Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

ASTROLOGIA E COMPORTAMENTO
Casas feitas de Céu

João Acuio
Início | Parte 4

Capricórnio

"E atravessou a rua com seu passo sólido"

Capricórnio constrói para a eternidade. Materiais resistentes, alicerces reforçados e móveis tradicionais dão um tom clássico e severo à sua casa. Se ela for feita de pedra bruta, sua paixão, tanto melhor. Sabe a casa do porquinho que não teve preguiça em trabalhar mais duro? Pois é, essa é uma casa do Bode Velho.

Tons cinzas, prata ou chumbo poderão ser a tônica preferida por este que ama ampulhetas e relógios, objetos que lembram que o tempo é a maior autoridade.

Um escritório em madeira de lei, guardando um conjunto clássico de agenda e caneta-tinteiro, dá espaço para incansáveis trabalhos e momentos de preciosa solidão. Mármore, no chão de sua antiga adega, sinaliza a densa temperatura desta casa. E do dono.

No jardim, uma araucária. Na cozinha, compotas assegurando futuros bons momentos em frente à lareira, durante o inverno. Sofás pesados, biombos, objetos de antiquários, porta guarda-chuvas convivem harmonicamente sob o mesmo teto. À luz de um lampião.

E por fim, portas maciças com inúmeras trancas, sinalizando a segurança como o maior valor para o capricorniano, que entende a vida como uma lenta mas sólida construção, erguida com as próprias mãos.

Aquário

"Subiu a construção como se fosse máquina"

Se você encontrar na casa de alguém uma gaiola sem passarinho, é provável que você esteja na casa de um aquariano. O que há de mais importante para Aquário que a liberdade? Ah, a transgressão. Porque se este objeto virar moda, ele não o colocará na sua sala. Entenda que quem mora na casa de Aquário é o futuro, com seus móveis modernos, loucos, estranhos. Uma coisa é certa: será uma casa com muita luz, clara, assimétrica. Talvez com paredes transparentes. Ou quem sabe, cartazes de cinema como papel de parede.

Cores chocantes e móbiles coloridos orbitam essa elétrica casa, que prima por suas máquinas, equipamentos eletrônicos, computadores, seqüenciadores e tudo mais que pisca e faz barulho do tipo kraftwerk. Também pudera, Urano - o deus do choque elétrico, é quem governa este signo rebelde.

A vanguarda no lugar do clássico. Beats em vez de artesanato. Lustre com jeito de medusa. Plástico no lugar da madeira. Muito vidro, alumínio e espaço para receber quem Aquário mais ama: os amigos. Irmãos de ideais revolucionários em prol da humanidade.

Na biblioteca, quadro com a figura do Che, Trotski, ou qualquer outro marginal que com suas idéias tenha desviado o curso da história através da destruição de estruturas sólidas. Inventando, assim, um outro jeito de habitar o mundo.

Uma sala de jantar sóbria e sombria, bem ao gosto conservador de Capricórnio.

Peixes

"E tropeçou no céu como se ouvisse música"

A casa de Peixes é um sonho. Governado por Netuno - o deus da ilusão - o sentimental signo de Peixes faz da sua casa um ambiente romântico e inspirador. Candelabros, velas decorativas, pufes (para estimular a perda dos limites do corpo) e muita música invadem corredores, o quarto das crianças e o silêncio de um angelical banheiro.

Por seu amor à música e ao cinema, a sala de imagem e som, com pilhas e pilhas de cds e um invejável televisor, acaba sendo o espaço mais visitado, por dar asas à sua imaginação. Quando Peixes está lá, leves cortinas bailam com instrumentos musicais, o bar (peixes rege o relaxamento alcóolico) rodopia em torno de uma cama arredondada, ou os tons do mar sobre todos os panos enfeitiçam gatos, cachorros e o peixe do aquário - bichos não podem faltar. E mais, Bjork, em Dançando no Escuro, dando ritmo ao cotidiano, ou melhor, ao som do mar.

Essa é uma casa suave, com muitos véus e aquarelas, que hospeda um altar, ou uma tatami para praticar yôga ou meditação numa sala azul, ou estrelas de decalque no teto do quarto de dormir.

Não podemos esquecer que a presença da água é estimulante - Peixes é deste elemento. É bom que ele veja e ouça a água fluir para que possa metamorfosear-se nela e, assim, relaxar. Muitos vão dizer que o relaxamento de Peixes é pura bagunça mesmo. Nada pára em lugar nenhum. Mas isso é intriga da oposição, porque onde pescamos inspiração, a não ser no caos, para poder compor a próxima canção?

Leia também:

A casa de Áries a Gêmeos
A casa de Câncer a Virgem
A casa de Libra a Sagitário

Este artigo contou com sugestões elaboradas por Hanna Opitz (astróloga de SP) publicadas durante um ano e meio na revista Casa Cláudia, na seção Casa do Signo.

Leia outros artigos de João Acuio.


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.