Revista Constelar Revista Constelar

 

 

 
 
 
LANÇAMENTO DE LIVRO

Jaime Camaño: a Astrologia do Paraná
encontra os florais de Minas

Jaime Camaño

 

Nove entre cada dez livros de Astrologia nas estantes das livrarias são de autores estrangeiros. Mas aos poucos os pesquisadores nacionais começam a encontrar espaços junto às grandes editoras. É o caso do astroterapeuta Jaime Camaño, autor, em 1998, do livro Astrologia Comportamental e as essências florais de Minas.

Jaime vem atuando como astroterapeuta em tempo integral desde 1990. Do contato com o farmacêutico e pesquisador Breno Marques da Silva e sua esposa, a também pesquisadora Ednamara Vasconcelos e Marques, responsáveis pela sistematização dos florais de Minas, surgiu a parceria que resultaria no livro Astrologia Comportamental e as essências florais de Minas, lançado pela Ed. Pensamento em 1998, um manual de Astrologia Médica cuja abordagem baseia-se na análise e aplicação de arquétipos.

TRECHOS DO LIVRO DE JAIME CAMAÑO
Astrologia Comportamental
e as essências florais de Minas

Da Introdução

A Astrologia médica tem por tradição a mesma simplicidade de cura que tanto Hahnemann como Bach fizeram questão de adotar na formalização de seus sistemas terapêuticos. Seguindo o princípio de que "o semelhante cura o semelhante" (similia similibus curantur), o astrólogo-terapeuta precisa conhecer é uma coisa chamada arquétipo comum..Qual é aquela unidade básica subjacente a planetas, signos, indivíduos, plantas e demais elementos da natureza, que paira como pano de fundo por detrás de cada um deles?

Os resultados desses estudos compõem basicamente a primeira parte do manual, que tem por objetivo servir de auxílio ao trabalho do astrólogo-terapeuta holístico, acostumado a ver o mapa individual e a vida como um todo. No que se refere a estes profissionais, é possível que pouco tenhamos a acrescentar, e nem precisamos preocupar-nos com maiores explicações. Ao estudante de Astrologia médica, algumas considerações de ordem prática se fazem necessárias:

Primeira: As essências indicadas como úteis para signos, planetas e elementos da Astrologia não devem ser consideradas como se fossem patrimônio exclusivo de cada um desses signos, planetas e elementos. Seria estreiteza da nossa parte pensarmos assim e, ao mesmo tempo, uma estratificação muito rígida da aplicação floral. A essência Impatiens, por exemplo, indicada como útil para o signo de Áries e para o planeta Marte, pode tranqüilamente servir de auxílio emergencial para a impaciência, a intolerância ou mesmo a agressividade de muitos uranianos e plutonianos.

Segunda: A fim de que possamos distinguir quando estamos atuando de forma holística ou emergencial, gostaria de lembrar e deixar claro, voltando ao exemplo acima, que, embora na aparência externa das atitudes comportamentais, uranianos e plutonianos possam confundir-se com marcianos e arianos, internamente existem diferenças arquetípicas muito bem definidas. Do ponto de vista das correspondências astrológicas, o mais acertado seria respeitar os seus respectivos símiles florais. É possível que os florais Thumbergia, Vervano ou Psidium estejam mais próximos da problemática interna de um plutoniano, enquanto Vernonia, uma essência útil para as diversas formas de rebeldia social, viria a calhar a muitos uranianos que, na aparência externa, apenas conseguem transmitir impaciência, agressividade e intolerância para com todos à sua volta.

Terceira: Não são poucos os estudantes e astroterapeutas principiantes que se deixam seduzir por receitas prontas de prescrição floral, como por exemplo: escolher um floral para o signo de Satumo, outro para o da Lua, outro para o Ascendente, e assim por diante. Nossa opinião é que métodos mecanicistas matam a inteligência e a sensibilidade, preciosos instrumentos de trabalho, sem os quais jamais saberemos distinguir uma pessoa da outra ou o que vieram procurar.

A segunda parte do livro trata essencialmente dos aspectos planetários harmônicos, das conjunções e dos aspectos desarmônicos. Nessa seção passamos a contar com a participação especial de Breno da Silva e Ednamara Marques, fornecendo-nos valiosas indicações florais para o repertório das dificuldades psicocomportamentais e para os problemas de ordem física. As sugestões florais são indicadas, sem dúvida, a partir de um quadro de sintomas, mas temos a certeza de que o terapeuta experiente saberá observar e cruzar as informações mais importantes que tendem a repetir-se no mapa natal e, com isso, obter uma interessante fórmula floral que atenda à tônica central do indivíduo ou à problemática existencial em que possa estar envolvido.

Por último, é bom que se diga que todas as informações sobre os florais de Minas foram extraídas de obras publicadas destes jovens pesquisadores, o que também ocorre com as informações que constituem a Parte III, intitulada "O Sistema Floral de Minas". Essa seção é praticamente um dicionário do Sistema Floral de Minas acompanhado de sucintas observações do ponto de vista astrológico. A intenção é que possam servir de apoio ao terapeuta, como forma de consulta rápida ou mesmo como uma primeira apresentação deste maravilhoso sistema floral.

Trechos: florais associados a Leão e a Escorpião


Anterior | Próxima | Sumário desta edição | Índices

© 1998-2004 Terra do Juremá Comunicação Ltda.