Constelar - Última edição Astroletiva

Serviço:
DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


a

Fórum Astrologia

Os resultados do Terceiro Encontro 2OO2

Criado em São Paulo em junho de 2002, o Fórum Astrologia vem discutindo questões relacionadas à organização da comunidade de profissionais, professores e estudantes de Astrologia, assim como à difusão deste saber. O informe a seguir é um apanhado dos pontos mais importantes da ata da terceira reunião do Fórum, ocorrida em dezembro de 2002. Constelar fez alguns cortes e condensações, mas preservando, sempre que possível, o texto original dos relatores.

Como funciona o Fórum Astrologia

O Fórum Astrologia tem uma Comissão Organizadora que administra os trabalhos, conduz a plenária, organiza e agiliza os trabalhos necessários ao andamento das propostas nas reuniões.

Durante as reuniões são discutidos vários temas, de acordo com uma pauta pré-estabelecida. Nestas discussões, eventualmente, surge a necessidade de se formar um grupo de trabalho para desenvolver alguma tarefa ou projeto. Esses grupos de trabalho apresentam seus resultados periodicamente nas reuniões seguintes, recebendo colaboração da Comissão e de outros grupos existentes.

Podem surgir também Comissões Temporárias, que têm por objetivo realizar uma tarefa específica, tais como elaborar documentos, fazer contatos ou outra atividade imediata qualquer. Essas comissões temporárias têm duração efêmera, existindo somente para essa tarefa imediata.

Ao término de cada reunião do Fórum é emitido um relatório. Na reunião seguinte, com uma pauta definida pela Comissão do Fórum, com sugestões de astrólogos e com base nas últimas movimentações da classe, são apresentados novos temas e relatórios dos grupos de trabalho formados anteriormente, todos disponibilizados no site oficial.

Para agilizar a comunicação foi criada a Lista Fórum, que tem como objetivo divulgar assuntos relativos aos temas discutidos nas plenárias, sem caráter político, comercial ou pessoal, chamadas para os grupos de trabalho, chamadas para colaborações a esses grupos ou comissões e relatórios diversos.

E-mail do Fórum Astrologia:
forum-astrologia-owner@yahoogrupos.com.br

Para fazer parte da Lista Fórum Astrologia e manter-se informado:
forum-astrologia-subscribe@yahoogrupos.com.br

Criou-se também um site oficial para disponibilizar avisos, chamadas, relatórios e outros comunicados de interesse geral da classe. O endereço é:

www.forum-astrologia.kit.net

Ata do III Encontro do Fórum Astrologia 2002

[15 de dezembro de 2002 o São Paulo]

A pauta foi iniciada com um breve histórico do Fórum Astrologia.

Foi lembrado a todos os participantes que o Fórum foi criado com a finalidade de discutir e analisar todos os assuntos que se referem à classe astrológica e não tão somente a regulamentação da profissão.

Foi reiterado e esclarecido também que o Fórum não está associado a nenhum instituto ou órgão de classe, estando aberto à participação de todo e qualquer astrólogo, estudante ou simpatizante, mas, sobretudo, foi frisado que o Fórum não é "político": ele é representado por um corpo de astrólogos que discutem os interesses comuns da classe.

Os temas discutidos são definidos de acordo com sugestões e baseados em assuntos que estejam em pauta na época da realização das reuniões.

As pautas deste fórum seguiram a seguinte ordem e geraram esses resultados:

TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

Foi esclarecido que a partir do dia 15 de dezembro 2002 votam-se, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) apenas os projetos em caráter de urgência, adiando-se aqueles que já se encontram em caráter terminativo - como é o caso do Projeto de Lei que pretende regulamentar a profissão de Astrólogo. Desse modo, havendo ou não recesso da Casa, a análise do projeto só deverá ocorrer no ano de 2003.

Foi discutida a necessidade de que a classe astrológica se mobilizasse para facilitar a agilização do trâmite deste Projeto de Lei, dando suporte para a Câmara e para o Senado tão logo se fizesse necessário, marcando inclusive audiências com os relatores, como é o caso do Senador Moreira Mendes e da Senadora Emília Fernandes, autora das duas últimas emendas.

Desse modo, ficou claro de que precisamos estar antecipadamente preparados para qualquer necessidade que a tramitação deste Projeto de Lei imponha à classe, bem como estimular o andamento do mesmo através de grupos de trabalhos institucionalizados cuja representatividade pode ser criada pelos sindicatos e associações de astrologia.

Neste momento, foi lembrado que o sindicato dos astrólogos em Brasília (SINABRA) já se encontrava juridicamente registrado, e que ele representa o apoio mais próximo que temos em Brasília.

ANDAMENTO DOS TRABALHOS PROPOSTOS NO II ENCONTRO FÓRUM

Foi enviada ao SINTE - Sindicato dos Terapeutas - uma notificação oficial, via cartório, assinada por representantes de sindicatos e associações astrológicas dos diversos Estados do Brasil, informando e atestando a nossa existência - já antiga e juridicamente registrada -, e que trabalham em prol de uma classe única que, no caso, é a dos astrólogos, contrapondo-se a proposta desta associação que se diz responsável por ocupações e atividades das mais diversas - o que não é privilegiado pela Lei.

Esta notificação foi emitida no mês de novembro.

Neste momento, lembrou-se das características da atividade do astrólogo, que constam na nova CBO, o Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho, sob o título 5167 - 05: Astrólogo. Nela, constam as definições detalhadas do que é a atividade exercida pelo astrólogo.

CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO DA ASTROLOGIA

Foi proposta durante o III evento da série a criação de um novo grupo de trabalho, o Grupo Divulgação, cuja meta inicial seria criar um abaixo-assinado que contivesse assinaturas de todas as pessoas que apóiam e admiram a atividade exercida por astrólogos, sejam estes clientes, alunos, parentes, profissionais ou apenas simpatizantes. Este grupo também se incumbiria de escrever cartas, manifestos e textos em favor da astrologia tão logo isto se fizesse necessário.

Esta comissão irá elaborar preliminarmente um texto-modelo divulgando a natureza da atividade prestada pelos astrólogos e, depois, serão colhidas assinaturas de pessoas que reconhecem e validam este trabalho. Este texto-modelo será amplamente divulgado e distribuído por todos os astrólogos que tiverem interesse em contribuir com a atividade inicial proposta por este Grupo, colhendo todas as assinaturas possíveis.

Tão logo este documento esteja pronto, ele será disponibilizado no site www.forum-astrologia.kit.net. Estes abaixo-assinados serão enviados para a ABA que, como entidade de classe, assumirá o propósito de organizar estas assinaturas e de endereçar tais documentos e textos aos órgãos cabíveis.

CRIAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO GRUPO CURRÍCULO

A proposta básica deste Grupo é analisar e formatar um currículo-padrão que se julgue fundamental para a boa formação de um astrólogo.

Atualmente esta discussão já ocorre em vários outros Estados brasileiros, e todos poderiam amadurecer as próprias propostas através de uma troca produtiva de informações, que poderia inclusive ser intermediada pelo GRUPO CURRÍCULO.

GRUPO CURRÍCULO - Adonis Saliba, Alexandre Fucher, Antônio Facciollo, Celisa Beranger, Márcia Bernardo, Maurice Jacoel, Patrícia Boni, Robson Papaleo e Waldyr Fucher.

Leia também:

O resgate da memória da Astrologia no Brasil
Vem aí o Censo Astrológico 2003
O que rolou no Fórum: comunicados gerais e relação de participantes

Sumário desta seção | Astroletiva |