Classificação de confiabilidade
do registro

Este site utiliza o modelo de classificação do nível de precisão de cartas astrológicas desenvolvido pela astróloga americana Lois Rodden (ver nota abaixo), que já se tornou uma espécie de padrão para astrólogos de diversos países. Tal modelo é baseado na atribuição de um código pré-definido, que explicita o nível de precisão e de confiabilidade do registro. Os códigos utilizados são:

AA - Dados oriundos de registro civil de nascimento, de registro de maternidade ou citados com base em tais fontes primárias. São, enfim, dados confiáveis (se bem que é bom lembrar que registros de nascimento frequentemente aproximem o horário para o múltiplo de 5 mais próximo... pouca gente olha o relógio no momento exato da primeira respiração).

A - Dados obtidos de memória ou a partir de matérias jornalísticas, noticiário da TV etc. São confiáveis, mas não contam com a fonte primária dos dados do tipo AA.

B - Dados obtidos em uma biografia ou autobiografia da personalidade em pauta, ou num relato histórico de um evento.

C - Mapa com dados detalhados, mas de fonte desconhecida, ou mapa retificado, ou seja, aquele para o qual se conhece um horário apenas impreciso, que é transformado num horário preciso com base na experimentação de várias hipóteses mediante o uso de trânsitos, progressões, arcos solares, retornos, astrocartografia etc.

DD - Mapa com dados conflitantes ou não verificados. É o mapa com baixo nível de confiabilidade, seja por haver mais de uma hipótese de horário, de data (caso de Lula, por exemplo) ou até mesmo de ano (caso de Getulio Vargas). Estudos referentes a estes mapas devem ser considerados com extrema cautela.

X - Horário desconhecido. É o mapa solar, para o qual não há possibilidade de considerar uma distribuição de planetas por casas, a não ser em termos altamente especulativos. Nestes casos, costuma-se calcular a carta para o meio-dia e utilizar o Sol como cúspide da casa 1 - apenas para efeito de visualização - ou ainda o zodíaco natural, ou seja, zero de Áries no horizonte leste. Observar que, calculando-se deste modo, a posição da Lua deve ser considerada imprecisa, pois pode estar, dependendo do horário real, até sete graus para trás ou para a frente.

XX - Dados indeterminados. É o mapa do qual não se conhece quase nada, não há qualquer certeza ou elementos que possam confirmar os dados utilizados. É o mínimo grau de confiabilidade e de precisão no levantamento de cartas.

Lois Rodden e o Astrodatabank

Lois Rodden foi uma astróloga canadense nascida em 22 de maio de 1928. Notabilizou-se pelo seu trabalho como colecionadora de dados e pelo esforço em desenvolver uma metodologia de apuração, depuração e classificação de informações cujo resultado prático foi um aumento do grau de confiabilidade dos bancos de dados astrológicos. Rodden era especialmente crítica com relação aos astrólogos que divulgavam mapas de pessoas públicas e celebridades sem maior preocupação com a precisão das informações e com a citação das fontes. A busca incessante de alto padrão de qualidade para a pesquisa astrológica levou-a a fundar, em 1996, o Astrodatabank, um grande repositório de dados gerenciado por um programa com recursos de pesquisa e classificação.

Lois Rodden faleceu na Califórnia, em 2003. O Astrodatabank continuou sendo desenvolvido por uma equipe de colaboradores e, em 2009, foi vendido para a empresa suíça Astrodienst AG, que disponibilizou todo o acervo de dados em formato wiki, com livre acesso para os interessados.

O Astrodatabank é o melhor recurso disponível para pesquisa de dados astrológicos referentes a Estados Unidos, Canadá e Europa. Seu ponto fraco é a América Latina, que responde por um percentual relativamente reduzido do acervo. Mapas do Brasil tenta corrigir esta lacuna como uma base de dados em língua portuguesa, focada exclusivamente em personalidades e eventos brasileiros.

Nova busca:

Pesquisar por palavra-chave:

Explorar categoria:

Entre duas datas determinadas:
(Utilizar o formato [dd/mm/aaaa] em ambos os campos)

 

"O Brasil não tem vocação para a mediocridade." (Lúcio Costa)

 

Veja as novidades (vinte mapas mais recentes)

Total de registros: 498

Última atualização: 17/03/2012


Ernani Pires Ferreira

Coreias, divisão

Coreia do Sul (República da Coreia)

Coreia do Norte (República Democrática Popular da Coreia)

Portugal - Revolução dos Cravos (Revolução de 25 de abril)

Índia (República da Índia)

Paquistão (República Islâmica do Paquistão)

Síria (República Árabe da Síria)

Incêndio na Base Antártica Comandante Ferraz

Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo)

Sandra Arantes do Nascimento (Sandra Arantes do Nascimento Felinto)

D. Claudio Hummes (Auri Afonso Hummes)

Luis Nassif

Juliana Paes (Juliana Couto Paes)

Grazi Massafera (Grazielli Soares Massafera)

Dan Stulbach (Dan Filip Stulbach)

Ronnie Von (Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira)

Guilherme Arantes

Deborah Blando (Deborah Salvatrice Blando)

Joaquim Nabuco (Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo)

Acervo de Constelar:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2011


Warning: reset() expects parameter 1 to be array, null given in /home/constela/public_html/cadastro/danger.inc.php on line 7

Warning: key() expects parameter 1 to be array, null given in /home/constela/public_html/cadastro/danger.inc.php on line 8

Escola Astroletiva
Cursos via internet com inscrição aberta
Página de inscrição

Tarsila

Fragmento da tela "Operários", de Tarsila do Amaral (1933), que inaugura a pintura social no Brasil.