Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
COMO SERÁ O NOVO PRESIDENTE?

Astrólogos baianos botam
pimenta na eleição

Alexey Dodsworth, Anna Becker, Gicele Alakija e Leon Freire

 

Ciro: uma estrela de peões no Ascendente

ANNA BECKER - Uma coisa que já foi dita aqui, que mais salta aos nossos olhos é o fato de que, nos mapas dos três candidatos, o maior número de planetas está na parte de cima do mapa, no hemisfério superior, enquanto no mapa de Serra está no hemisfério inferior, mostrando que ele é mais introvertido, sem tanta facilidade de chegar ao grande público. Com a parte inferior do mapa vazia, o autoconhecimento seria o desafio de Lula. Talvez ele não tenha conhecido suficientemente a si mesmo por muito tempo.

Se olharmos os trânsitos, Júpiter vai estar lá, então é como se fosse um "holofote", focalizando o Lula social, político, o "Lula para exportação". (Anna Becker)

LEON FREIRE - Serra é muito mais um Senador, um diplomata, mais um pensador, é Água e Ar. O Brasil está precisando de uma pessoa dominante, não autoritária, mas ativa, porque vai lidar com forças dominantes.

ALEXEY DODSWORTH - No mapa de Lula, se ele tiver nascido entre 6h10 e 6h20, tem uma estrela no Ascendente que se chama Unukalhai, de natureza Marte-Saturno. É uma estrela de glória, mas alguns astrólogos a associam a "morte desastrosa". Lembrem que afirmações deste tipo são aforismos antigos, medievais, é importante ter uma visão cética e de pesquisa a respeito de afirmações deste calibre. Lula provavelmente também tem Agena no Ascendente, de natureza Vênus-Júpiter, associada a glórias e aplausos públicos; Ciro tem uma estrela chamada Zuben Elgenubi (natureza Marte-Saturno) em conjunção com o Sol, ela rege os guerreiros, os homens grosseiros e aqueles que vieram fazer aquilo que ninguém quer fazer. Ela rege os peões de obra sem nenhum refinamento (risos).

ANNA BECKER - Trabalho muito com progressão lunar e percebo que é muito importante observá-la. Calculei a progressão da Lua em todos os candidatos. A Lua progride 1º por mês e, quando ela faz aspecto com algum planeta do mapa, assinala alguma coisa. Por esse aspecto, a "briga" ficaria entre os dois Escorpiões, Lula e Ciro. A Lua progredida de Lula no dia da eleição vai estar no Meio do Céu. Ela fica dois anos e meio em cada signo. Se olharmos os trânsitos, Júpiter vai estar lá, então é como se fosse um "holofote", focalizando o Lula social, político, o "Lula para exportação".

Júpiter em trânsito vai estar na casa IX do Ciro, é favorável e estimula, mas a Lua progredida ainda estará na casa XII, vai estar conjunta a Vênus, atraindo, fazendo emergir aquilo que ele tem de mais sociável, encantador,de mais simpático. Em julho [de 2003] a Lua entra, por progressão, na casa 1 - e lá ficará por dois anos e meio.

Serra está com a Lua progredida na casa VI, estimulando-o a trabalhar mais, mas a casa VI é uma casa de serviço, de um trabalho subordinado, rotineiro, que não aparece. Na casa VI a Lua estimula a mudar o ambiente de trabalho, provoca alterações nas pessoas que trabalham junto, trocas, alguém pode ir embora, outros pessoas chegam para fazer parte do ambiente produtivo, mas não é uma coisa que apareça com muito destaque. No caso de Ciro, acredito que a Lua progredida fazendo conjunção com Vênus vai amenizar mais a oposição Lua/Marte que ele tem no mapa natal. Essa oposição Lua/Marte é "bateu, levou", ele não pára pra pensar. Se se sentiu atacado, ele reage na mesma hora, intempestivamente.

GICELE ALAKIJA - Na verdade nós estamos nos complementando aqui. E para não ficar repetitivo, vou falar de outros aspectos que chamam a atenção. Eu queria destacar o momento do Brasil, através do seu mapa, que está com Urano exatamente em cima do Ascendente Aquário. Sou da turma que acredita ser Aquário, e não Peixes, o Ascendente do Brasil. Eu destacaria esse como um momento de virada para nosso país. Se pensarmos que cada casa no mapa de um país tem um significado, a casa I é o povo. Então, é o povo fazendo uma virada. O que estamos vendo acontecer já faz parte desse momento uraniano: um candidato sobe nas pesquisas, outro desce, um se esconde, empata, vira de novo. É um momento de instabilidade onde tem a energia de Urano, que é a energia da mudança. Urano simboliza novidade, o rebelde, a surpresa, o diferente, o futuro. O povo quer mudança!
Gicele Alakija

Há outra área que vai simbolizar o sentimento desse povo, que é a casa IV em Touro. E a conjunção Lua/Júpiter em Gêmeos mostra que somos sentimentais, que mudamos de idéia o tempo todo. Os candidatos que têm mais ibope são aqueles que pegam o povo pelo coração. Não adianta ser honesto em nosso país se não se sabe fazer uma propaganda que atinja o povo pelo emocional.

A outra coisa que quero destacar é o Escorpião no Meio do Céu do mapa do Brasil, que mostra nossos governantes: presidentes, governadores, prefeitos etc. Nós atraímos governantes "Escorpião", mas a forma como esse Escorpião vem depende de muitas outras coisas. Se analisarmos a história do Brasil, veremos que os nossos presidentes tinham um Escorpião forte, seja pelo Sol, pelo Ascendente, ou por Plutão no Ascendente ou na casa X, ou ainda em aspecto com planetas pessoais importantes. Nós temos que lidar com essa questão do poder, por isso atraímos governantes escorpianos. Outra coisa importante é verificarmos o trânsito de Saturno que está em Gêmeos, no momento, e passou na casa IV em cima do Júpiter e da Lua, trazendo mais consciência para o povo brasileiro. Essa conjunção Lua/Júpiter que nos faz sentimentais viveu um trânsito de Saturno; quando Saturno passou por cima dela, ficamos mais conscientes, mais amadurecidos em relação ao que queremos, e que segurança nós queremos. A Casa IV também mostra os partidos de oposição ao governo. O que temos visto nos últimos anos é a estruturação e amadurecimento dos partidos de esquerda.

Temos também a tendência a atrair governantes que vão lidar mal com nossas riquezas, com nosso dinheiro. É Plutão regente da casa X, retrógrado na casa II do mapa do Brasil. Não é que o governante que entra vá ser desonesto, mas ele vai ser Plutão. Cada um de nós, enquanto brasileiros, gosta de dar um "jeitinho pra fazer as coisas" e isso se soma ao coletivo. Quanto mais trabalharmos o nosso Plutão, desenvolvendo a sua expressão, mais vamos multiplicar essa energia para o coletivo. Essa Lua/Júpiter em Gêmeos pode agir exageradamente sem olhar o resultado.

No mapa dos candidatos vou destacar o que chama a atenção. Se pensarmos que atraímos um governante com características plutônicas, quem se destacaria seriam Ciro e Lula, por serem Escorpião. Lula principalmente, porque o Ascendente dele está no mesmo grau do Meio do Céu do Brasil .

ALEXEY DODSWORTH - Há uma relação muito clara entre o "eu" de Lula (Ascendente pessoal) e o "eu" do governante do Brasil (Meio do Céu do país).

2002: quatro candidatos com Leão no Ascendente da Revolução Solar

 
Transite por este artigo:

Introdução: "reações químicas" no mapa dos candidatos
Ciro: uma estrela de peões no Ascendente
Lidando melhor com nosso Plutão, votaremos melhor

Os mapas:

Lula | Garotinho | Ciro Gomes | José Serra | Início da eleição


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.