Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
LANÇAMENTO DE LIVRO

Céu em Transe:
O Camaleão ataca

 

Em 10 de maio João Acuio lançou em Curitiba Céu em Transe, estreando ao mesmo tempo como autor e editor. Leia a apresentação e saiba como adquiri-lo.

De olho num novo público

Com Céu em Transe, João Acuio marca a estréia da Editora Camaleão, para conquistar um público que cruza a Astrologia com as tendências do pop. O olhar de Acuio (foto) é típico de um Plutão no Ascendente.

Alice Ruiz apresenta Céu em Transe

—Eu não acredito em Astrologia!

Essa é uma frase muito comum, muito ouvida por aí e um e um erro básico de formulação. Pra começar astrologia não é religião, nem bruxaria. É conhecimento. Quem entende de astrologia não acredita que existe alguém que acredite ou não em astrologia. Sabe que os que dizem que não acreditam apenas não sabem.

Com Céu em Transe, João Acuio abre as portas desse conhecimento, com tanta leveza, clareza, objetividade e bom humor que só não aprende quem não quer.

Duplamente Libra (Ascendente e Lua, bem esses dois que tem tanto a ver com a imagem exterior) João não mede recursos para seduzir quem estuda o assunto e quem não sabe nada do assunto.

Como se não bastasse uma abordagem, sintética mas exata, de todos os signos com aquela deliciosa linguagem up to date dos zines, João ataca de co-relações com os míticos personagens de HQ, futebol, personalidades conhecidas e até política. Tudo sob o ponto de vista das estrelas.

Mas não se deixem enganar com toda essa levez. A análise acurada, o rigor na linguagem, o estudo, a pesquisa e a crítica perfeccionista são as verdadeiras matrizes desses textos. Sob os spot-lights de um Sol em Virgem, a verdadeira "persona" do autor.

João é um "novo astrólogo" - não confundir com astrólogo novo, já que ele demonstra muito mais conhecimento do que muitos "senhores" astrólogos. Quando digo "novo astrólogo" significa que ele trabalha a Nova Astrologia. Sem adivinhações e futurologismos, sem ares de sabedoria oculta nem poses de Nostradamus fora de época. Essa serviu no passado. Mas, como tudo, a astrologia também evoluiu e hoje ela assume seu verdadeiro papel, um instrumento de conscientização das nossas possibilidades e desafios. Um caminho rápido e direto para a potencialidade de cada um.

Por tudo isso, esse é um livro sério. Mas você lê sorrindo.

Curitiba tem um ativo núcleo de reflexão astrológica. Na foto, João Acuio (à direita, com um gato no colo), Jaime Camaño (de óculos, à esquerda) e um grupo de astrólogos e estudantes do Instituto Solaris. O gato, de uma astróloga local, atende pelo nome de Miau Cabitius (trocadilho com Alcabitius).

A ficha de Céu em Transe

Em Céu em Transe o autor transita no simbolismo astrológico que há na vida de Renato Russo, Nelson Rodrigues, Chico Science, Nise da Silveira, Fernando Pessoa, Paulo Leminski e Glauber Rocha (aliás, este último, criador do filme Terra em Transe, que inspira o nome do livro). João ainda versa sobre o Mapa do Brasil e também sobre cultura americana, através da análise astrológica dos atentados ao World Trade Center e do simbolismo oculto no universo do Batman.

O livro conta com a participação de ilustrações do performance Hélio Leites, do artista plástico Tom Lisboa e também com as esculturas de Marco de Curitiba, as quais foram transformadas em imagens pra compor as análises originalíssimas de cada signo do zodíaco. O prefácio é de Fernando Fernandes e as "orelhas" do livro foram escritas por Valdenir Benedetti e Alice Ruiz.

Integrando as atividades do 6° Festival de Cinema, Video e D-Cine de Curitiba, Céu em Transe foi lançado dia 10 de maio, no Shopping Estação. Em breve estará disponível no resto do país através do Shopping Astrologia do site de Porto do Céu.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.