Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
CRÔNICA ASTROLÓGICA DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE 2005

A águia decepada

Fernando Fernandes

 

O drama da Portela

A tradicional escola do bairro carioca de Oswaldo Cruz protagonizou o episódio mais dramático dos desfiles de escolas de samba, não só deste como de muitos anos. Tudo começou com o incêndio do carro abre-alas, ainda no barracão, na tarde de domingo, 6 de fevereiro. O fogo começou por volta das 14h, por motivo desconhecido, e em dois minutos devorou todas as figuras de monstros e bestas de isopor que representavam o mal. O enorme carro de 30 metros, além de trazer a águia que simboliza a agremiação, deveria representar "as coisas ruins do mundo", introduzindo o enredo Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo, baseado numa Declaração da Assembléia da ONU para as metas do milênio.

Em apenas um dia o carro estava reconstruído e pronto para o desfile na madrugada de segunda-feira. Contudo, as asas da águia não puderam ser encaixadas corretamente, levando a diretoria a optar por desfilar com uma águia sem asas no carro abre-alas. A opção, segundo o presidente, deveu-se ao risco de a escola perder pontos caso não iniciasse o desfile conforme o regulamento. Começaram ali as primeiras lágrimas dos componentes.

Contudo, a Portela guardava uma surpresa. Havia uma segunda águia, igualmente gigantesca, que passaria no último carro, no qual estaria a Velha Guarda e também um painel em homenagem ao embaixador Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado terrorista no Iraque. Todavia, a quebra do carro, nos minutos finais do desfile, trouxe o momento mais dramático: o carro não pôde desfilar, e os componentes da Velha Guarda, ao descer do veículo, encontraram o portão de acesso à passarela já fechado, devido ao encerramento do tempo. Em prantos, entre a revolta e o desespero, muitos septuagenários e octogenários tiveram de receber atendimento de emergência para crises hipertensivas e desmaios. Quase uma hora depois, a passagem da Velha Guarda foi liberada. E eles caminharam toda a avenida, sozinhos e sem bateria, cantando o samba da escola e recebendo uma das maiores consagrações da história do sambódromo.

Comecemos pelo mapa do incêndio do carro abre-alas:

Incêndio do carro abre-alas da Portela - 6.2.2005, 14h HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

Para entender este mapa é preciso reproduzir alguns trechos do artigo A Acadêmicos do Zodíaco saúda o povo e pede passagem:

Esta conotação arquitetônica dá às alegorias um sentido Touro-Capricórnio. E, quanto mais altas e verticalizadas forem as alegorias, mais forte será o componente libriano na sua concepção. (...) Ainda podem participar como co-significadores das alegorias os planetas Júpiter (quando os carros são enormes e magnificentes - um indicador de hipertrofia) e Urano (quando os carros são dotados de recursos computadorizados e efeitos especiais, uma tendência recente).

Um carro alegórico que merece regência própria é o abre-alas, aquele que abre o desfile, sendo precedido apenas pela comissão de frente. O abre-alas está duplamente vinculado ao Ascendente, à casa 1 e ao primeiro signo, Áries, seja porque é o portador da identidade da escola - especialmente no caso da Portela, que sempre traz a águia, seu símbolo tradicional - seja porque é o que vem na frente, iniciando a apresentação do enredo.

O artigo, escrito em 1998, ganha com o mapa do incêndio uma inesperada confirmação: o Ascendente do evento é Touro, um significador geral de alegorias. Júpiter, significador de grandiosidade e magnificência, encontra-se em Libra, signo de estruturas aéreas, em quadratura com Saturno e Lua, no eixo da estrutura (Câncer-Capricórnio). Urano, planeta do inesperado, é o mais angular da carta, situando-se próximo do Meio do Céu. Mas o elemento determinante na interpretação é a presença do Nodo Norte e da Parte da Fortuna conjuntos em Áries, fechando uma Grande Quadratura com Júpiter, Saturno e Lua. Áries é o próprio significador específico dos carros abre-alas, o que nos remete à posição de seu regente, Marte: vamos encontrá-lo na cúspide da casa 8 (morte e tributos) em Sagitário (signo de objetos hipertrofiados, exagerados) e em conjunção com Plutão (destruição radical, transmutação).

Vamos lembrar mais uma vez que o incêndio destruiu um carro que carregava uma águia (símbolo da identidade da Portela - casa 1) e imagens de monstros e bestas, já inseridas no contexto do enredo (monstros e bestas lembram Plutão na 8).

Quando a Portela tenta entrar na Sapucaí, na madrugada de terça-feira, com um carro abre-alas remendado às pressas, o mapa do desfile mostra o Ascendente em Sagitário com Plutão e Marte em plena casa 1. Quem ocupa agora a casa 8 é Saturno, formando quadratura com Júpiter, regente do Ascendente. E - surpresa! - mais uma vez Urano é o planeta mais angular.

Portela - Início do desfile - 8.2.2005, 1h46 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

Plutão na 1 parece dizer que a Portela precisava com urgência entender a necessidade de purificar-se e resgatar sua identidade. Plutão, quando bem trabalhado, leva-nos a descartar aquilo que é acessório, às vezes de forma radical e transformadora. Contudo, o que a Portela perdeu três vezes em dois dias não foi o acessório, e sim o essencial, simbolizado pela águia: sua própria alma, enfim. Sucessivamente, a águia foi queimada, decepada e finalmente abandonada no início da avenida, numa seqüência que parece simbolizar um processo agudo de perda de referências.

Mais significativo e impactante foi o drama vivido pela Velha Guarda, impedida de desfilar por causa de um carro travado e de um portão fechado (duas inequívocas images saturninas!). A Velha Guarda, conforme escrevemos no artigo sobre o simbolismo astrológico nas escolas de samba, tem uma série de conotações, lembrando recursos (casa 2), raízes (casa 4), sistema imunológico (casas 6-12) e assim por diante. E mais:

Seu marcado conservadorismo é traço taurino, enquanto a idade provecta e a respeitabilidade apontam para Saturno. O que há de comum em tudo isso é a absoluta identificação com casas e signos femininos. Junto com a ala das baianas, a Velha Guarda constitui o aspecto mais yin das escolas de samba.

Por outro lado, Plutão em destaque costuma ser encontrado com freqüência em mapas de eventos que pecam pelo exagero, pela ausência de sutileza, pelo objetivo de impressionar a qualquer custo. A Portela escolheu um enredo pretensioso ao decidir mostrar oito propostas para mudar o mundo - mais Plutão em Sagitário na 1 impossível! Veio gigantesca e com problemas de harmonia, o que acabou por desenraizá-la e fazê-la perder contato com os próprios trunfos. Passaram os portelenses de superfície, sem vínculo com o passado da escola, e ficaram para trás os baluartes. Sem identidade (casa 1) e sem os alicerces (casa 4), a escola naufragou.

Final do desfile da Portela: o portão se fecha impedindo a entrada da Velha Guarda. 8.2.2005, 3h06 HV - Rio de Janeiro, RJ - 22s54, 43w12.

Por volta das 3h06 da madrugada, quando o portão se fechou diante dos desesperados componentes da Velha Guarda, Plutão e Marte haviam acabado de cruzar o Ascendente. É o retrato de um ato de violência (Marte), mesmo que involuntária, contra os baluartes (Capricórnio no Ascendente e Saturno em exílio na casa 7). Plutão agrega intensidade e dramaticidade ao momento, além de simbolizar, especificamente, o ato de mutilação que a escola perpetrava contra si própria.

Imperatriz Leopoldinense

Atalhos de Constelar 80 - fevereiro/2005

Escola de Samba de Virgem e Aquário | O mapa do primeiro desfile | A Acadêmicos do Zodíaco pede passagem | Comissão de Frente, Velha Guarda e Baianas | Alegorias, fantasias e samba-enredo | Carnavalescos, jurados, passistas, puxadores | Bumbum Praticumbum Prugurundum | Significado astrológico da bateria | Porta-estandarte, a rainha rebelde | ...O Brasil se curva à Europa? |
Análise dos Desfiles 2005: a águia decepada | Princípios de interpretação | Império, Salgueiro e Tijuca | O drama da Portela | Imperatriz, Beija-Flor, Grande Rio e Vila |
Seção Serviço | Dicas & eventos |
Astroletiva | Programação de cursos online de fevereiro |


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.