Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
COMPORTAMENTO

Sobrevivendo com um stellium
em Virgem na casa 6

Fernando Fernandes

 

O que um astrólogo pode recomendar como alternativa profissional a um cliente com um stellium em Virgem e na casa 6? Você pensou em contabilidade? Controle de qualidade de alimentos? Saúde pública? Pois saiba que música pode ser uma opção muito adequada.

Visões estereotipadas sobre o comportamento de planetas e signos é o que não falta em Astrologia. Assim, correm soltas as histórias sobre o Escorpião ciumento e controlador, o Peixes distraído, o Leão vaidoso, o Sagitário exagerado e, como não podia deixar de ser, o Virgem ansioso que fica no escritório até as três da madrugada.

O tecladista e arranjador Marcos Vampa e a cantora Moona Saví se apresentaram na palestra-show de abertura da Escola Rio Constelar, às 12h do dia 6 de março de 2004, no Rio de Janeiro. Moona tem o Sol em Capricórnio, o Ascendente em Touro e Saturno na 1. O resultado é uma voz densa, potente e encorpada... exatamente o que se poderia esperar de uma cantora terráquea. Marcos e Moona mantêm uma rigorosa disciplina de escolha de repertório, ensaios e shows, o que lhes permite viver de música sem abrir mão do bom gosto.

É verdade que alguns virginianos mais preocupados acabam mesmo desenvolvendo úlceras ou problemas intestinais em conseqüência de tanta tensão que acumulam. Mas há também aqueles que descobrem um jeito inteligente de canalizar a enorme disposição produtiva deste signo para alguma atividade realmente gratificante. Não deixam de ser estressados (algum grau de estresse sempre é necessário), mas não são tão infelizes quanto fazem crer os manuais de Astrologia rasteira.

O arranjador e tecladista Marcos Vampa pode ser considerado um supervirginiano: tem não apenas quatro planetas neste signo - Sol, Vênus, Urano e Plutão - como três deles, e mais a Lua leonina, estão na casa 6, cujos significados são, por definição, relacionados a Virgem. Trata-se da casa que rege o mundo do trabalho rotineiro e da atividade produtiva, além da saúde e suas crises, da higiene e das aplicações práticas do conhecimento, de uma forma geral.

Muitos virginianos com mapas semelhantes, nascidos em meados dos anos 60, acabaram no fundo de escritórios de contabilidade, ou envolvidos em atividades tecnológicas que exigem muita dedicação e permitem poucas recompensas. Outros, que não tiveram muitas oportunidades de estudo, são hoje operários ou trabalhadores rurais não especializados, com poucas chances de ascensão profissional. O destino de Marcos também seria semelhante, não fossem alguns fatores do mapa em Leão, Libra e Peixes, a temperar com propensões artísticas a excessiva ênfase técnica do stellium em Virgem.

Marcos formou-se em Cinema, mas dedica-se principalmente à música. Durante anos foi o tecladista que acompanhou o compositor Zé Ramalho em suas excursões pelo Brasil e exterior. Depois, cansado da correria das intermináveis viagens, decidiu dedicar-se em tempo integral à direção de um estúdio de gravações, onde é ao mesmo tempo arranjador, técnico de som, diretor artístico - enfim, um faz-tudo.

Um supervirginiano respirando música 24 horas por dia? Quem acha estranho não tem noção do que significa ser músico depois do advento da tecnologia midi, que permite controlar uma orquestra inteira pilotando um computador. Para início de conversa, a moderna produção musical não admite muito improviso: o músico precisa saber exatamente o que está fazendo e com que finalidade. Precisa ser um perito em tecnologias de alta precisão - algo para o que virginianos já são naturalmente propensos. Além disso, arranjos em instrumentos eletrônicos exigem um boa capacidade de raciocínio abstrato e de adequação a modelos matemáticos. Mais ainda: reproduzir em meio digital o timbre e a naturalidade de instrumentos convencionais exige uma enorme paciência, uma habilidade de ourives e um prazer em fazer bem feito que só virginianos costumam ter.

Em síntese, produção musical em meio digital é hoje uma das atividades profissionais que mais se adequam ao perfil virginiano. É a criatividade que precisa passar pelo crivo da técnica para materializar-se; é a inspiração submetida ao princípio da exatidão. Não é por acaso que estúdios de gravação estão cheios de profissionais com ênfase em Virgem...

Marcos Vampa e Moona Saví mantêm o site www.moonasavi.com.br, com diversos recursos e onde podem ser baixadas algumas músicas na interpretação da dupla em formato MP3. Vale a pena!

Leia outros artigos de Fernando Fernandes.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.