Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
PESQUISA INÉDITA

Princípios de Astronumerologia - II

Raul Varella Martinez

 

Análises mais detalhadas

Análises mais detalhadas podem envolver valores numéricos das sílabas - essas partes das palavras que possuem vida própria e certa independência. Podem também considerar a natureza do signo da linha que a letra ocupa na tabela 6 e sua posição na seqüência das letras que formam o nome. Por exemplo, a palavra astronumerologia possui 6 letras na linha dos signos de Fogo (do Poder Criativo), 3 letras na linha dos signos de Terra (das concretizações), 5 letras na linha dos signos de Ar (da parte intelectiva) e 2 letras na linha dos signos de Água (das emoções).

Se forem admitidas as simetrias existentes nas diferentes letras (maiúsculas) do alfabeto latino, surgem outros elementos interessantes, que talvez também possam ser admitidos em análises mais detalhadas.

Simetria das letras

A simetria é observada no corpo do ser humano, no corpo da maioria dos animais, nas folhas dos vegetais e em equipamentos usuais que necessitam de equilíbrio. A palavra simetria vem do grego, onde quer dizer justa proporção. Simetria também é definida como sendo a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.

Conceitos

- No plano, há simetria especular quando há correspondência, em grandeza, forma e posição relativa, de todas as partes situadas em lados opostos de uma reta desse plano. Essa reta é chamada de eixo de simetria.

- No plano, há simetria central quando há correspondência, em grandeza, forma e posição relativa, de todas as de partes que se acham distribuídas em volta de um ponto desse plano. Esse ponto é chamado de centro de simetria.

- No plano, há simetria circular quando a simetria central foi obtida por rotação em torno de seu de centro de simetria. Neste caso, todas as retas que passam pelo centro são eixos de simetria.

As Letras

Somente a vogal "O", a única que não está na linha dos signos de Fogo da tabela 6, possui simetria circular. As outras letras (maiúsculas) possuem simetria especular, ou possuem simetria central, ou possuem esses dois tipos de simetria juntos, ou ainda não possuem simetria.

Os eixos de simetria das letras em suas posições usuais, quando existem, ocupam ou a posição vertical (v), ativa, fecundante, criativa, ou estão na posição horizontal (h), passiva, receptiva, procriante. Já os centros de simetria (c), por analogia, podem ser associados a questões centrais, fundamentais, em torno das quais as coisas se concentram.

Considerando as 7 letras sem simetria (F, G, J, L, P, Q e R), observa-se que todas são consoantes e que apenas a posição correspondente à casa 6 possui duas dessas letras, o "F" e o "R". Na posição oposta está o "L", outra letra sem simetria. Isso leva a supor que a assimetria esteja associada ao que está sendo trabalhado, ao que ainda não está concluído, como este estudo, que apenas apresenta princípios de astronumerologia.

Recapitulando...

As palavras
Reduções de palavras: como calcular
USA: o nome já diz muito...
Outros nomes com valores numéricos calculados


Voltar para primeira parte do artigo (número anterior)

Leia outros artigos de Raul V. Martinez.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.