Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

UM ASTRÓLOGO NO ROCK IN RIO
Os Planetas do Metal Pesado

Fernando Fernandes
Início | Parte 2

A certidão de batismo do rock

A "certidão astrológica de batismo" do rock apresenta, significativamente, o Sol em Áries, signo da agressividade e dos inícios. Este Sol está em quadratura com Urano em Câncer, o planeta da rebeldia no signo dos valores familiares - e também signo solar dos Estados Unidos. O Sol forma ainda uma oposição a Netuno em Libra - o planeta da musicalidade e dos comportamentos escapistas no signo do contrato social. A configuração expressa o potencial do rock como veículo de afirmação de comportamentos socialmente desviantes.

Lançamento de Rock Around the Clock - 12.4.1954, carta solar.

Ao compararmos o mapa da abertura oficial do Rock in Rio 3 com o do lançamento de Rock Around the Clock, logo notamos alguns interaspectos dignos de nota. O mais evidente é o Sol do Rock in Rio ativando todos os planetas da quadratura T de Rock Around the Clock e transformando-a numa Grande Quadratura, mas há também o Marte do Rock in Rio opondo-se à Vênus do nascimento do rock (ambos em domicílio) e o Urano de 1954 na casa 1 do evento promovido pelo empresário Roberto Medina, bem próximo do Ascendente.

Mapa interno: abertura oficial do Rock in Rio; mapa externo: lançamento de Rock Around the Clock.

Aliás, toda a quadratura T do mapa da célebre gravação de Bill Haley and His Comets está em posição angular na carta do Rock in Rio, num claro efeito de ressonância.

Esta sinastria não confere, porém, legitimidade ao Rock in Rio como exemplo de continuidade do movimento musical iniciado em 1954. Não é um certificado de bons antecedentes, mas um exemplo de reciclagem de um simbolismo ainda atuante no imaginário coletivo.

Uma foto do longínquo ano de 1955 mostra Little Richards (à esquerda) e Bill Haley. São os precursores do rock.

A marca registrada do rock pesado


Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.