Vamos fazer este banco de dados crescer?

Como registrar os dados

O crescimento do acervo de Mapas do Brasil depende do trabalho voluntário de muitos pesquisadores. Você também está convidado(a) a participar da coleta e apuração de dados, bastando tomar os seguintes cuidados:

a) quando disponível, registrar o horário do nascimento ou evento e também o fuso horário utilizado. Na maioria dos casos, entendemos que o horário só pode ser o do fuso de Brasília, mas há situações em que é imprescindível a distinção. Por exemplo: "A seleção brasileira de vôlei conquistou o título na Malásia às 17h30"... mas 17h30 de onde, da Malásia ou do Brasil? Então, caberia completar: "...17h30, horário de Brasília".

b)Não se esqueça de indicar o local do nascimento ou evento, a não ser que tal informação não esteja disponível.

c) Sempre indique a fonte de sua informação. O ideal sempre são as fontes primárias, ou seja, aquelas que registram a informação em primeira mão, como cartórios de registro de nascimento, registros de hospitais, depoimento da mãe, testemunha ocular de eventos etc. Quando a fonte da informação for um livro, um jornal ou mesmo um noticiário de TV, não deixe de fornecer a referência o mais detalhadamente possível. Se possível, transcreva a frase ou o trecho em que a informação aparece. Eventualmente, fontes diferentes podem conter informações divergentes sobre o mesmo nascimento ou evento. Daí a importância de registrar a origem da informação, o que facilita sua posterior ratificação ou retificação.

Não hesite em enviar-nos dados divergentes daquelas que constam no site. Por exemplo: se informamos que um determinado nascimento ocorreu às 18h00, e se você tem acesso a uma fonte que informa 18h05, não deixe de remeter a informação. Eventualmente, nossa primeira fonte pode estar errada, incompleta ou ser menos confiável que a sua!

Como enviar os dados

Você tem três canais de acesso:

a) O formulário de contato com a equipe do projeto. Quando submeter dados de nascimento, sempre informe seu e-mail e o nome com que você deseja constar na relação de colaboradores do site.

b) O formulário de inserção de novos registros no banco de dados. Este recurso exige um pouco mais de experiência na inserção de coordenadas geográficas e fuso horário.

c) Caso você deseje participar mais ativamente do processo de levantamento e discussão de dados relevantes para a Astrologia brasileira, cadastre-se na lista de discussão Databrasil, enviando um e-mail em branco para o seguinte endereço: databrasil-subscribe@yahoogrupos.com.br.

Se duas ou mais pessoas enviarem a mesma informação, constará no site como informante aquela que o fez em primeiro lugar. Se recebermos duas ou mais informações divergentes sobre o mesmo registro sem que possamos determinar a mais correta, todas constarão do site.

Por favor, não utilize os canais de contato para solicitar dados que ainda não estão disponíveis em Mapas do Brasil. Se um dado está ausente, é porque ainda não foi pesquisado ou porque ainda não tivemos tempo de formatá-lo.

O que interessa para Mapas do Brasil

Mapas do Brasil é um projeto voltado exclusivamente para o registro de dados astrológicos de personalidades e eventos ligados à História do Brasil, havendo também interesse em dados relevantes de Portugal e da América Latina, para os quais será criada uma futura seção.

Por "ligados à História do Brasil" entendemos também personalidades de outros países que viveram no Brasil ou que interferiram na história do país de alguma forma. Exemplos: o pintor Debret, a assinatura do Tratado de Tordesilhas etc.

Para pesquisar dados de personalidades de outras nacionalidades, há uma grande variedade de recursos na Internet. Dois, em especial, merecem uma visita:

  • Astrodatabank, criado por Lois Rodden e hoje integrado ao site suíço Astrodienst.
  • Astrotheme, site francês com 38 mil registros (enorme, mas não tão preciso quanto o Astrodatabank).

 

Busque por palavra, categoria ou data:

Pesquisar por palavra-chave:

Explorar categoria:

Entre duas datas determinadas:
(Utilizar o formato [dd/mm/aaaa] em ambos os campos)

 

"O Brasil não tem vocação para a mediocridade." (Lúcio Costa)

Acervo de Constelar:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2011


Warning: reset() expects parameter 1 to be array, null given in /home/constela/public_html/cadastro/danger.inc.php on line 7

Warning: key() expects parameter 1 to be array, null given in /home/constela/public_html/cadastro/danger.inc.php on line 8

Escola Astroletiva
Cursos via internet com inscrição aberta
Página de inscrição

Tarsila

Fragmento da tela "Operários", de Tarsila do Amaral (1933), que inaugura a pintura social no Brasil.