Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 

 

ASTROLOGIA E ELEIÇÕES
Cada prefeito com seu planeta

Equipe de Constelar
Início | Parte 3

 

Curitiba em fase de expansão

Enquanto São Paulo lida com Urano e o Rio de Janeiro enfrenta Marte e Netuno, Curitiba terá Júpiter como principal significador do novo mandato de Cássio Taniguchi, prefeito que conseguiu a reeleição depois de uma apertadíssima disputa no segundo turno. Júpiter está colado ao Ascendente, em 29° de Touro, e sua natureza expansiva, somada ao fato de que forma quadratura com o regente do Ascendente, Vênus, mostra que Cássio terá de lidar com problemas bastante diferentes daqueles enfrentados no Rio e em São Paulo. Em primeiro lugar, a cidade pode experimentar um crescimento desordenado, provocada por novas ondas migratórias vindas de outras regiões do país e até do exterior (Vênus está na 9). A região metropolitana de Curitiba já chega hoje a quase 2,5 milhões de habitantes, o que a coloca no limiar de transição para uma grande metrópole. Não nos espantaremos se, nos próximos quatro anos, Curitiba superar Porto Alegre em população e tornar-se a maior cidade da região Sul.

Curitiba: correndo o risco de crescer em ritmo acelerado.

Mais notável ainda é que o Ascendente da posse de Taniguchi coincide com o Ascendente da fundação da cidade, calculado para 29 de março de 1693, às 10h LMT. Curitiba já nasceu com Júpiter na casa 1, se bem que o planeta mais próximo do Ascendente seja Urano. Este Urano da fundação está sendo ativado pelo Júpiter do mapa da posse, indicando algumas ações ousadas no sentido de uma expansão futurista e também uma grande importância das instituições universitárias ao longo deste mandato. No mapa da fundação, Urano rege a casa 9 (universidades), sendo Júpiter um significador natural de instituições superiores. Figuras ligadas ao meio acadêmico podem desempenhar papel importante no novo governo, assim como representantes das muitas colônias de imigrantes (também significados por Júpiter) que dão a Curitiba uma personalidade única entre as capitais brasileiras. O próprio prefeito, aliás, é um nissei.

Outro dado digno de nota é que Curitiba tem Marte em Peixes conjunto ao Meio-Céu. Este Marte da fundação faz trígono com o Marte da posse, o que pode contribuir para reduzir o potencial de tensão da quadratura Marte-Netuno do dia 1° de janeiro.

O grande desafio de Taniguchi será administrar o crescimento, de forma a evitar que Curitiba se transforme numa cidade com todos os vícios das grandes megalópolis, perdendo o que ainda tem de melhor: um padrão de qualidade de vida bem superior à média brasileira.

Os dados para os horários de posse foram obtidos (às vezes com diferenças de minutos) no noticiário de Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Zero Hora, Correio do Povo e Diário Catarinense.

Mapa interno: Fundação de Curitiba - 29.03.1693, 10h LMT (retificado) - 25S25, 49W15; Mapa externo: posse de Cássio Taniguchi na Prefeitura de Curitiba - 01.01.2001, 17h HV (horário aproximado) - Curitiba, PR.
Leia outros artigos da Equipe de Constelar.

Anterior | Próxima | Principal | Índices

© 1998-2002 Terra do Juremá Comunicação Ltda.