Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 141 :: Março/2010 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

ABORDAGENS ESPIRITUALISTAS EM ASTROLOGIA

Edir Macedo e os símbolos sabeus

André Ricardo

O mapa do polêmico fundador da Igreja Universal analisado com base nos símbolos sabeus de Dane Rudhyar, e uma constatação: 2010 e 2011 serão anos de muita turbulência para Edir Macedo.

Aproveitando o momento de denúncias contra Edir Macedo e vislumbrando trânsitos, vamos analisar o mapa astral junto com símbolos sabeus dentro de um contexto cármico. Os símbolos estão associados aos principais pontos da carta. Símbolos sabeus são a versão criada pelos astrólogos Marc Edmund Jones e Dane Rudhyar para a velha técnica dos Graus Simbólicos. A associação de uma imagem significativa a cada grau do zodíaco vai nos ajudar nessa empreitada. Desta forma espero contribui para a compreensão dessa figura tão polêmica.

Edir Macedo

Edir Macedo 18.02.1945. 08h30min Rios das Flores, RJ - 043w35, 22s10.

De imediato chamam a atenção os nodos, vejamos (as citações são de Dane Rudhyar):

FASE 288 (CAPRICÓRNIO A 18° Nodo Sul): A BANDEIRA BRITÂNICA TREMULA DE UM VASO DE GUERRA.

IDÉIA BÁSICA: A proteção garantida aos indivíduos e grupos pelas poderosas instituições que têm a seu cargo a manutenção da ordem.

Este símbolo reflete condições que prevaleceram no passado, na época em que a frota da Grã-Bretanha policiava os mares sob o princípio internacional da liberdade dos mares. Os tempos mudaram, mas o conceito mantém-se válido. Para manter a ordem social e as relações interpessoais e internacionais relativamente pacíficas, o poder é necessário. Deve-se observar que esse poder pode facilmente ser mal usado sob o pretexto da defesa da "lei e da ordem". A justiça e a compaixão devem equilibrar o poder social e, em especial, o poder de grupos privilegiados. Onde este símbolo aparece, a necessidade de proteção pode estar em evidência ou há uma advertência contra o uso do poder para a obtenção de vantagens egoístas.

FASE 108 (CÂNCER A 18° Nodo Norte): UMA GALINHA CISCANDO O SOLO A FIM DE ENCONTRAR ALIMENTO PARA A SUA PROGÊNIE.

IDÉIA BÁSICA: A preocupação prática com a nutrição cotidiana necessária à sustentação das atividades de alcance mais amplo.

Toda mãe é originalmente responsável pela alimentação de sua progênie, e todas as atividades nas quais uma pessoa empregou energias são seus filhos simbólicos. A pessoa tem de alimentá-las com a substância social, obtida no "solo" de sua comunidade, bem como observar com atenção especial seu desenvolvimento. O frágil caule consolida-se em tronco de árvore, os pintainhos em galinhas e a criança no adulto teoricamente autoconfiante e socialmente sábio.

Dane RudhyarO astrólogo franco-americano Dane Rudhyar (Paris, 23.3.1895 - San Francisco, 13.9.1985), autor da mais conhecida versão dos símbolos sabeus.

A Lua regente de Câncer está em Touro na casa dois, fazendo um trígono com o Nodo Sul, mostrando seus condicionamentos (não irei colocar o símbolo devido à velocidade da Lua).

Reforçando estar tendência, temos uma quadratura da Lua com Mercúrio, que, como sabemos, nos indivíduo lunar-mercurianos, seja qual for o aspecto, é muito ligada a distorcer os fatos. Tais pessoas pegam a mentira no ar. E, quando querem mentir, são muito habilidosas. O símbolo de Mercúrio vai nos dar uma idéia de seus desejos.

FASE 322 (AQUÁRIO A 22º): UM TAPETE É COLOCADO NO SOLO DE UM BERÇÁRIO PARA PERMITIR QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM NUM AMBIENTE CONFORTÁVEL E ACOLHEDOR.

Agora, na sequência, a casa dois é regida por Vênus:

ÁRIES A 16°: ESPÍRITOS DA NATUREZA SÃO VISTOS EM AÇÃO À LUZ DO SOL.

IDÉIA BÁSICA: Sintonia com a potência de forças invisíveis da natureza.
O homem pode ser capaz de estabelecer um contato vivificador com as forças naturais. Estas forças estão ativas em todo momento no qual ocorrem processos de crescimento, mas a mente individualizada do homem costuma encontrar-se tão concentrada no trabalho de estabelecer metas de modo consciente que não é capaz de perceber concretamente a presença de forças invisíveis (ou "ocultas")

Preocupado com seus interesses financeiros, observe Vênus quadrando os nodos.

Seguindo a linha de regências, Áries é regido por Marte.

FASE 304 (AQUÁRIO A 4°): UM IOGUE HINDU DEMONSTRA SEUS PODERES DE CURA

IDÉIA BÁSICA: O uso disciplinado de energias espirituais na restauração da harmonia natural, perturbada pelas tentativas desarmônicas do homem no sentido de transcender a natureza por intermédio da mente. A cura dos semelhantes menos afortunados.

Este símbolo de quarto estágio refere-se a uma técnica que pode ser usada não apenas para a cura de enfermidades físicas, como também para "restaurar a unidade" de tudo aquilo que perdeu sua integração básica original e que ainda não alcançou o estado holístico de harmonia e de identificação perfeitas com o todo "divino". Autodisciplina, pureza de motivos, compaixão e fé na ordem divina são requeridas - o mesmo ocorrendo com a FOCALIZAÇÃO DA ENERGIA ESPIRITUAL.

Mas observamos também um quincunce (150 graus) entre Marte e Saturno, regente do Nodo Sul, a indicar a ambição de poder levando a uma escalada impetuosa e cega, atropelando e passando por cima de todos; a necessidade de ajustes. Além da oposição de Plutão, o conflito entre a vontade e os desejos dá a este individuo uma natureza contraditória e compulsiva, com ambições desmedidas e lutas pelo poder. Porém, um  belo grande trígono de Marte, Urano e Netuno em signos de Ar favorece em parte suas ações.

Netuno em Libra é outro planeta que está em quadratura com Saturno, indicando claramente luta entre o concreto e o abstrato, entre o material e o espiritual. E observando o foco de toda essa tensão, veremos Saturno. Vamos analisar cuidadosamente o símbolo:

CÂNCER A 5° [*]: NUM CRUZAMENTO DE ESTRADA DE FERRO, UM AUTOMÓVEL É ATINGIDO POR UM TREM.

IDÉIA BÁSICA: Os resultados trágicos que apresentam probabilidades de ocorrer quando a vontade individual se lança de maneira descuidada contra o poder da vontade coletiva da sociedade.

O automóvel simboliza a consciência individualizada, ansiosa por buscar seu próprio curso de ação sem levar em conta o grau de possível conflito entre este e a consciência coletiva da comunidade (o trem). O símbolo implica que, neste estágio inicial do novo processo que se iniciaram com esta Cena Sete, todas essas tentativas individuais e relativamente anárquicas ou que representem um desafio à lei estão fadadas ao insucesso. O motorista pode sobreviver, mas seu carro ficará destruído.
A fim de não considerarmos esse símbolo como completamente negativo, devemos compreender que, na maior parte do tempo, o homem aprende suas lições por meio de experiências de natureza um tanto negativas - a via negativa do místico ou mesmo o estranho conceito ocultista, apresentado em algumas seitas, da "salvação por meio do pecado". Podemos falar, nesse caso, de um ponto de vista mais geral, de REAJUSTAMENTO CÁRMICO.

Edir MacedoTudo isso pode levar Edir Macedo (direita) a realizar seu Sol em Aquário a 30 graus e alcançar sua metamorfose. Com Urano na casa 3 em Gêmeos ("um avião fazendo mergulho de nariz"), ele também  precisa transcender seus limites: mente versus matéria. É claro que, no nível mais ordinário, ele realizou uma proeza. Não cabe aqui analisar este nível, mas fazer uma analise cármica. O Sol a 30 graus fala de uma irmandade que se acha enraizada, e Júpiter fala de um primeiro estágio da participação real no grande ritual da evolução planetária ("um garoto, com um turíbulo, serve ao sacerdote junto ao altar"). Tudo tem um propósito, de forma que ajustes cármicos de hoje são apenas o começo de uma longa jornada evolutiva. Às vezes, em nossa visão maniqueísta, deixamos de ver avanços consideráveis, basta ver o legado da igreja romana.

Outro detalhe é a entrada dos nodos no eixo de Capricórnio e Câncer, nodos que na revolução Solar de 2010 vão para o Ascendente (lembrando que a última vez que Edir Macedo foi preso foi em 1992, exatamente quando os nodos estavam em Capricórnio). Podemos concluir que 2010 e 2011 serão anos de turbulências que talvez o obriguem a abrir mão de muitas coisas, tais como bens materiais. Enfim, um período crítico. Plutão estará cravado no Meio do Céu, fazendo oposição a Saturno Natal (a verdade costuma aparecer). Se ele tiver violado as regras de seu jogo a fim de vencer, é provável que este trânsito o faça cair do alto com estrondo.

[*] Segundo penso, eis o que a imagem simbólica apresenta: não um fato, mas uma "mensagem", um ensinamento ou advertência. Se tiver um dos seus planetas no quinto grau de Câncer, a pessoa estará sendo advertida de que, caso insista em permitir que a função ou impulso psicológico representados por aquele planeta opere de forma descuidada ou impetuosa, de modo estritamente individualista, em momentos nos quais seus propósitos e os da sociedade se cruzem, ela, ao que se presume, sofrerá uma derrota crucial, e essa função ou impulso provavelmente serão invalidados, talvez
de forma irreparável.

Nada há de inerentemente negativo ou assustador no símbolo em si, trata-se apenas de um alerta. Não vejo por que ele deva significar um "poder irresistível de complementação, inerente à própria composição do mundo do homem" etc. Ele apenas nos diz que se, num certo momento, os caminhos do indivíduo e da sociedade se cruzarem, é de esperar que a sociedade ganhe - Dane Rudhyar, em Uma Mandala Astrológica.

Observação: os trânsitos de Plutão em Capricórnio e Saturno em Libra irão ativar esse ponto onde está Saturno no mapa de Edir Macedo, formando uma quadratura T.

Saiba mais sobre André Ricardo.

Comente este artigo |Leia comentários de outros leitores



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Silvia Ceres - Comportamento | Júpiter e a falta de medida |
Fernando Fernandes - Perfil Astrológico | Zilda Arns, a heroína virginiana |
André Ricardo - Abordagens espiritualistas em Astrologia | Edir Macedo e os símbolos sabeus |
Daniel Nunes - Abordagens espiritualistas em Astrologia | Os elementos na formação do universo |
Zilá P. Saldanha - Abordagens espiritualistas em Astrologia | O corpo de balé clássico real |

Edições anteriores

Equipe de Constelar - Terra em transe | Terremotos e desastres naturais |
Marilena Angeli - Astrologia e Catástrofes | Como prever um terremoto | México, Califórnia, Japão | Terremoto do Haiti |
Raul V. Martinez - Aplicações da Chave Secreta | Astrossismologia | Tsunami no Oceano Índico |
Fernando Fernandes - O terremoto do Haiti | Análise do mapa |


Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva