Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
UM BALANÇO DOS ÚLTIMOS CATORZE ANOS

Urano em Capricórnio, Aquário e Peixes

Vanessa Tuleski

 
Desafio de Urano em Peixes: o que fazer com a energia emocional

A passagem de Urano em Aquário também foi altamente excitante, embora não tenhamos nos dado conta disso. Assim como provavelmente não damos conta de que não lidamos inteiramente com as angústias de um mundo em permanente mudança. Estamos em choque, pensando que estamos acostumados com este mundo, mas nem todos estão. Urano passando por Peixes representará a possibilidade de emocionalmente se dar vazão a isto, seja por meios positivos ou negativos.

Botox traz felicidade? Para muita gente, parece que a resposta foi sim.

Positivos como, por exemplo, acionar uma maior vivência emocional, através de um reavivamento de canais que possibilitem isto. Da última vez em que Urano esteve em Peixes, tivemos o jazz, sendo que a música brasileira também estava em plena efervescência. Com Urano em Peixes, o cinema se popularizou e levou milhares de pessoas até suas salas. A arte teve um boom de renovação, com o surgimento do expressionismo e a Semana de Arte Moderna no Brasil. Porém, foi durante Urano em Peixes que a Lei Seca nos Estados Unidos alastrou o alcoolismo, pois em espaços clandestinos as pessoas desfrutavam à larga do que lhes era proibido no cotidiano. A Máfia floresceu neste período. Urano novamente em Peixes pode intensificar o consumo de drogas, se não soubermos lidar com este emocional reprimido que virá à tona, e se não encontrarmos saídas mais eficazes para o problema da droga. Proibir, como ocorreu no período da Lei Seca, não se mostrou muito produtivo.

Cada um de nós precisa se perguntar como vai lidar com a passagem de Urano por este signo. Que emoções precisamos viver, e que podem estar reprimidas? Como vamos vivê-las? Saberemos lidar com as emoções e a criatividade de pessoas próximas, ou consideraremos isto perturbador? Os pais que têm filhos adolescentes terão de se preocupar em ouvi-los emocionalmente, pois senão Urano em Peixes fará com que eles busquem, no coletivo, alternativas mais perigosas. Durante a passagem de Urano em Peixes, enfim vamos nos dar interiormente conta deste mundo em mutação. Tivemos de absorvê-lo às pressas em um plano mental, e agora teremos de assimilá-lo em nosso interior, encontrando alternativas criativas para nos adaptarmos a esta falta de alicerces dos últimos quatorze anos. Teremos de compreender melhor as últimas tecnologias que foram geradas. O deslumbramento com elas trouxe equívocos, como jovens com problemas sexuais querendo tomar Viagra, pessoas com tristezas compreensíveis entupindo-se de remédios para não senti-las, ou tentando resolver problemas de auto-estima com plásticas, aumento de distúrbios alimentares devido ao culto à magreza.

Urano em Peixes vai representar a necessidade de pararmos de fugir de nossos problemas interiores através das maravilhas do mundo moderno. Entretanto, para algumas pessoas, que não estejam estruturadas interiormente, Urano em Peixes justamente poderá intensificar a busca irrealista de saídas mágicas. Poderemos escolher: ou vamos trabalhar o nosso interior, talvez nos conectando mais a nossa espiritualidade, percebendo vivências reprimidas e sabendo lidar melhor com elas, ou vamos encontrar alguma tecnologia que nos mesmerize e que prometa soluções fáceis que não virão, nos deixando em pedaços. Se esta tendência à fuga através da tecnologia já existia com Urano em Aquário, poderá se tornar ainda pior com Urano em Peixes, dependendo do uso que escolhermos fazer desta passagem.

Também teremos escolhas coletivas a serem feitas: a genética, que teve um desenvolvimento extraordinário com Urano em Aquário, vai avançar ainda mais com Urano em Peixes, pois trata-se de um signo mutável. As possibilidades serão infinitas. A genética tanto poderá trazer inovações salvadoras como criar monstros. Durante a passagem de Urano em Aquário, não discutimos o suficiente as implicações éticas da genética, seus limites, e, se não fizermos isto logo, com a entrada de Urano em Peixes, poderemos criar milagres, mas também problemas sérios. Algozes de nós mesmos saindo de nossos laboratórios.

Enfim, cada um de nós terá de escolher o que fazer com a energia emocional que a partir de agora estará presente. Urano em Peixes ativará nosso inconsciente, nossas percepções, nossa intuição. O que escolheremos fazer com isto? Vamos elevar nosso nível perceptivo? Mas saberemos, também, respeitar nosso passo e nossos limites na hora de nos abrirmos para novas impressões e experimentarmos o psiquismo? Urano em Peixes poderá desenterrar o potencial criativo. De que forma vamos usá-lo? Vamos despertar (Urano) para a idéia de totalidade (Peixes), fazendo com que paremos de nos enxergar separados do restante? Tenho fé que nos próximos anos mudará o sentimento de que algo que aconteça na Terra não nos diz respeito apenas porque é longe ou porque não parece participar diretamente no nosso cotidiano. Talvez este seja um primeiro passo, ainda que em meio a tropeços, para nos compreendermos como humanidade e aprendermos a ajudar uns aos outros, sabendo, no final, que somos todos um só.

Leia outros artigos de Vanessa Tuleski.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.