Revista Constelar Revista Constelar

 

 
 

 

ASTROLOGIA E COMPORTAMENTO
Casas feitas de Céu
João Acuio

Cada casa tem um coração. E personalidade. E por que não uma carta astrológica? A seguir, a construção do lar sob a régua e compasso de cada signo. Evidentemente, assim como a carta astrológica da gente, a nossa casa é feita de um céu de referências. Por isso não se espante se sua casa tiver tons de Peixes e luz escorpiana. Ou ainda, alicerces do sólido capricorniano com a sensual ambientação de touro. Isso acontece porque damos abrigo a todos os signos, espalhados por todas as doze casas astrológicas. Mas chega de papo e vamos entrando... (Em tempo: todas as citações são de Construção, de Chico Buarque de Hollanda)

Áries

"Atravessou a rua com seu passo único"

O Ariano é regido por Marte - o Deus da Guerra. Por isso veremos em sua casa tons quentes, cor de sangue fervendo, ferro envelhecido. Tudo isso para estimulá-lo à luta nossa de cada dia. É a casa da ousadia, do corte em linhas retas, da coragem, da arma exposta sobre um móvel. É um lugar de alguém que impõe sua personalidade, não hesitando em expor algo único, só seu. A casa de Áries é a sua cara!

É fácil encontrar uma sala para musculação ou, quem sabe, luvas de boxe e um saco de areia, para dar conta de toda a sua fúria masculina. Pode também ali ter uma espaçosa churrasqueira, com facas e espetos em seus devidos lugares. Evidentemente, com um amolador ao lado de uma mesa de ferro. E sobre sua escrivaninha, um abridor de cartas lembra uma pequena espada.

Ambientes de caráter despojado, devidamente iluminados, convivendo com espaços vazios estarão ali, porque Áries odeia se sentir preso, amarrado. Como é pioneiro em tudo, escolherá móveis ousados e originais. Não gosta muito do tradicional, a não ser que seja uma forma de dar um tapa na mesmice que decora boa parte do mundo.

Touro

"Subiu a construção como se fosse sólido"

A casa de Touro tem gosto de beijo. Aqui não há lugar para pressa. Vênus - a deusa da beleza e do amor -, que governa este signo, aprecia o delicado, um jardim de inverno, pisos de madeira e a lentidão que dorme na adega. O Boi é o signo que cultua o prazer, espaços em que possa desfrutar toda a sensualidade que exala da sua pele. É o signo das texturas e dos perfumes. Por isso, uma boa banheira vitoriana, porque não faz barulho, é um bem que lhe faz muito bem. Um piano de cauda, uma rede, uma espreguiçadeira e muita madeira podem também estar lá, revelando aquela força paciente que ergue coisas belas.

Concentrado como a cor terra - que, aliás, venera - Touro planeja tudo com muito vagar e carinho. Parece boi ruminando, lambendo, saboreando tudo que for suave ao toque e sólido como a preguiça. Detesta espaços ou objetos sem função. Por isso, não se engane, para Touro tudo tem um porquê, mesmo que seja só estético. É comum você encontrá-lo acumulando cerâmicas, esculturas de bronze, livros artísticos com receitas do mundo todo (cozinha, para ele, é um atelier), ânforas, telas que versam sobre Eros. Em suma, é a casa de um colecionador.

Os móveis? Serão imóveis como um teimoso. Muitas vezes rústicos, mas sempre confortáveis e duradouros. Não necessariamente caros, mas resistentes ao tempo. Móveis descartáveis, jamais. E se você procurar bem, encontrará um cofre em algum lugar, guardando algum desejo.

Banheiras grandes e convidativas e pisos de mármore são indícios para identificar casas taurinas...

Gêmeos

"Ergueu no patamar quatro paredes mágicas"

A casa de Gêmeos é um duplex em movimento. Regido por Mercúrio, o deus da comunicação e do falar pelos cotovelos, Gêmeos gosta de estar envolto por novidades e coisas leves, jovens, modernas. Por isso, os móveis, além de terem rodinhas - para poder se deslocar ou rodopiar quando quiser - poderão ter duplas funções. Tipo jaqueta dupla-face.

Urbano por natureza, versatilidade é sua palavra de ordem. Por isso, nas paredes, sua cor predileta: furta-cor, que se modifica de acordo com a incidência de luz. Também vemos a versatilidade na lixeira que vira abajur, na garrafa que vira vaso, no vidro reciclado que vira aquário. Muitos ambientes duplos, meio americano meio japonês. Ou nipo-germânico. Ou outra coisa, num piscar de olhos. Mas uma coisa tem que ter nesta casa: humor. Por isso é possível encontrar uns badulaques engraçados. Por exemplo, colares havaianos como cortina.

Não podemos esquecer do telefone. Sem-fio, evidentemente. Ou você acha que essa metamorfose ambulante chamada Gêmeos vai conseguir ficar parada? Fax, computadores, código morse são importantes para saciar sua fome de conversar, bater papo, fofocar. Para estar bem informado, veremos inúmeras revistas, livros, TV ligada, fanzines espalhados por toda a casa. Quando você chegar numa casa e encontrar já no portão o jornal do dia deixado pelo entregador, abra os olhos: você está entrando na fantástica casa de um saci, ou do Marquês de Sade, ou do geminiano Fernando Pessoa, aquele poeta que abrigava em si múltiplas pessoas.

A casa de Câncer a Virgem

Leia também:

A casa de Libra a Sagitário
A casa de Capricórnio a Peixes


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.