Revista Constelar Revista Constelar

 

Veja também:

Carlota Joaquina
D. João VI
Marquesa de Santos
Fuga da Família Real
O Chalaça e PC Farias
D. Pedro I e Collor

De volta à introdução:
Elites na berlinda

 
 

 

A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
Revisitando o (verdadeiro)
Quinto dos Infernos

Fernando Fernandes


Uma minissérie da Rede Globo, o Quinto dos Infernos, despertou a atenção do público para personagens como Pedro I, o Chalaça, D. João VI, a Marquesa de Santos e Carlota Joaquina. Constelar analisa os mapas destas figuras históricas e traça alguns intrigantes paralelos entre dois governantes e seus eficientes auxiliares: Pedro I/Chalaça e Fernando Collor/PC Farias.
 
 

Com Urano no Ascendente, a elite está na berlinda

Com exceção dos historiadores, ninguém estaria discutindo hoje o comportamento de figuras tão distantes no tempo quanto a rainha Carlota Joaquina e a Marquesa de Santos se não fosse a Rede Globo ter-lhes dado vida novamente com a minissérie O Quinto dos Infernos. Filmes como Independência do Brasil, de 1972, e o divertido Carlota Joaquina, de Carla Camuratti, já haviam despertado a atenção sobre tais personagens, mas não com tanta polêmica. A produção da Globo é impiedosa ao retratar Carlota Joaquina como uma rainha ninfômana, D. João VI como um monarca ridículo e incompetente, D. Pedro e o Chalaça (Francisco Gomes) como simpáticos garanhões e o príncipe D. Miguel como um neurótico, todos vivendo numa sociedade absurdamente devassa onde as roupas pareciam servir apenas para serem arrancadas por amantes ardentes.

Seria natural que os acontecimentos da época da Independência viessem à baila este ano, até porque em 2002 Urano está novamente transitando sobre o Ascendente e entrando na casa 1 do mapa do Grito do Ipiranga, onde permanecerá alguns anos. Isso só aconteceu duas vezes até hoje, e foram dois períodos bastante convulsionados: o primeiro correspondeu às muitas revoluções e guerras civis do final do período regencial e do início do governo de Pedro II, cuja maioridade teve de ser antecipada às pressas; o segundo abrangeu os conturbados governos de Epitácio Pessoa e Artur Bernardes, que enfrentaram a porretadas e sucessivos estados de sítio ocorrências como a revolta do Forte de Copacabana, uma revolução em São Paulo, a fundação do Partido Comunista, ondas de greves operárias e agitação por todo o país.

Nota: Consideramos neste artigo o mapa da Independência para o horário das 16h30 LMT de 7 de setembro de 1822. Há defensores de outros horários, com o Ascendente variando do início de Aquário ao início de Peixes.

 

 

Nas duas vezes em que Urano passou pelo Ascendente, o país colocou suas elites na berlinda, e de forma bastante agressiva. É compreensível, assim, que esta terceira passagem de Urano se inicie com o mais importante veículo de comunicação de massa abrindo espaço para uma escrachadíssima demolição de ícones históricos tratados com tanta reverência nos manuais escolares.

A expressão quinto dos infernos foi aplicada ao Brasil pela rainha Carlota Joaquina, que não tinha o menor desejo de vir para cá - e que, ao retornar para Portugal, fez questão de limpar os sapatos ainda no cais, para tirar dos pés qualquer resquício de terra brasileira. Por ironia, foram os quintos do Brasil (o imposto de 20% cobrado sobre o ouro das Minas Gerais) que sustentaram por muito tempo a cambaleante monarquia portuguesa.

Estréia da minissérie O Quinto dos Infernos - 8.1.2002, 22h HV - Rio de Janeiro, RJ.

Tendo entrado no ar sob um Ascendente em Leão (por volta das 22h do dia 8 de janeiro), a minissérie tem em seu mapa uma erótica Lua escorpiana em quadratura com Urano, enquanto Mercúrio em Aquário forma conjunção quase exata com o melífluo Netuno. Atrevida, exagerada e cheia de sexo explícito, a minissérie apela para o voyeurismo do público, lembrando uma espécie de pornochanchada histórica. Não obstante, despertou a curiosidade sobre meia dúzia de personalidades cujas vidas foram realmente um bocado movimentadas. Vamos a elas.

Carlota Joaquina, que quase foi rainha da Argentina


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.