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UM ESTUDO DE IDENTIDADE ASTROLÓGICA

Brasília, a utopia aquariana

Maurice Jacoel

 

Urano e Júpiter são os planetas que marcaram mais profundamente a identidade de Brasília, a cidade que nasceu de uma utopia para abrigar uma síntese única.

Todo o trajeto de criação de Brasília segue um desejo, fruto do sonho coletivo de um espaço e de uma organização social, no qual podemos identificar ideais enraizados na simbologia aquariana: progresso e liberdade.

Ao acompanharmos os vários passos históricos até a materialização da cidade de Brasília, percebemos claramente a interação dos planetas Urano e Júpiter, através de seus vários ciclos, como sinalizadores do projeto e da realização desse fato histórico, como também da formação da nossa identidade aquariana, tanto na data e hora inaugural de Brasília como na de nossa Independência.

Podemos deduzir, ao longo da análise das várias datas, a importância de Urano, ativado por Júpiter e desafiado muitas vezes por Plutão. É possível afirmar, com coerência e certeza, que Brasília, cidade planejada, sonho ou utopia de muitos, planejada inclusive em relação à sua inauguração, está diretamente envolvida com a energia e a simbologia de Aquário, seu Ascendente. Uma discutível veiculação da imprensa ao longo dos anos expõe apenas a faceta de Brasília como sede administrativa do poder político e esconde toda a sua outra face de cidade cosmopolita e mística, para onde convergem cidadãos de todas as partes do país; seu desenho arquitetônico do período modernista; sua originalidade nas artes e na música.

Brasília - Inauguração da cidade - 21.04.1960, 0h - 15s47, 47w55.

A maneira como foi concebida e realizada afirma claramente a identidade aquariana de Brasília. Essa identidade também se revela na individualidade, traço cultural de seus habitantes, no pressuposto da racionalidade do uso dos espaços públicos. E na participação de seus cidadãos numa intensa vida social em grupos de afinidades. A excentricidade do modo de vida em Brasília reafirma seu caráter aquariano. Outro traço forte da cidade é o interesse pelo conhecimento, pelo saber. A beleza natural do céu de Brasília e das noites estreladas reflete também a expressão fortemente aquariana da cidade.

Brasília nasce de uma longa trajetória de intenções históricas, e sua vocação vai além de uma cidade administrativa do poder político.

A Inquisição persegue os precursores da utopia

A inauguração de Brasília como a nova capital do Brasil, a partir do ano de 1960, é marcada pela originalidade do fato em si, que o diferencia do modo pelo qual a maioria das cidades se originaram ao redor do mundo. Esse sonho coletivo do qual nasce Brasília está imerso nas origens de nossa história como nação. Quando da vinda dos portugueses para a Nova Terra, em 1500, estabelecia-se um novo paradigma na humanidade. Na Europa, em plena luta, Portugal, Espanha, Inglaterra e a própria Igreja Romana disputavam terras e poder. A Inquisição em curso dizimava a Ordem dos Templários; cabalistas, sufis e gnósticos fugiam para regiões e lugares onde poderiam estar a salvo do poder da Igreja e de seus aliados. Dirigiam-se notadamente para Portugal, que mantinha um certo distanciamento do poder da Igreja Romana.

Nesse contexto se organiza a Escola de Sagres e iniciam os projetos que envolvem a conquista de uma nova terra. Nesse período, as idéias de Francis Bacon em seu livro Nova Atlantis começam a influenciar e permitir os investimentos necessários tanto para o projeto de Colombo como o de Cabral (veja A Conspiração Oculta, de Michael Howard).

Nota de Constelar: o autor do artigo relaciona alguns acontecimentos que não são exatamente contemporâneos, já que se estendem por um período de mais três séculos. Contudo, estão conectados por constituírem um processo cujo resultado foi uma enorme expansão da área de influência da civilização ocidental. Os templários são dizimados pelo governo da França, com o apoio da Inquisição, no início do século XIV; o núcleo de navegadores portugueses que ficou conhecido como Escola de Sagres é do início do século XV; as viagens de Colombo e de Cabral ocorrem no final do século XV; e a publicação de Nova Atlantis, de Francis Bacon ( ), acontece apenas no século XVII.

A Inquisição, que provocou uma ruptura profunda, interferindo e separando todo um saber que se consolidava entre cabalistas, sufis e místicos cristãos, criou a condição necessária para o surgimento da Escola de Sagres e para o apoio de cabalistas e astrólogos hindus à esquadra de Cabral.

Ciclo de Urano e o nascimento do Brasil

Atalhos de Constelar 71 - maio/2004

Brasília, a utopia aquariana, de Maurice Jacoel
Início do artigo | Ciclo de Urano e o nascimento do Brasil | Fase das idéias | Fase das decisões e iniciativas: da Missão Cruls a JK | Fase da construção e inauguração | A inauguração e conclusões

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