

Serviço:
DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


a

SINDASTRO-MG

Informativo do Sindicato dos Astrólogos
e Cosmo-Analistas de MG

ACONTECE EM MINAS

Já estamos na metade do nosso mandato; é impressionante a rapidez com que o tempo passa. No entanto, graças a vocês, ao trabalho de alguns sindicalizados e da diretoria, já conseguimos cumprir a metade das nossas propostas quando assumimos a direção do SINDASTRO-MG.
1 - Código de Ética, que foi aprovado em Assembléia Geral Ordinária em maio deste ano, com a leitura e discussão de todos os itens, um a um, alterando e acrescentado alguns deles, quando necessário. Quem quiser uma cópia é só nos solicitar; você a receberá na próxima Assembléia Geral
2 - A Alteração do Estatuto ocorreu na Assembléia Geral Extraordinária, em junho, onde estavam presentes alguns sindicalizados que garantiram a legalidade da mesma completando o quorum (2/3). Nosso estatuto foi alterado na íntegra, pois se fez necessário acrescentar artigos e capítulos que muito auxiliarão os trabalhos das próximas diretorias e o processo de Registro no Ministério do Trabalho.
3 - O Currículo Básico do Astrólogo está pronto e será aprovado na Assembléia Geral Extraordinária do dia 26 de novembro de 2002, às 19:30, na Rua Barão de Macaúbas, 460 / 1404 - Sto. Antônio - esq. com Av. Prudentes de Moraes. Aguardamos sua presença.
4 - O Registro do Sindicato no Ministério do Trabalho é a meta que ainda não alcançamos, mas estamos trabalhando nisso. O SINDASTRO-MG participou de vários encontros nacionais (1o e 2o Fórum de Astrologia 2002/SP, Pré-simpósio e Pós-simpósio/RJ) informando a todos quem somos, como estamos e como pensamos. A impugnação do SINTE ao nosso sindicato foi várias vezes discutida e, muitas informações e sugestões foram dadas. Todos os sindicatos já registrados no MT (Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás) forneceram documentos que certamente ajudarão na nossa trajetória.

ACONTECE NO BRASIL...

Enquanto estamos aqui em Minas trabalhando, o Brasil não anda parado.
Projeto de lei de Regulamentação da profissão de Astrólogo - No início deste ano (12 de março) o Senador Arthur da Távola apresentou um projeto à sua Casa no Congresso Nacional e, poucos dias depois, o Deputado Luiz Sérgio (PT/RJ) apresentou à Câmera um outro projeto de regulamentação. Projetos estes, bastante parecidos, pois são frutos da mesma árvore, Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro - SINARJ. O projeto do Senador foi para as mãos da Comissão de Assuntos Sociais do Senado que já deu seu parecer favorável após algumas alterações que facilitarão seu trâmite. Agora estamos aguardando qual será o próximo passo, pois o projeto pode ir a plenário ou simplesmente ser aprovado, indo direto para a Câmara dos deputados, onde precisará também ser aprovado para depois o Presidente da República sancionar. Já o projeto que foi apresentado pelo Deputado Luiz Sérgio está parado, pois, pelo que se pode entender, não se pode ter, ao mesmo tempo, dois projetos do mesmo assunto tramitando no Congresso Nacional. De acordo com a advogada Patrícia Lucíola Dias de Morais um trâmite de qualquer projeto de lei, simples e sem nenhuma complicação, costuma demorar por volta de 2 a 3 anos. Esse tempo não é nenhuma eternidade mas também não é tão instantâneo assim, dando-nos algum tempo para nos organizarmos enquanto classe.

1o Fórum Astrologia 2002, que ocorreu na Escola Gaia / SP no mês de junho/2002 com objetivo de reunir os profissionais da Astrologia para discutir questões que envolvem a formação, a ética, a prática profissional, a mídia e a regulamentação.
Pré-simpósio do SINARJ, em Agosto, possibilitou que novamente os astrólogos se reunissem, momento esse que se percebeu que havia uma postura unânime a favor da regulamentação da profissão, sendo que, as dúvidas e incertezas estavam nos acontecimentos que poderiam ocorrer após a dita regulamentação. Como o assunto não se esgotou, ocorreu um outro encontro após o Simpósio.

No Pós-simpósio do SINARJ estavam presentes 50 astrólogos representando 11 estados brasileiros, e de forma não programada, ocorreu a Fundação da UNA - União Nacional dos Astrólogos. Esta entidade tem como objetivo, entre outros, garantir que todos os astrólogos, não importando a corrente que seguem, tenham seu lugar quando a regulamentação ocorrer. Graças a ela observou-se uma crescente união e camaradagem entre vários profissionais. No momento, a coordenação da UNA está trabalhando para construir sua base, inclusive a legalização.

No 2o Fórum Astrologia 2002, em setembro, astrólogos que há anos estavam afastados se agraciaram, ato este que confirmou o desejo de união em prol da Astrologia. Na tentativa de saber quantos somos, iniciou-se um movimento para o Censo Astrologia. Não temos ainda nenhum recenseador em BH, acreditamos que o trabalho será todo feito via internet. Assim, quem quiser se candidatar como recenseador entre em contato:

- Alexandre Fücher (alex@regulus.com.br) ou
- Comissão Fórum Astrologia 2002 - Robson ou Patrícia (forum-astrologia-owner@yahoogrupos.com.br).

A nova CBO - Classificação Brasileira de Ocupações - foi divulgada no dia 10 de outubro de 2002. O atual número da Astrologia é 5167-05. A nossa profissão foi, enfim, cuidadosamente descrita e classificada, graças à participação de vários astrólogos (veja no site - www.mtb.gov.br)

Além disso têm ocorrido importantes movimentos em vários estados brasileiros:

1 - Em agosto a Associação Baiana de Astrologia, ASBAH, elegeu sua primeira Diretoria, presidida por Anna Becker.
2 - Em Curitiba a ASAS, Associação dos Astrólogos, fundada em 1990, foi reativada.
3 - Em outubro nasceu o Sindicato dos Astrólogos de Brasília, SINABRA, no Distrito Federal.

VESTINDO A CAMISA

Quando receber qualquer convite da mídia, sugerimos que ofereça uma leitura de mapa para o jornalista, entrevistador ou produtor do programa. Eles são formadores de opinião e podem muito contribuir para que a Astrologia alcance, cada vez mais, uma imagem pública de respeitabilidade.

Está na hora de você afirmar que é astrólogo. Quando for declarar seu próximo Imposto de Renda ou pagar seu ISS, sugerimos que faça isso como astrólogo. A nossa profissão não é regulamentada mas ela já é reconhecida. Esse registro na Receita Federal ou na Prefeitura de sua cidade poderá ser útil para confirmar a sua atuação na profissão. Assim como poderá ser importante para fortalecer a categoria perante a sociedade, a mídia e os órgãos públicos.

TEMPOS MODERNOS

O Sindastro-MG vem recebendo várias mensagens, via internet, que, quando importantes, são encaminhadas para os sindicalizados que possuem endereço eletrônico. Você que não gosta de computador ou que não tem ainda e-mail, por favor, forneça o endereço eletrônico de alguém de sua convivência (parente, amigo, parceiro ou colega). Não se preocupe, não iremos entulhar a "caixa de entrada" deles com bobagens; serão de quando em vez informações relevantes para quem está ligado na astrologia. Então, forneça-nos um endereço eletrônico só para contato, faça isso usando o nosso e-mail, sindastro.mg@bol.com.br, dizendo qual é o seu nome (completo) e se o endereço é seu ou não. Além disso, se você conhece alguém, que não é sindicalizado mas que quer receber informações sobre astrologia, basta que ele expresse o desejo, via e-mail, para que seja cadastrado no grupo dos "Interessados" e a partir daí cuidaremos para que fique por dentro.

AUTO-RETRATO

Na tentativa de obter um nítido foco do perfil do SINDASTRO-MG, a diretoria está fazendo um levantamento dos filiados que não participaram das 3 últimas Assembléias Gerais e dos que não pagaram a anuidade do ano passado (2001). Estaremos, brevemente, entrando em contato com estas pessoas a fim de sondar o interesse de permanecerem filiados. Não existe de nossa parte nenhum tom de punição ou julgamento, mas sim de esclarecimento e entendimento.

PERDIDOS & ACHADOS

No início deste ano, a Secretaria do SINDASTRO-MG com a ajuda do catálogo telefônico conseguiu atualizar o endereço de correspondência de diversos associados. Entretanto, mesmo assim, perdemos contato com alguns, são eles:
Nadir Maria Máfia, Deusdedit Eulampio de Morais, Ângela Maria Coutinho Morais, Fátima Cristina Ramos de Azevedo, Clotter Gusmão Serafim, Bruno Girardeau, Adriana Prieto, Sônia Maria de Lemos Bretas Lima, Maria José A. Bacil, Francisco Carlos Meira Filho e Vânia Maria Sampaio Mendes.

Caso você saiba como encontrar qualquer um deles, por favor, nos informe.
Presidência - Mônica - (31) 3293-3061
Secretaria - Sônia - (31) 3296-4880
E-mail - sindastro.mg@bol.com.br

LEMBRETES IMPORTANTES

Anuidade/2002 (maio/02 a maio/03) - R$ 50,00
Depositar no B. Bradesco - Agência 513/4 - conta 68.956/4, em nome do SINDASTRO-MG. Imediatamente após o depósito você deve informar Elaine (9971-7662) ou Ana Lúcia (3226-8920), para que seja possível a atualização e a organização do registro contábil. Guarde o seu comprovante de depósito até receber o recibo do SINDASTRO-MG, que lhe será entregue na próxima Assembléia Geral.

O nosso endereço para correspondências mudou. Anote:

SINDASTRO-MG
Rua Itaí, 923 / 302 - Sta. Efigênia - CEP 30.260-290 - BH/MG
E-mail: sindastro.mg@bol.com.br

Astrologia, Ponte entre o Céu e a Terra - por Ana Ferreira

Sumário desta seção | Astroletiva | Anterior | Próxima