Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
O ASTRÓLOGO PIONEIRO DA INTERNET BRASILEIRA

Aloha, Solstixers!

Fernando Fernandes & Pesquisa Constelar

 

Falecido prematuramente em 1998, Marcus Vannuzini foi um astrólogo pioneiro na Internet brasileira. Eis um resumo de sua biografia.

Aloha, Solstixers! Era esta a saudação com que Marcus Vannuzini normalmente abria suas mensagens à lista eletrônica Solstix. Seguiam-se, quase sempre, reflexões lúcidas e pertinentes de um astrólogo com excelente preparo cultural e texto fluente, capaz de transitar com facilidade por uma grande variedade de temas. Marcus Vinicius Wanick Vannuzini - ou simplesmente Zini, como era mais conhecido - foi um dos primeiros astrólogos no país a compreender a importância da comunicação eletrônica. Mesmo antes do advento da Internet no Brasil, já atuava nos velhos BBS, trocando informação relevante e fazendo amigos, como informa a astróloga Paula Falcão em mensagem de 30.03.98, à lista eletrônica Astroforum:

Não podemos nos esquecer que o trabalho dele não começou na Internet. Em 93 ele já começou a Comunidade Astrológica Internacional - Lista de Penpals interessados em Astrologia, na Centroin BBS, e espalhava para todo o Brasil via RBT.

A edição 9 de Constelar, originalmente publicada em março de 1999, foi toda dedicado a Zini, marcando o primeiro aniversário de sua morte, em 12 de março de 1998. Num paciente trabalho de garimpagem, fomos buscar nas velhas mensagens da lista Solstix (que, na verdade, começou com o nome de Equinox, em dezembro de 1996) alguns textos que, pela sua qualidade, merecem ser conhecidos por um público mais amplo.

Tendo em vista o fato de que o formato de mensagens em listas eletrônicas de discussão é bem diverso do formato de uma revista técnica, os textos reproduzidos nesta edição sofreram pequenos cortes e rearrumações, de forma que pudessem ser lidos como artigos, sem perda do sentido original. Foram suprimidas, por exemplo, algumas referências pessoais, repetições desnecessárias e, nas matérias-debate, trechos de autores que não foi possível contactar para que dessem a necessária autorização para a reprodução.

Num país de memória curta, como o Brasil, nada melhor para homenagear um criador intelectual do que evitar que sua obra caia no esquecimento. Foi com esta intenção que os diversos astrólogos incluídos nesta edição concordaram com a inclusão de seus textos e, em alguns casos, como os de Ana Teresa Ocampo e Barbara Abramo, ajudaram decisivamente no trabalho de pesquisa.

A Solstix

Zini nasceu em Bauru, interior de São Paulo, em 23 de outubro de 1956. Já no Rio de Janeiro, participou do boom da Astrologia nos anos oitenta, firmando uma carreira profissional voltada para o atendimento individual e para as aplicações da Astrologia na área eletiva, empresarial e vocacional, no que era ajudado por sua excelente base de conhecimentos em Psicologia e Recursos Humanos. Ainda no Rio, Zini também lecionou Astrologia. Passou algum tempo nos Estados Unidos e dominava fluentemente o inglês e os segredos da informática, o que o levou a tornar-se representante no Brasil de uma conhecida empresa desenvolvedora de softwares astrológicos. Era também poeta e pesquisador de temas ocultistas, que conhecia tão bem quanto a Astrologia.

Zini não inventou a Astrologia. Nem a Internet. Muito menos a língua portuguesa. Mas contribuiu decisivamente para a fusão das três, primeiro através dos velhos BBS, depois com a criação da Equinox, primeira lista eletrônica brasileira de Astrologia. A Equinox surgiu no final de 1996, ancorada no provedor Centroin, do Rio de Janeiro. Como o nome Equinox já era utilizado por uma publicação inglesa, Zini atendeu a uma solicitação dos proprietários da marca e promoveu uma eleição na lista, para escolha de novo nome. Ganhou Solstix, que permaneceu a partir de então, proposto pela astróloga paulista Maria Alice Camargo.

A Equinox/Solstix contou com um trunfo excepcional desde sua fundação até aproximadamente meados de 1997: sendo, na época, a primeira e única lista de discussão brasileira, agregou rapidamente um grande e heterogêneo grupo de astrólogos e estudantes ávidos por trocar idéias em sua própria língua. Praticamente todos os bons astrólogos brasileiros com acesso à Internet estavam na Solstix, o que deu condições para a ocorrência de debates de primeiro nível.

A Solstix foi também uma espécie de balão de ensaio de várias outras listas: aos poucos, o heterogêneo grupo inicial foi-se compartimentando numa série de listas temáticas, algumas voltadas especificamente para Astrologia mundial ou clássica, enquanto outras enfatizaram a vertente psicológica ou esotérica. Quase todos os moderadores das atuais listas de discussão e de muitos sites astrológicos passaram pela Solstix. E todos reconhecem em Zini um precursor.

Depoimento

Antonio Carlos Harres, em 29.03.98, na lista de discussão Astroforum:

Zini nasceu com o Ascendente a 4 graus de Peixes em trígono ao Sol e Netuno a 0° de Scorpio - ambos estão em sextil com a conjunção de Urano e Netuno na casa XI da independência do Brasil, o que pode se associar a seu pioneirismo na criação da primeira lista de discussão no país e sua atuação essencialmente liberal e estimulante para a comunidade. Também o Sol e Netuno estão quase em conjunção a Marte na casa IX da independência, enquanto o Júpiter de seu nascimento está em conjunção exata com Mercúrio - gostaria de poder conhecer seus textos de prosa e verso. Foi um pioneiro que teve como moderador/administrador de lista um comportamento exemplar. (...) Pode-se dizer que ele é um exemplo de como se conduzir nas relações virtuais.

Veja outros artigos de Fernando Fernandes e da Equipe de Constelar.


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.