Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 174 :: Dezembro/201
2

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

DICAS EDITORIAIS

A Astrologia Brasileira em livros

Fernando Fernandes

Já é possível estudar Astrologia exclusivamente em livros brasileiros, como provam os 36 autores indicados neste artigo. Encontre aqui ótimas sugestões de livros para sua própria formação ou para você presentear de forma original uma pessoa querida.

Antonio Olivio, 1917Muita água rolou desde que o pioneiro Antônio Olívio Rodrigues publicou, em 1917, o primeiro livro de astrologia na Coleção Ciências Herméticas [foto]

Livros de Astrologia de autores brasileiros são um grande investimento que astrólogos e estudantes podem fazer para a própria formação. Também podem constituir excelentes presentes de Natal e aniversário. Há obras para todos os gostos, todos os níveis de conhecimento e todos os bolsos.

As sugestões abaixo estão organizadas por autor, em ordem alfabética. Naturalmente, é uma relação incompleta. Se você tem mais a acrescentar, ainda é tempo. Pretendemos transformar esta lista numa campanha permanente, atualizando-a periodicamente.

Este artigo contém apenas as obras com um único autor. As obras coletivas - coletâneas e antologias - estão em outro artigo.

Muitos desses livros já saíram de catálogo, mas podem ser encontrados em livrarias virtuais, às vezes por ótimo preço. Basta garimpar na rede e contar com um pouco de sorte. Além do mais, alguns núcleos de ensino de Astrologia também funcionam como livrarias independentes.

Veja uma relação de pontos de venda.

ABRAMO, Barbara.

No Céu da Pátria Neste Instante (São Paulo: Terragraph, 1996. 110 p.)

Obra essencial para a compreensão da política brasileira sob uma perspectiva astrológica. Apesar de sintético, é um livro denso, resultado da reflexão de uma astróloga que é também cientista social e sabe unir com maestria suas duas vertentes de formação. Barbara é uma das poucas astrólogas brasileiras que optou pelo enfoque clássico, dedicando-se, inclusive, ao resgate de algumas esquecidas técnicas medievais. Imprescindível para quem se interessa por Astrologia Política.

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

Céu em Transe - João AcuioACUIO, João.

Céu em Transe (Curitiba: Camaleão, 2002. 96 p.)

Um livro na interseção entre a Astrologia, a arte contemporânea e a cultura urbana. Os textos fluentes e de alta qualidade visitam Renato Russo, Paulo Leminski, Batman, Os Simpsons, a gélida Curitiba e muito mais. Um dos melhores da década.

Público-alvo: todos os tipos de público, com ênfase nos céticos inteligentes e bem preparados culturalmente.

AMORIM, Hélio.

Apostilas de Astrologia (série completa com diversos volumes). (São Paulo: Ed. do Autor, várias datas a partir dos anos 70).

“Hélio Amorim é o protótipo do professor. Suas apostilas são essencialmente didáticas, apresentando os princípios da Astrologia de maneira sistemática e clara. Era o material utilizado pelo autor em seus cursos em São Paulo, mas pode ser lido sem dificuldades por iniciantes, desde que se comece pelo princípio. São volumes difíceis de achar, alguns deles publicados há mais de vinte anos, ainda no tempo dos textos datilografados em máquina IBM. Podem ser encontrados na Regulus, em São Paulo.” (Carlos Hollanda)

Público-alvo: estudantes.

ASSURAMAYA

Manual de Astrologia (Rio de Janeiro: Editora Renes, 1977. 226 p.)

É um dos mais antigos livros didáticos nacionais, publicado originalmente em 1974 e ainda encontrado nas livrarias virtuais. Simples e direto, é um material para principiantes. Assuramaya foi bastante popular nas décadas de sessenta e setenta, mantendo um programa diário na rádio Nacional do Rio de Janeiro, mas jamais foi um defensor da Astrologia fast-food baseada apenas em signos solares. Muitos astrólogos hoje em atividade passaram por seu antigo curso em Copacabana e sempre destacam o idealismo e a preocupação ética deste que, por ocasião de sua morte, era o mais antigo dos astrólogos em atividade no Rio de Janeiro. Além do Manual, Assuramaya tem diversos outros livros publicados.

Público-alvo: principiantes e leigos.

BAGLIONE, Marcelo.

Emissários da Nova Era ­– Marx, Bahá'u'lláh e Blavatsky na Alvorada Aquariana do Século XIX (Rio de Janeiro: Ed. Nova Era, 1996)

“Seu estilo lembra Dane Rudhyar. Não é exatamente um livro de Astrologia, mas uma obra que enfoca grandes transformações coletivas a partir de um enfoque astrológico e espiritualista. Não é tampouco um livro para iniciantes, se bem que sua leitura será feita com prazer por aqueles que já têm noções de esoterismo e metafísica. Numa linha semelhante, há também Avatares e a Nova Era – Estudo Astrológico Transpessoal (RJ, Ed. Hipocampo, 1991).” (Carlos Hollanda)

Público-alvo: astrólogos e estudantes com viés espiritualista.

BENEDETTI, Valdenir.

Textos Planetários - Valdenir BenedettiManual de Astrologia Essencial (Textos Planetários) (Rio de Janeiro: Aquariana/Ground, 200. 248 p.)

Com seu peculiar estilo leve e instigante, Valdenir traça uma inteligente descrição dos signos solares, num livro que pode ser lido com o mesmo interesse por leigos e profissionais.

Ainda pode ser encontrado em diversas livrarias virtuais do Brasil e de Portugal.

Público-alvo: estudantes de todos os níveis

BERANGER, Celisa.

Revelações: explorando recursos da carta natal (Rio de Janeiro: Espaço do Céu, 2005. 169 p.

O livro entrega exatamente o que promete: uma apresentação didática de recursos de interpretação que vão além da análise de planetas, signos, casas e aspectos. Tópicos como planetas combustos, enquadramentos, paralelos e contraparalelos vão fazer a festa de quem almeja ampliar seu repertório interpretativo.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de todos os níveis.

Progressões - Celisa BerangerA Evolução Através das Progressões (Rio de Janeiro: Espaço do Céu, 2001. 231 p.) 

Excelente manual. Um dos dois livros brasileiros sobre Progressões Secundárias que podemos recomendar de olhos fechados (o outro é o de Carlos Hollanda).

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

A Parte da Fortuna - no Mapa Natal e Nas Técnicas de Previsão (Rio de Janeiro: Celisa Beranger, 2011. 104 p.) 

Pouco explorada pelos astrólogos de linha comportamental, a Parte da Fortuna vem de uma longa tradição astrológica que remonta aos gregos.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de todos os níveis.

BERNIS, Maurício.

Astrologia Vocacional - Maurício BernisAstrologia Vocacional - Escolha da profissão para obter realização pessoal (São Paulo: Roca, 2001. 130 p.)

Um manual de caráter bastante objetivo, em que o autor apresenta técnicas de Astrologia Vocacional.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de Empresarial.

O Brasil astrológico: Passado - Presente - Futuro (São Paulo: Astrobrasil, 2001. 57 p.)

Obra compacta, seca e esquemática mas com informação relevante para astrólogos interessados em aplicar técnicas de ciclos em Astrologia Empresarial. A base de análise é o mapa da Independência do Brasil.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de Astrologia Mundana e Empresarial.

BITTENCOURT, Getúlio.

À Luz do Céu Profundo (Rio de Janeiro: Nova Era, 1998. 218 p.)

Tendo como foco central a comparação entre mapas de governantes e suas respectivas eleições e/ou posses, Getulio acabou por escrever um livro que é um verdadeiro presente para os pesquisadores, já que apresenta, pela primeira vez e a partir de fontes confiáveis, a carta natal de todos os presidentes a partir de Getúlio Vargas, além das de Pedro I e II e de algumas personalidades sempre em evidência, como Paulo Maluf e Ciro Gomes. Imperdível para interessados em Astrologia Política e na história recente do país.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de todos os níveis.

CARVALHO, Ana Bandeira de.

As plantas e os planetas (Rio de Janeiro: Nova Era, 2000. 434 p.)

Um extenso inventário de posicionamentos astrológicos (planetas nos signos e em aspectos) e suas correlações anatômicas, fisiológicas etc. Para cada combinação astrológica são relacionadas algumas possíveis patologias e alternativas de tratamento, especialmente fitoterápico. Não é uma obra para leitura descompromissada. Vale, antes de tudo, como material de consulta para interessados em Astrologia Médica.

Público-alvo: terapeutas, astrólogos e estudantes interessados em saúde.

CASTRO, Maria Eugênia de.

Astrologia e as dimensões do Ser (Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2001. 448 p.)

Obra volumosa, que faz um passeio pelo universo dos símbolos astrológicos presentes e atuantes em nosso dia-a-dia. Por sermos a síntese dos planetas impressos no interior de nossas mentes, no momento exato do nascimento, tudo que é descrito através dos dez planetas do mapa natal contribui para explicar nossas dimensões internas.

Público-alvo: estudantes e leigos.

DODSWORTH, Alexey.

Os seis caminhos do amor (Campinas: Verus, 2012. 292 p.)

Alexey é um dos astrólogos brasileiros mais bem dotados como escritor. Seu texto mistura leveza, verve, humor e uma saudável dose de ironia. Utilizando conceitos tanto da filosofia quanto da astrologia, este livro nos permite compreender as relações humanas sob um novo prisma, abrindo possibilidades únicas e inexploradas em nossa vida amorosa.

Público-alvo: o livro, recém-lançado, tem a griffe do site Personare, o que signifca dizer que visa ao grande público.

DUBOC, Paulo.

Astrologia Dinâmica - Paulo DubocAstrologia Dinâmica: ângulos e aspectos (Rio de Janeiro: Nova Era, 1998. 168 p.)

Ao lado de Carlos Hollanda, Duboc é a melhor referência brasileira para o estudo e compreensão dos pouco conhecidos aspectos menores, como o septil, o vigintil e outros. Um livro essencial na formação de qualquer astrólogo e que precisa ser urgentemente reeditado. A leitura exige um bom domínio dos conceitos fundamentais.

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

Metafísica do Ascendente e das Casas (Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1991)

“Tem um enfoque muito didático na explicação do Ascendente a partir de uma base metafísica. O livro não fica na superfície das receitas de bolo sobre o Ascendente, mas vai nas origens, buscando na filosofia platônica a matriz de alguns conhecimentos que desembocaram nos conceitos astrológicos de Ascendente e de Casas. A leitura exige um prévio conhecimento de Astrologia. Não é para iniciantes.” (Carlos Hollanda)

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

FALCÃO, Waldemar.

Encontros com médiuns notáveis (Rio de Janeiro: Nova Era, 2005. 196 p.)

Não é um livro de Astrologia, mas sim uma pesquisa sobre espiritualidade e mediunidade complementada por uma rápida análise do mapa de médiuns com habilidades muito especiais. Leitura deliciosa e imperdível, que transformou Waldemar Falcão no astrólogo mais bem sucedido editorialmente na primeira década do século XXI.

Público-alvo: todos.

FERNANDES, Fernando.

Signo e Verso - Fernando FernandesBrasil, Signo e Verso: simbolismo astrológico na poesia e na música (São Paulo: Cadernos Brasileiros de Astrologia, Grupo Gaia Brasilis, 2008. 112 p.)

Uma original interpretação da presença do símbolo astrológico na poesia de Carlos Drummond de Andrade, nas letras de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque de Hollanda e nos versos de cinco hinos nacionais: França, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de todos os níveis.

FERNANDES, Jaci.

Jaci FernandesAstrologia – Ciência do equilíbrio: os astros e a obesidade (Rio de Janeiro: Hipocampo, 1987. 103 p.)

“O autor é engenheiro eletricista pós-graduado na Bélgica e professor em Goiânia. Participou da montagem do planetário de Goiânia e organizou o plano de iluminação da cidade. Com todos estes atributos de técnico e cientista, Jaci escreve um livro que concilia algo extremamente objetivo, que é a base da engenharia e da física, com a abordagem hermética da Astrologia, comparando a Terra a uma placenta cósmica dentro da qual o ser humano é gerado. Trabalhando com o conceito de campos eletromagnéticos, explica o modelo de funcionamento da Astrologia como um todo e o fenômeno da obesidade em particular. A obra é única na literatura brasileira, rica em estatísticas e dados factuais precisos. O prefácio é de Waldyr Bonadei Fücher.” (Carlos Hollanda)

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

FERREIRA, Martha Pires.

Metáfora dos Astros - Um olhar na História Antiga (Rio de Janeiro: Edição de Autor, 2004. 209 p.)

Basicamente, um bom manual de aspectos com uma introdução que familiariza o estudante com o desenvolvimento deste saber milenar, desde a época de caldeus e sumerianos.

Público-alvo: estudantes de todos os níveis

FREITAS, Luiz Carlos Teixeira de.

Astrologia Clínica: um método de autoconhecimento (SP, Harmonia, 1992. 148 p.)

“Na linha de Astrologia Psicológica, é uma das melhores indicações nacionais. Após discutir as possibilidades de abordagem astrológica com finalidade terapêutica, Luiz Carlos concentra-se em alguns pontos normalmente negligenciados pela literatura especializada, como a situação de consulta e a consequente interação astrólogo-paciente. É muito mais um livro sobre a prática da Astrologia em consultório do que um manual sobre princípios teóricos, e aí está o seu maior mérito – além do texto fluente e agradável.” (Carlos Hollanda)

Luiz Carlos lançou também pela Pensamento O Simbolismo Astrológico e a Psique Humana.

Público-alvo: astrólogos e terapeutas interessados em Astrologia.

GOUVEIA, Theresinha.

Astrologia pela criança (São Paulo: Máster Book, 1998. 134 p.)

"Reunir educação, astrologia e prática de ensino num mesmo texto é somar três conhecimentos que oferecem ampla ajuda aos pais e professores. É um trabalho que pretende suavizar a sublime tarefa daqueles que têm crianças sob sua guarda. Facilita o roteiro das grandes descobertas, responde a inumeras dúvidas sobre o processo educacional e aplaca as inseguranças decorrentes." (da divulgação da editora)

Público-alvo: leigos (pais e professores)

HOLLANDA, Carlos.

Progressão lunar e Kabbalah: a evolução da consciência através do ciclo da Lua (São Paulo: Ed. Elevação, 1999. 390 p.).

Algumas pesquisas de Hollanda são inéditas, não só em termos de Brasil, mas também em nível internacional. Fruto de um trabalho extenso e cuidadosamente circunstanciado, este livro está destinado a ser uma das melhores referências para trabalho com progressões em língua portuguesa.

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

LIMA JR., Ronaldo Castro de.

Saber do Céu (Recife: Bagaço, 1996. 126 p.)

Ronaldo Castro é pernambucano e integrou o sindicato local. Não temos mais informações sobre esta obra, mas o autor tem outros textos excelentes e grande preocupação com o rigor conceitual. Vale a pena conferir.

Público-alvo: não identificado.

Tetrabiblos - Cristina MachadoMACHADO, Cristina de Amorim.

O papel da Tradução na Transmissão da Ciência - O caso do Tetrabiblos de Ptolomeu (Rio de Janeiro: Mauad, 2012. 212 p.)

Sem dúvida, uma obra erudita: trata-se da versão compacta da tese de doutorado da autora, que, além de astróloga, é professora de Filosofia e tradutora competente.

Público-alvo: pesquisadores de História da Astrologia e leitores com viés fortemente acadêmico. Não é um livro "digestivo".

MASCHEVILLE, Emma Costet de.

Luz e Sombra (Brasília: Ed. Teosófica, 1997. 78 p.)

Emma de Mascheville, ou Dona Emy, como era chamada, nasceu na Alemanha em 1903 e estabeleceu-se no Brasil em 1925, casando-se com um renomado astrólogo francês. Ao longo de 56 anos de prática, colecionou mais de 10 mil mapas e foi professora de toda uma geração de astrólogos hoje espalhados em vários estados brasileiros. Talvez tenha sido a professora e pesquisadora que deixou uma marca pessoal mais forte e duradoura na Astrologia do país. Luz e Sombra, apresentado como um livro de “elementos básicos de Astrologia”, é, na verdade, uma pequena obra-prima onde se destaca a análise da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, através da associação de cada dupla de apóstolos com uma polaridade (dois signos opostos).

Público-alvo: estudantes e leigos. Leitura fácil, acessível a qualquer principiante, e ao mesmo tempo profunda pelo que representa de síntese de conhecimentos.

MATTOS, Márcia.

O Livro da Lua 2013 (São Paulo: Academia do Livro, 2012. 360 p.)

Resgatando e atualizando a velha tradição dos almanaques, Márcia Mattos escreve esta obra que é reeditada anualmente, com orientações práticas, textos sem muito "astrologuês" e interpretações das principais configurações do ano.

Público-alvo: leigo. Uma boa dica de presente de Natal para amigos com pouco ou nenhum conhecimento astrológico.

OLIVEIRA, Nadia.

Astrologia Kármica - Nadia OliveiraAstrologia Kármica (São Paulo: GaiaBrasilis, 2006. 94 p.)

Discute conceitos como Karma, Dharma, Destino e Livre Arbítrio à luz do conhecimento astrológico. A apresentação dos temas traz exemplos de cartas astrológicas, o que possibilita ao leitor fazer a relação entre a exposição dos conceitos e sua aplicação prática. Um trabalho simples, claro e eficiente ao apresentar a técnica a partir de uma perspectiva muito mais psicológica do que mística.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de todos os níveis - mesmo principiantes - que admitam a visão kármica.

PASSOS, Nezilda.

A luz brilhante do Sol (Rio de Janeiro: Nova Era) – “É um livro simples que enfoca principalmente a questão dos trânsitos, apropriado para principiantes.” (Carlos Hollanda)

Público-alvo: estudantes e leigos.

PEIRUQUE, Rubens.

Manual de Astrologia e Numerologia (Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1969. 220 p.)

Este manual didático escrito em linguagem simples e popular está longe de ser um grande livro, mas é um registro quase arqueológico da Astrologia que se fazia no Brasil nos anos 60. Vale pela raridade, como material de pesquisa para estudiosos.

Público-alvo: leigos e colecionadores.

QUEIROZ, Gregório José Pereira.

Aforismos de Morin - Gregorio QueirozInterpretação astrológica: aforismos baseados em Morin de Villefranche (São Paulo: GaiaBrasilis, 2005. 80 p.)

Gregório Queiroz consegue a proeza de tornar os aforismos de Morin (século XVII) compreensíveis para o estudante do século XXI. Um manual de grande utilidade para quem pretende dar mergulhos mais fundos no aparentemente árido território da Astrologia Clássica.

Público-alvo: por mais bem escrito que seja este manual, não há como negar que uma bom conhecimento dos fundamentos da Astrologia é essencial para aproveitá-lo. Recomendado para astrólogos e estudantes avançados.

As Qualidades Primitivas na Astrologia (São Paulo: Pensamento, 1989. 89 p.)

As Qualidades Primitivas, que se definem a partir de quatro princípios - Quente, Frio, Úmido e Seco, são os conceitos primordiais dentro do estudo astrológico, sendo os fatores formativos dos quatro elementos, dos signos e dos planetas.

Público-alvo: Até pode ser lido por leigos, mas o público ideal para esta obra é o astrólogo ou estudante interessado nas bases históricas e filosóficas de seu saber.

Elizabeth Queiroz-TibetQUEIROZ-TIBET, Elizabeth.

Astrologia de saúde, funcional e ortomolecular (São Paulo: Roca, 2002. 210 p.)

Um livro útil e bem escrito. Para ler com toda a atenção. A mais importante referência da autora parece ser a obra de Robert Carl Jansky, o pesquisador americano que conseguiu reunir, de forma coerente, os enfoques da bioquímica e da Astrologia Médica.

Público-alvo: astrólogos, estudantes de Astrologia Médica e profissionais da área de saúde.

RIBEIRO, Anna Maria Costa.

É a astróloga brasileira mais publicada em livro (exceção feita aos astrólogos populares, como Omar Cardoso e João Bidu). É também uma das fáceis de encontrar em livrarias. De suas várias obras, destacamos três:

Sinastria: Estudo dos Relacionamentos – Teoria e prática (Rio de Janeiro: Hipocampo, 1989, 298 p.)

“Apresenta o significado geral dos interaspectos presentes na comparação de cartas e inclui uma pesquisa sobre homossexualidade feminina e masculina.” (Carlos Hollanda

Público-alvo: astrólogos e estudantes interessados em Astrologia Comportamental.

Conhecimento da Astrologia - Anna Maria Costa RibeiroConhecimento de Astrologia – (Jundiaí: Novo Mérito, 2000. 733 p.)

Este livro pode ser considerado um marco na história editorial, na medida em que foi o primeiro no país a oferecer um panorama amplo da maioria das técnicas astrológicas em uso.

Público-alvo: estudantes de todos os níveis, inclusive principiantes.

Astrologia, Alcoolismo e Drogas (Rio de Janeiro: Hipocampo, 1987. 198 p.)

Um dos poucos livros brasileiros construído a partir de estudos de caso e entrevistas, com algumas conclusões realmente inovadoras. É o trabalho mais original de Anna Maria.

Público-alvo: astrólogos e estudantes interessados em Astrologia Comportamental e Médica.

ROCHA, Paulo.

Astrologia do Hemisfério Sul (Porto Alegre: Hércules, 2000. 120 p.)

Um livro "do contra", em linguagem simples e popular: o autor defende a tese de que, como os signos do zodíaco tropical guardam relação direta com as estações do ano, deveríamos utilizar, no hemisfério sul, os signos opostos ao do hemisfério norte.

Público-alvo: leigos e interessados em teorias alternativas.

SALIBA, Adonis.

Astrologia Horária – a solução cósmica para os seus problemas do dia a dia (São Paulo: Livraria Roca, 1991. 150 p.)

Trabalho introdutório organizado didaticamente, ideal para quem já tem alguma noção sobre a interpretação de cartas natais e está tendo um primeiro contato com a técnica horária. Adonis, bem virginianamente, introduz os conceitos um a um, de forma clara e compreensível, acrescentando alguns exercícios e um guia de regências.

Público-alvo: astrólogos e estudantes de Astrologia Mundana.

SOUZA, Danton de.

Predições Astrológicas (Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1982. 196 p.)

Livro original, em que o autor, na época com 78 anos (nasceu em 1904), apresenta os resultados de mais de meio século de pesquisas com mapas nacionais. Usando exclusivamente arcos de direção, Danton analisa fatos passados e faz prognósticos para o Brasil, Estados Unidos, França, Rússia, Alemanha, Israel e outros países. Provavelmente é o primeiro livro brasileiro exclusivamente dedicado à Astrologia Política. Esgotado e raro, pode ser encontrado em sebos, com alguma sorte. Se você achar algum, compre-o imediatamente: é provável que não haja outra chance!

Público-alvo: astrólogos e estudantes avançados.

SUZUKI, Marilha Maneschy.

Marilha SuzukiAstrologia no Brasil: os caminhos da História no céu austral (Rio de Janeiro: Pluri, 2007. 137 p.)

O livro resulta de um detalhado trabalho de pesquisa, que tenta rastrear a presença da Astrologia no Brasil desde a chegada das primeiras caravelas. Nos capítulos finais, a autora dá especial destaque ao papel das instituições de classe na articulação dos astrólogos brasileiros. Por outro lado, dá pouca importância às manifestações "marginais", especialmente às relações entre a Astrologia e a cultura afro-ameríndia. Nada disso, porém, reduz a importância da pesquisa de Marilha, que deveria ser leitura obrigatória para qualquer estudante sério. Na verdade, o livro se insere no esforço, na época articulado pelo SINARJ, com vistas à regulamentação da Astrologia.

Público-alvo: pode ser lido por leigos sem qualquer contato anterior com a matéria, se bem que certamente será mais apreciado por estudantes e astrólogos de todos os tipos.

Torres, Lúcia D.

Além das constelações (Porto Alegre: Gênese, 2012. 196 p.)

Uma obra imperdível na área de Astrologia Médica. Lúcia adota um enfoque transdisciplinar, unindo constelações familiares, matrizes perinatais, campos mórficos e abordagens de Astrologia Médica e Astrologia Cármica. Depois de uma detalhada e esclarecedora exposição das bases teóricas, a autora apresenta diversos casos de mapas de membros das mesmas famílias que reiteram padrões doentios. O livro é complementado por um estudo do gaúcho Luiz Fernando Braga sobre Astrologia e Síndrome de Down. O grande mérito desta obra está na pesquisa e apresentação de casos reais, numa área realmente inovadora.

Público-alvo: astrólogos, estudantes e terapeutas.

TULESKI, Vanessa.

As doze etapas para a auto-realização (Rio de Janeiro: Ed. do Autor, s/d. 284 p.)

Vanessa explica, com leveza e senso didático, o papel doze signos em nossas vidas. O leitor descobrirá que carrega em si um zodíaco inteiro, e que terá a chance de vivenciar plenamente as potencialidades expressas por cada signo.

Público-alvo: principiantes e leigos. Um bom presente para amigos que dizem detestar Astrologia mas nunca tiveram a oportunidade de uma boa leitura.

YEBOLES, Jaime Camaño., SILVA, Breno Marques. & MARQUES, Ednamara.

Astrologia Comportamental e as essências florais de Minas – Manual prático de Astrologia Médica (São Paulo: Pensamento, 1998. 262 p.)

É o melhor manual brasileiro na área de Astrologia Médica, saudado por Otávio Azevedo, ex-presidente do SINARJ, como “um livro que não pode faltar em nenhuma estante de astrólogo”. Com base em sua experiência de mais de quinze anos como astroterapeuta em Brasília e Curitiba, Jaime Camaño apresenta uma síntese de traços comportamentais genéricos associados a cada aspecto astrológico. As indicações de florais estão a cargo de Breno Marques da Silva e Ednamara B. Vasconcelos e Marques, a dupla de pesquisadores responsável pela pesquisa e sistematização dos Florais de Minas. Astrologia Comportamental é uma importante contribuição brasileira no campo da Astrologia Médica, estando a merecer, inclusive, tradução urgente para outros idiomas. Como manual de referência, é excelente e imprescindível.

Público-alvo: astrólogos, estudantes e terapeutas.

Veja também: A Astrologia Brasileira em obras coletivas.

Outros artigos de Fernando Fernandes.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Fernando Fernandes - Dicas editoriais | A Astrologia Brasileira em livros | A Astrologia Brasileira em obras coletivas |
Dimitri Camiloto - Oscar Niemeyer | Oscar Niemeyer 100 anos - Introdução | Parte I | Parte II |
Fernando Fernandes - Perfil astrológico | Benjamim Netanyahu |

Edições anteriores:

Vanessa Tuleski - Perfil astrológico | Heleno, o antagonista de si mesmo | Rodrigo Santoro e Heleno de Freitas |
Redação de Constelar - Simpósio do Sinarj 2012 | Entre na fila, o Simpósio vai começar (de novo!) |



Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva