Constelar - Última edição Astroletiva

Serviço:
DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES ASTROLÓGICAS


 


a

Currículo de Referência para a Formação Profissional de Astrólogos no Rio de Janeiro

Um currículo a dezoito mãos

Depois de meses de uma discussão iniciada ainda em 2004, nove agentes formadores de astrólogos, incluindo escolas e professores independentes, chegaram ao documento consensual: o Currículo de Referência para a Formação Profissional de Astrólogos no Rio de Janeiro. Se bem que tenha formalmente a data de 8 de março, o documento só agora começa a ser divulgado, com vistas à sua implementação gradual no segundo semestre de 2005.

O ponto forte do currículo referencial é seu caráter não impositivo, na medida em que as escolas adotantes têm liberdade para fixar a seqüência de disciplinas e a carga horária de cada uma. Assim, cada escola, mesmo atuando com base em diretrizes gerais comuns, preserva seu diferencial filosófico e seu estilo próprio de ensinar.

O documento original é apresentado na íntegra, a seguir.

Critérios Gerais

Este currículo, coordenado pelo SINARJ, procurou primeiramente abarcar o conjunto completo e indispensável de campos de conhecimento necessários à formação profissional do astrólogo e ao exercício de sua profissão. Isso foi possível porque ao mesmo tempo em que mantivemos a unidade dos critérios e a unidade do plano pedagógico, acolhemos também — sem qualquer limitação dogmática — a diversidade de opiniões, hipóteses e propostas que fazem parte do saber astrológico atual e que foram fornecidas pelas diversas escolas e profissionais consultados, que fazem formação no Rio de Janeiro, e que colaboram com esse empreendimento. A relação encontra-se no final do projeto.

Este currículo de referência está fundamentado no entendimento de que a astrologia estuda as relações existentes entre os fenômenos celestes e os terrestres.

Para isto, é necessário que ele atenda às condições associadas a todo ensino profissional e técnico que se distribui forçosamente em três categorias: uma teórica, uma técnica e outra prática.

A Teoria

A teoria é o conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica. Ela é um conhecimento metódico — fundamentado em observações empíricas e/ou postulados racionais — voltado para a formulação das leis e das categorias gerais que permitem a ordenação, a classificação minuciosa e, eventualmente, a transformação dos fatos e das realidades da natureza em estudo. É ela que delimita o campo de investigação e de atuação do conhecimento; fixa os métodos e critérios para a realização dos objetivos científicos e técnicos; divide o assunto em setores e problemas específicos; e avalia os progressos obtidos.

São as seguintes as disciplinas que compõem a teoria, com a indicação do conteúdo sugerido:

Apresentação da Astrologia, definição do que é astrologia e informação das aplicações e usos desse saber. Estabelecimento do primeiro contato dos alunos com o vocabulário astrológico inicial e com os sinais gráficos que representam os diversos componentes da carta astrológica.

Mecânica Celeste para Astrólogos, descrição dos fenômenos celestes diretamente ligados à astrologia. O Sistema Solar, seus movimentos e suas leis; a Lua; sistemas de coordenadas celestes e terrestres; sistemas de hora, fusos e calendário.

Simbolismo Astrológico – Conceituação e classificação dos Símbolos e sua utilização na Astrologia.

Mitologia dos Signos - Catasterismos das constelações utilizados para os signos.

Mitologia dos Planetas – Os Mitos das divindades gregas.

O núcleo da Teoria astrológica é constituído pelas seguintes disciplinas:

Signos - Conceito geral, classificações, descrição dos doze signos, as relações entre eles.

Planetas - Conceito geral de luminares e planetas, classificações, descrição da natureza essencial, dignidades e debilidades.

Casas - Conceito geral, classificações, descrição dos significados.

Aspectos I - Definição, classificações, descrição da natureza.

Estrelas I - Conceito e definições.

História da Astrologia - Mesopotâmia, Egito, Grécia e Mundo Árabe, Astrologia através dos tempos até os dias de hoje.

Optativas Sugeridas

História do Pensamento - Estudo das escolas e linhas filosóficas que contribuíram para o saber astrológico: Pitágoras, Platão, Plotino, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Hermetismo, etc.

Epistemologia - O que é conhecimento. Origem, valor, critérios, espécies e graus do conhecimento. Gnoseologia e Epistemologia. O objeto de estudo da astrologia.

A Técnica

A técnica é, propriamente a parte material ou o conjunto de processos de uma arte ou ciência. Ela é formada pela totalidade dos múltiplos e variados procedimentos e conhecimentos, (científicos ou não), e inclui o conjunto de técnicas com consenso já estabelecido entre os astrólogos e de uso corrente na astrologia, que são usadas para determinar algum tipo de correlação entre os fenômenos celestes e a vida terrestre humana. O critério de seleção dessas técnicas foi de ordem prática, não se devendo, portanto, a nenhuma preferência teórica e sim ao fato desses conhecimentos serem aqueles mais fundamentais e de uso mais geral e cujo aprendizado é necessário para a compreensão de qualquer outra técnica. Desse modo, esta parte do programa sempre poderá ser aumentada e nunca diminuída.

As disciplinas que fazem parte da Técnica Astrológica, com a indicação do conteúdo sugerido são:

Cálculo – Posicionamento dos planetas, dos luminares e dos pontos astrológicos. Cálculo das cúspides das casas e dos aspectos. Uso das efemérides e da tabela de casas. Montagem do mapa.

Planetas nos Signos, Planetas nas Casas; Signos nas Casas – As denominações dessas matérias já dão conta de seu conteúdo.

Regências - Descrição da combinação do significado das casas entre si.

Aspectos II – Descrição dos significados dos aspectos formados entre os luminares, planetas e pontos do mapa.

Nodos – Definição e conceito dos nodos lunares. Interpretação dos nodos lunares por signos , casas e aspectos.

Partes, Pontos e Asteróides - Conceito, definições, significados e interpretação da Parte da fortuna, outras partes, outros pontos (tais como Lilith, Quíron, etc) e asteróides.

Interpretação de Cartas Astrológicas - Estudo das várias técnicas que sintetizam a carta astrológica. A Teoria das Determinações.

Estrelas II - Localização, coordenadas, natureza e interpretação.

Trânsitos - Regras para a interpretação dos trânsitos dos planetas lentos. Em seus aspectos formados com as posições dos luminares e planetas de uma carta astrológica, significado da passagem pelas casas.

Ciclos Planetários - Estudo dos aspectos formados por um mesmo planeta com sua posição natal. Descrição dos significados dos ciclos dos planetas lentos.

Progressões - Cálculo, fundamentos, conceito e interpretação das progressões primária, secundária e simbólica.

Revolução Solar - Cálculo, fundamento, interpretação, superposição com o natal.

Lunações e Eclipses - O ponto de vista coletivo e individual. Descrição e interpretação dos significados por casa e aspectos formados com os astros natais.

Conjugação das Técnicas de Previsão – Trânsitos, Progressões, Revoluções, Lunações e Eclipses.

Comparação de Cartas Astrológicas - Sinastria, mapa composto, superposição. Técnicas de previsão.

Eletiva - Conceito, regras e métodos para escolha do melhor momento.

Astrolocalização - Relocação, astrocartografia e espaço local.

Optativa Sugerida

Retificação da Hora de Nascimento – As técnicas utilizadas. Levantamento de dados para aplicação das técnicas.

A Prática

Na prática encontramos o caso real e concreto composto de uma infinidade de componentes acidentais imprevisíveis que podem não ser abarcados totalmente nem pela teoria, nem pela técnica. Por isso é preciso que o aluno pratique. A prática é o exercício real do trabalho do astrólogo que se dá atualmente em duas áreas:

a) o atendimento de clientes para elaboração de perfis individuais e aconselhamento; e b) o desenvolvimento de pesquisas.

Prática de Atendimento: com a orientação de profissionais responsáveis, visando a interpretação do mapa natal.

Prática de Previsões: com a orientação de profissionais responsáveis, visando a aplicação das técnicas de previsões.

Optativas Sugeridas

Supervisão de Atendimento: consultas selecionadas, com a orientação de profissionais responsáveis, visando a interpretação do mapa natal ou das técnicas de previsão.

Introdução à Psicologia, cujo propósito é descrever de modo geral os conceitos psicológicos básicos e informar sobre as diversas escolas psicológicas e suas ligações com a astrologia.

Prática de Programas de Astrologia, para que os alunos aprendam a usar programas voltados para a astrologia de modo geral, para o cálculo astrológico ou outros necessários à pesquisa astrológica.

Prática de Pesquisa, composta pelas cadeiras Metodologia da Pesquisa (Métodos e critérios próprios da pesquisa astrológica) e Noções de Estatística.

Trabalho Final

O aluno deverá concluir seu curso com um trabalho final sobre tema de sua escolha pessoal que pode tanto versar sobre assunto lecionado no curso, e que ateste seu domínio sobre as matérias teóricas, como pode ser um trabalho de pesquisa.

Especialização Complementar

Este é um currículo de referência. No entanto, como existe uma grande variedade de astrologias especiais é conveniente que o aluno escolha livremente, e segundo seu interesse, pelo menos uma das cadeiras abaixo que fazem parte de um grupo que denominamos Especializações (disciplinas que têm como objetivo fornecer informações sobre as astrologias especiais, mas nada impede que sejam acrescentadas outras especializações a este grupo, para satisfazer a necessidade dos alunos):

  • Astrologia Mundial
  • Astrologia Vocacional
  • Astrologia Médica
  • Astrologia Empresarial
  • Astrologia Financeira
  • Astrologia Horária
  • Astrologia Meteorológica
  • Astrologia Psicológica
  • Astrologia Védica, etc.

A conclusão da Especialização também vai exigir a elaboração de um trabalho final prático ou teórico sobre o assunto escolhido.

O Quadro de Distribuição das Disciplinas é parte integrante do documento do Currículo de Referência Para a Formação de Astrólogos no Rio de Janeiro.

O total de horas sugerido para a formação profissional do astrólogo, considerando apenas as disciplinas obrigatórias e uma especialização, é de 520 horas.

Observação: A distribuição lógica adotada para as disciplinas, neste documento e no Quadro de Distribuição, não corresponde, necessariamente, à seqüência temporal em que devem ser oferecidas. Ao optar pelo currículo de referência para a formação profissional de astrólogos no Rio de Janeiro, caberá a cada escola, com base nos pressupostos pedagógicos, filosóficos e operacionais que julgar relevantes, estabelecer a carga horária e os pré-requisitos específicos para cada disciplina.

ALTERNATIVA:
Fundamentos de Interpretação

Aqueles que pretendam utilizar a astrologia para uso pessoal ou como linguagem auxiliar em outra atividade, poderão ter direito a um certificado de conhecimento dos Fundamentos da Interpretação. Para isto o aprendizado deverá cobrir as disciplinas relacionadas no Quadro Geral de Disciplinas, até o item “Interpretação de Cartas Astrológicas”. Neste caso, o número total de horas cursadas deverá ser de 200 horas, sem a inclusão da disciplina optativa.

Escolas e profissionais

RELAÇÃO DE ESCOLAS E PROFISSIONAIS que colaboraram com o fornecimento de dados e opinaram com relação ao projeto que deu origem a este Currículo de Referência:

Rio de Janeiro, 08 de março de 2005

Presidente do SINARJ – Celisa Beranger
Diretor Técnico – Cid de Oliveira

Sumário desta seção | Astroletiva |

Untitled Document