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ASTROLOGIA E ANTROPOLOGIA

Crenças e tabus: o zodíaco frente à cultura

Carlos Hollanda

 

Os significadores astrológicos dependem do contexto cultural

A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence. Só a forma de expressão de cada uma dessas instituições (casamento etc) muda de uma cultura para outra. Extraí um trecho do livro Cultura, um Conceito Antropológico, do professor Roque de Barros Laraia, para mostrar como estas expressões, apesar de diferentes, são identificáveis por planetas ou significadores astrológicos:

Para os habitantes das ilhas Trobriand, no Pacífico, não existe nenhuma relação entre a cópula e a concepção. Sabem, apenas, que uma jovem não deve mais ser virgem para ser penetrada por um "espírito" de sua linhagem materna, que vai gerar em seu útero uma criança. Esta criança estará ligada por laços de parentesco, apenas, aos parentes da jovem, não existindo em Trobriand nenhuma palavra correspondente à que utilizamos para definir o pai.

O homem que vive com a mulher será chamado pela criança por um termo que podemos traduzir como "companheiro da mãe".

Os praticantes e estudiosos de Astrologia hão de notar que, ainda que a noção de paternidade ou parentesco com a figura masculina não exista para aquele povo, temos os seguintes atributos análogos:

· A noção de ancestralidade - a casa 4, portanto, determinada pela família ou linhagem materna. As linhas mais puristas de astrólogos consideram a casa 4 como a casa do pai, e não da mãe. Isto é correto do ponto de vista da origem e da herança familiar em nossa cultura (algo que vem mudando radicalmente). Por muitos séculos, era o pai quem dava o nome à criança. A esposa trocava de nome, seguindo um costume que remonta aos povos formadores da civilização greco-romana.

(foto: Ilhas Trobriand na atualidade)

Na Antigüidade os deuses a quem o filho devia devoção eram os ancestrais do pai. O filho, ainda em tempos atuais, assume o nome do pai, e não o da mãe. Dentro deste contexto, é lógico e óbvio que a casa 4 seja associada ao pai e não à mãe. Mas no contexto da sociedade das ilhas Trobriand, quem confere a ancestralidade é a família materna, o que faz, portanto, para aquela sociedade, a casa 4 ser indicativa da mãe, e não do pai.

· O companheiro da mãe - a casa 7 (parceiros, cônjuge) derivada da 4 (para o povo de Trobriand, a mãe). No caso da cultura de Trobriand, o "companheiro da mãe" é a casa 10 (por ser a sétima a partir da 4).

· Saturno e Sol invariavelmente representarão a idéia do componente masculino e adulto que, segundo o professor Laraia, convive diariamente com a criança. Este componente, de um modo ou de outro, regula uma parte da vida da criança e funciona como referencial. Tem similaridade com certos aspectos paternos como os conhecemos.

No caso das ilhas Trobriand, a Lua tem uma relação muito mais favorável e intensa para aquela sociedade, e suas correspondências simbólicas apresentam mais afinidade com a cultura local.

Entre os índios Jê, do Brasil, considera-se que apenas uma cópula não é suficiente para formar um novo ser. São necessárias muitas para que a criança se forme totalmente. A criança pertencerá tanto ao pai quanto à mãe. Entretanto, se a mulher tiver relações sexuais com outros homens antes do nascimento, todos eles serão considerados pais e agirão como tal. Mesmo assim podemos afirmar que a imagem paterna de provedor está de acordo com a expressão da cultura. Neste caso, a Lua tem condição menos poderosa que no exemplo das ilhas Trobriand, e a imagem paterna adquire uma conotação coletiva, mas continua sendo uma imagem paterna.

A relação da cultura com símbolos zodiacais

1 - Introdução
2 - A cultura e a baba que escorre da boca
3 - Astrologia: tão ambígua quanto um sapo
4 - Os significadores astrológicos dependem do contexto cultural
5 - A relação da cultura com símbolos zodiacais
6 - A cultura e os eixos Gêmeos-Sagitário e Câncer-Capricórnio
7 - Os significadores de cultura
8 - Placebos, crenças, sistemas peritos e o cachorro de Pavlov
9 - Reflexo Condicionado: o Homem é muito mais passível que os animais
10 - A oposição entre Plutão e Saturno no eixo Gêmeos-Sagitário
11 - O ser humano como um ator múltiplo, mas inconsciente
12 - Escorpião, o Senhor dos Tabus

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