Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

ASTROMETEOROLOGIA
Para entender as chuvas

Helvécio Herkenhoff Lima e Pesquisa Constelar
Início | Parte 3

Nota sobre o mapa de Petrópolis

Considera-se que a fundação de Petrópolis tenha ocorrido em 16 de março de 1843, horário não sabido. Em função do clima ameno, desde os primórdios Petrópolis esteve destinada a ser a residência de verão da família imperial. Para lá se trasladava toda a administração durante os meses de maior calor no Rio de Janeiro. O Palácio Imperial (atual Museu Imperial) começou a ser construído ainda em 1845. Enquanto durou o longo reinado de Pedro II, a cidade ganhou um imponente conjunto arquitetônico e urbanístico, com edifícios que ainda hoje atraem milhares de visitantes. Destacam-se construções como o Palácio Rio Negro, o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara (onde estão os restos mortais do imperador e da imperatriz) e, por extensão, todo o conjunto da Av. Koeller, de notável unidade estilística.

O mapa solar da fundação de Petrópolis apresenta dois aspectos dignos de atenção: o primeiro é a conjunção Sol-Urano em Peixes, que recebe a oposição da Lua no final de Virgem ou no início de Libra. Urano é o regente moderno de Aquário, onde estão nada menos que quatro planetas.

O segundo aspecto relevante desta carta é a quadratura de Saturno em Capricórnio a Plutão em Áries. São os mesmos planetas que se apresentam em situação angular nos mapas de ingresso solar e de Lua Nova analisados por Helvécio no artigo sobre as chuvas de 23 de dezembro. Saturno rege estruturas e Plutão é um significador de subsolo. A dominante Aquário-Peixes da carta da cidade, somada a este aspecto, pode ser indicativa de instabilidade geológica motivada por infiltração de terrenos. Petrópolis é uma cidade especialmente sujeita a ocorrências deste tipo - deslizamentos súbitos, soterramentos etc. - em áreas que sofreram forte erosão por causa de edificações (Saturno) clandestinas (Plutão). Pelos critérios clássicos, Saturno é, aliás, o dispositor final desta carta, definindo-se como o regente de Petrópolis. Como a cidade se notabilizou pelo charme e qualidade estética de sua arquitetura, é bem provável que a Lua esteja no início de Libra, o que enfatizaria o papel de seu planeta dispositor, Vênus, em conjunção com Júpiter em Aquário: construções grandes, imponentes, arejadas, suntuosas. Júpiter em Aquário costuma estar presente na carta de cidades cosmopolitas, ecléticas, ou de indivíduos com um sentido de cidadania planetária. É Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, com Júpiter em Aquário no Fundo do Céu a cantar uma rua que nasce em Itabira e vai dar em qualquer parte do mundo...

Fundação de Petrópolis - carta solar calculada para o meio-dia (desconsiderar as casas) - Petrópolis, RJ - 22s32, 43w11.

O lado mais aquariano de Petrópolis aparece, por sinal, na "Encantada", como Santos Dumont chamava a casa de veraneio que lá possuía. A construção é cheia de detalhes excêntricos, como a escada que obriga o usuário a dar o primeiro passo com o pé direito (é impossível subi-la de outra forma), ou como a oficina do inventor, no primeiro andar, e o pequeno observatório astronômico no último. O Palácio de Cristal, primeira construção pré-fabricada do Brasil, com estrutura metálica e vidro, também é aquariana em sua modernidade e transparência.

Outro destaque deste mapa é que sete planetas estão nos três últimos signos do zodíaco, exatamente aqueles que expressam processos mais coletivos. É o mundo do social, em oposição aos primeiros signos, que simbolizam processos mais pessoais. Neste sentido, Petrópolis personifica o que houve de mais sofisticado na cultura do império. Não é a cidade do imperador, mas da aristocracia imperial como um todo.

No mapa da fundação da cidade, o planeta mais ativado pelos trânsitos de 23 de dezembro é exatamente Marte a 10 graus de Sagitário, que sofria uma oposição de Saturno e uma quadratura de Marte de trânsito, além de estar em quadratura com o Meio-Céu do ingresso solar. Como nada em Astrologia se manifesta em função de um significadores isolados, temos aqui uma reiteração de fatores bastante significativa.

Veja outros artigos de Helvécio Herkenhoff Lima


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.