Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
DICAS E EVENTOS

4° Simpósio do SINARJ:
a hora de Saturno e Urano

 

17 de Agosto de 2002 - Sábado

Maria Eugênia de Castro (RJ) - Saturno e Urano na Vida de Todos Nós. Destino e livre arbítrio.

Maurício Bernis (SP) - Planeta na Casa ou o Regente da Casa: Quem Determina os Resultados? Uma análise comparativa dos resultados específicos das casas astrológicas em função dos regentes e dos planetas contidos nela.

Celisa Beranger (RJ) - A Questão Constelações x Signos. Das origens à atualidade.

Luiz Cláudio Moniz (RJ) - Friedrich Nietzsche e Richard Wagner: "Amizade de Astros". Análise parcial tanto do relacionamento Quanto de sua influência nas obras de ambos, tendo como fundamento a Astrologia. Mapas Natais. Sinastria e Trânsitos significativos.

FÓRUM DE DEBATES - A Ética na Astrologia do 3º Milênio
com a participação de Robson Papaleo, Waldemar Falcão e outros.

Valdenir Benedetti (PR) - A Liberdade da Astrologia e a Liberdade do Homem. A Astrologia como linguagem para a evolução, transformação e libertação do ser humano. A postura do astrólogo para que a Astrologia não seja mais um instrumento de aprisionamento do homem.

Sérgio Mortari (SP) - Patologia da Coluna Vertebral. Estudo astrológico das diversas patologias da coluna vertebral.

Márcia Mattos (RJ) - Saturno Trigono Urano - Uma Astrologia do Coletivo. Os Ciclos Saturno /Urano e as direções sócio, política e econômica de tendências coletivas atuais.

Cid de Oliveira (RJ) - O Feitiço do Dr. Freud. As relações entre os conceitos psicanalíticos de ego e inconsciente com o mapa astrológico individual. Dentre os fatores do mapa astrológico (signo, planetas, casas, aspectos) quais os que representariam aqueles conceitos?

Antonio C. Bola Harres (RJ) - Aquário/Leão, a Era do Livre Arbítrio. Na Era de Peixes/ Virgem a humanidade vive sob o impulso da fé, do idealismo e das necessidades coletivas e na Era Aquário/Leão sob o impulso do saber, das relações e da escolha individual.

José Antonio Pinotti (SP) - Planejamento da Carreira do Astrólogo. Será que a Astrologia é viável como profissão? Como ser um profissional reconhecido e de primeira linha. Quais são as etapas para formação e desenvolvimento da carreira? Quais são as perspectivas de mercado?

Claudia Castello Branco (RJ) - O Demônio e as Quadraturas. Dormimos. São os encontros com demônios que nos dilaceram e nos mostram a necessidade de acordar. Esse face a face está presente nas quadraturas, nossos perigosos e escolhidos territórios de evolução.

Márcia Britto (RJ) - Encontrando os Símbolos Astrológicos nos Contos de Fadas. Os contos se servem de imagens no mundo, mas devem ser compreendidos como acontecimentos que se passam no intimo do homem. Reconhecer estas imagens dentro dos contos é mais uma chave importante a ser usada no mundo astrológico.

Eduardo Maia (PE) - Modelo Tradicional & remodelagem contemporânea. Tradição & contemporaneidade cósmica: Urano - A auto-liberação; Netuno - A auto-beatificação; Plutão - A auto-destruição.

Aline Alvarenga (PR) A Melancolia Generosa. O contato Saturno/Urano facilitando o aspecto criativo da melancolia.

18 de Agosto de 2002 - Domingo

MESA REDONDA SATURNO - "Os Limites da Previsão Astrológica"
com a participação de José Maria Gomes Neto, Gregório Pessoa de Queiroz e Antonio C. Bola Harres

Claudia Lisboa (RJ) - Astrologia Aplicada à Educação, Orientação de Pais, Filhos e Adolescentes. O acompanhamento de anos de trabalho com pais e filhos, desde o nascimento até o momento em que, já adulto, é feita uma releitura do mapa natal visando uma adequação da educação à vida construída ao longo desta trajetória pessoal.

Martha Pires Ferreira (RJ) - A Trajetória de um Gênio. Carta Natal - Horóscopo de Nise da Silveira

Paula Salotti (RJ) - Os Nodos Planetários e os Caminhos Evolutivos. Estudo dos nodos planetários como indicadores da evolução pessoal. Descobrindo facilitadores para a vivência de cada planeta através dos seu nodos.

Antonio Carlos Fini (SP) - Ciclos do Capital e do Terror. Desde os tempos mais remotos da antigüidade, as civilizações se ocuparam de ciclos. Com esta técnica serão analisados em especial, os de Saturno/Urano e Saturno/ Plutão, em uma viagem histórica pelas conjunções do passado, aos recentes atos que deflagraram a primeira guerra do novo século.

Marilda Bourbon (RJ) - Que Rei sou Eu? Todos queremos ser os Heróis ou Deuses será que somos? Apenas o nosso "Mito Pessoal" expresso no Mapa Natal nos mostrará quem somos realmente.

Therezinha Gouveia (RJ) - Ritos de Passagem - Evolutivo de Um Ser. Estudo de uma vida, cuja variável é o tempo. O desenvolvimento de um ser, suas descobertas além do amadurecimento orgânico e mental, através do processo educativo, do nascimento ao ocaso.

Fernando Fernandes (PR) - Máquinas Mortíferas: Os Ciclos Urano/Plutão. Estes ciclos no último milênio demarcaram a longa trajetória de ascensão e decadência da sociedade burguesa e do poder da civilização do Ocidente.

Anna Maria Costa Ribeiro (RJ) - Astrologia Evolutiva. Tornar-se no seu Mapa

MESA REDONDA URANO - "Como Integrar a Astrologia com Outras Áreas do Conhecimento"
com a participação de Amâncio Friaça, Carlos Fini, Christina Bastos Tigre, Lydia Vainer e Márcia Bernardo.

Clovis Peres (RS) - Horóscopos Eclípticos, Equatoriais e Locais. Os aspectos celestes e os paralelos terrestres devem ser localizados.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.